Corta Mato Entre Douro e Vouga: Vale de Cambra |16 de janeiro

cortamato26

Esta edição do Corta-Mato não foi para qualquer um. Foi para aqueles que, apesar do frio, da chuva e da lama, aceitaram o desafio de correr pela SUA ESCOLA.
Estes alunos, que “aqueceram” e se colocaram na linha de partida sob um temporal persistente, vestindo com orgulho a camisola da FERREIRA DE CASTRO, merecem o nosso reconhecimento. Destacaram-se pela sua capacidade atlética, pela coragem demonstrada e pela boa disposição com que se mantiveram focados no que realmente importa: correram por si, mas sobretudo por todos nós, permitindo que fosse escrita mais uma página brilhante na representação da NOSSA Escola.
Poderíamos acrescentar que "uma vez mais, a equipa de juvenis femininos se sagrou campeã do Entre Douro e Vouga e garantiu a presença no Campeonato Nacional, no Algarve, nos dias 27 e 28 de fevereiro, com uma atleta a alcançar o segundo lugar, confirmando a sua excecional preparação física e mental. Poderíamos ainda referir que os infantis B, masculinos e femininos, alcançaram coletivamente o segundo lugar, deixando antever muitas conquistas futuras.”

Mas preferimos dizer apenas: OBRIGADO a estes alunos que, neste dia, tão bem nos representaram!



"Cantar os Reis" - JI do Cruzeiro

janeirasjii

Fomos "Cantar os Reis" pelas ruas de Santiago e terminámos no Lar onde os idosos também nos cantaram algumas canções da sua infância! Estes encontros, que envolvem a interação entre pessoas de diferentes idades, oferecem oportunidades únicas para troca de conhecimentos, valores e experiências! A iniciativa promoveu o contacto com as tradições populares e proporcionou momentos de partilha entre crianças, educadores e a comunidade local.

Projeto eTwinning na sala 2 do JI de Outeiro: PEDAÇOS DE NÓS: “Cada pedaço importa, juntos brilhamos!”

papelji

“Pieces of Us” é um projeto artístico colaborativo criado para que crianças em idade pré-escolar explorem a criatividade, a cooperação e a sustentabilidade, por meio da arte.
O projeto teve início no mês de novembro de 2025 e terminará no mês de março de 2026.
Mensalmente, crianças de diferentes países criam obras de arte coletivas utilizando principalmente materiais recicláveis/reciclados ou naturais. O projeto visa desenvolver as habilidades sociais e artísticas das crianças, ao mesmo tempo que as ajuda a compreender a importância da proteção ambiental e a valorizar cada contribuição.
Além disso, promove o intercâmbio cultural e a união na diversidade; fomenta a sustentabilidade e hábitos ecológicos; ajuda as crianças a compreenderem o valor da reutilização, da redução do desperdício e do cuidado com o meio ambiente e incute a inclusão e a empatia.
Este projeto artístico conta com 30 membros de 10 países: Portugal (7), Espanha (6), Turquia (5), Polónia (3), Roménia (2), Grécia (2), Macedónia do Norte (2), Geórgia (1), Lituânia (1) e Itália (1).

Ler mais...

Eleições para o Conselho Geral | representantes do pessoal docente, não docente e alunos

Processo eleitoral para os representantes do pessoal docente, não docente  e dos alunos ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro – 2025/2029

PROCEDIMENTO ELEITORAL  - DIA DE 21 DE JANEIRO - SALA 1

LISTAS CANDIDATAS PARA REPRESENTANTES DOS ALUNOS, DO PESSOAL DOCENTE E NÃO DOCENTE ==> [aqui]

 Consultar:


 

Cantar dos Reis - EB1/JI de Lações

Cantarreislacoes

Nos dias 6 e 7 de janeiro, os alunos da Escola de Lações acompanhados por professores e funcionários, percorreram os arredores da Escola para cantar os Reis, mantendo viva esta tradição tão especial.
Apesar do frio e de algumas ameaças de chuva, a atividade decorreu com grande entusiasmo e espírito de partilha. As vozes dos alunos levaram alegria à comunidade envolvente, reforçando valores como a convivência, a cultura e o sentido de pertença.
Esta iniciativa proporcionou momentos de aprendizagem e convívio, assinalando o início do novo ano de forma significativa e alegre.


 

Cantar as janeiras

cantarjaneiraslidia

Os meninos do Jardim de Infância de Vermoim foram cumprir a tradição de cantar as janeiras e assim alegrar um pouco os mais velhos, que os receberam com muito carinho e alegria.

simulacro

No último dia do mês de janeiro, realizou-se o exercío de Simulacro de Incêndio da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro o qual contou com a colaboração da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e da Guarda Nacional Republicada. 

Tal como previsto, no Simulacro testaram-se todos os procedimentos a realizar em caso de alarme, nomeadamente a evacuação do edifício, incluindo a verificação dos sistemas de alarme, dos percursos e dos procedimentos a seguir no Ponto de Encontro. Explicitou-se igualmente a função dos "chefes de fila" e dos "sinaleiros" 

 De acordo com a regulamentação em segurança contra incêndios em vigor, os exercícios de simulacros para os edifícios escolares devem ser realizados todos os anos, sendo antecedidos de formação preparatória de todos os elementos da comunidade educativa de modo a que cada um saiba exatamente qual a sua função e como proceder. 

No final, o coordenador da segurança do Agrupamento e as forças da Proteção Civil participantes procedem à avaliação do exercício com o objetivo de melhorar eventuais fragilidades.

 

parcerias