Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

visitaestudo

Decorreu no passado dia 21 de dezembro de 2023, último dia de aulas, antes das férias de Natal, uma visita de estudo das seis turmas do 9º ano e a turma do terceiro ano do curso profissional “Técnico de Ação Educativa” à cidade invicta para conhecer o Museu do Papel Moeda, instalado na Fundação Cupertino de Miranda, e visitar a exposição internacional itinerante “Bodies” que se encontrava patente no Museu da Alfândega. A exposição “Bodies” acolhe o mais detalhado acervo sobre o funcionamento dos sistemas nervoso, muscular, esquelético e circulatório, através da plastificação de corpos doados à ciência. Estamos a falar corpos reais, preservados segundo uma técnica inovadora.

Já o Museu do Papel Moeda foi inaugurado em 1996 e para trás fica uma longa história de pesquisa, busca e de persistência que até hoje, continua a reunir, o melhor documento fiduciário que aparece, em melhor estado, melhorando, sempre e sempre, as coleções que estão expostas no Museu.

Esta visita de estudo faz parte da Semana de Trabalho Colaborativo Interdisciplinar “Ser Humano”, tema que será trabalhado pelas turmas de nonos anos no regresso às aulas em Janeiro.

Foi num clima de grande entusiasmo e de procura conhecimento que manhã cedo do dia 21 de dezembro os três autocarros rumaram até à cidade do Porto.

A comitiva foi dividida em dois grupos, durante a manhã um grupo foi visitar o Museu do Papel Moeda e o outro a exposição “Bodies”.

Além das vivências pedagógicas usufruídas nas duas visitas constantes do guião, foi um dia bem passado fora dos muros da escola que a todos deixou saudades.

projetos25