Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

Halloween Apoio ao estudo 1 Sandra Resende

No dia 31 de outubro, a equipa do apoio ao estudo do 6.º ano recebeu os vários grupos de alunos que frequentam o Apoio ao Estudo, lançando-lhes alguns desafios alusivos ao Halloween e dinamizando concursos temáticos. Os alunos participaram em atividades que promoveram o desenvolvimento do raciocínio e a aprendizagem de uma forma envolvente e divertida.

Para desenvolver o raciocínio, os alunos responderam a um Quizizz com problemas matemáticos "assustadores", utilizando tablets ou o próprio telemóvel, competindo uns com os outros. Além disso, enfrentaram dois desafios matemáticos que estimularam a curiosidade dos alunos.

As docentes de Português, Inglês e H.G.P. dinamizaram concursos temáticos, como "Spooky: descobre as diferenças", "Finding a scary match", "The Thriller" e "Jogo da Forca".

A interação e o trabalho em equipa que essas atividades promoveram ajudaram a desenvolver habilidades de desenvolvimento pessoal e social. Além disso, a expressão emocional, os labirintos do medo e a caracterização de medos foram incorporados nas atividades, proporcionando uma experiência abrangente e enriquecedora.

Foi uma sessão surpreendentemente divertida para todos!

projetos25