Mural Digital | 50 anos do 25 de abril

muraldigital50anos


 

Exposição de Trabalhos de Artes Visuais

exposicao

No passado dia 12 de abril decorreu, na Galeria Municipal Tomás da Costa, a inauguração de uma exposição de trabalhos de artes visuais realizados pelos alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, iniciativa que integra as actividades promovidas pelo Projeto Cultural de Escola, no âmbito do Plano Nacional das Artes, alusivas às comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.

O evento mereceu casa cheia, com a presença de numerosos elementos da comunidade educativa, como alunos, encarregados de educação, professores e assistentes operacionais, mas também de representantes do poder autárquico e local, bem ainda como do Coordenador Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, Professor Luís Monteiro.

Para além da apreciada mostra coletiva de trabalhos, teve ainda particular significado o discurso improvisado da aluna Mariana Cunha, do 11º E, versando valores como a liberdade, a democracia e a cidadania, que mereceu justos aplausos da numerosa assistência.

A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 10 de maio.

cabazes EBS Ferreira de Castro

Na sequência de um projeto de cidadania iniciado em 2021,  e inspirados pelo espírito de solidariedade natalício, a turma do 12ºA iniciou uma jornada solidária para ir encontro de um “Natal Ideal“ para todas as famílias. 

Com efeito,  determinados a levar um sorriso às mesas mais despidas, os alunos, e professores envolvidos nesta iniciativa,  organizaram uma campanha de recolha de alimentos e produtos de higiene para a qual contribuíram todos os elementos da comunidade educativa, alunos, encarregados de educação, professores, técnicos superiores,  assistentes técnicos e operacionais.

Deste modo, durante parte do mês de dezembro, o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro  foi palco de uma mobilização exemplar que reuniu bens suficientes para a elaboração de 47 cabazes!

Este número inspirador não teria sido atingido sem a ajuda da Associação de Pais, responsável pelo fornecimento das garrafas de azeite e do Bacalhau, itens presentes em todos os cabazes. 


Outra menção de reconhecimento também para a Novarroz que patrocinou a recolha,  oferecendo 40 kg de arroz. 
Importante será ainda agradecer de forma especial à Professora Elisabete Tavares, à Professora Júlia Lopes e ao Professor Carlos Matos pelo tempo dedicado a este projeto bem como pelo trabalho excepcional na organização e elaboração dos cabazes. 
Uma palavra especial a todos os alunos da turma A do 12.º ano que foram os artífices de toda a recolha e contribuíram de forma decisiva para o sucesso da iniciativa que possibilitou um Natal mais "feliz" a 47 famílias carenciadas do Agrupamento. 

Por fim, afirmamos energeticamente que satisfação e sensação de dever cumprido, foram os sentimentos dominantes no final de toda a recolha. Esta iniciativa refletiu, sem dúvida, os valores fundamentais que procuramos promover na nossa escola como a solidariedade, a empatia e a responsabilidade social.  Assim, mais do que bens essenciais entregamos, neste natal, uma mensagem de esperança que esperamos ver perpetuada e continuada durante o próximo ano!