Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

aulacampojustiça

No âmbito das disciplinas de Direito e Economia, os alunos do 11º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão tiveram a oportunidade de assistir a duas sessões de Audiência Prévia no Tribunal Judicial de Oliveira de Azeméis, no passado dia 13 de novembro, acompanhados pelo coordenador de curso, professor Bruno Moreira.


Com esta aula de campo, o grupo turma pôde explorar um conjunto de temáticas que já havia trabalhado em contexto de sala de aula, trazer outras inquietudes/questões que lá foram levantadas e que  lhes proporcionaram novos temas de debate na escola e adquirir de novas aprendizagens técnicas e competências ao nível sociocultural.


As Doutoras Juízes, os Advogados e os Oficiais de Justiça envolvidos nesta atividade foram excecionais na medida em que permitiram que os alunos pudessem “ser parte integrante da sessão” uma vez que lhes explicaram toda a dinâmica do tribunal, das sessões em causa e o teor dos processos que foram trabalhados.

A correr como esperado, esta experiência será repetida no módulo seguinte, quando estiverem a abordar o direito do trabalho.

“A Escola Serve para sermos Livres e não estarmos Sós! / Temos que Sair da sala de aula!”, António Nóvoa, Reitor honorário da Universidade de Lisboa.

projetos25