Atividades | Dia do Patrono

AtividadesDiaPatrono25


Projetos Candidatos ao Orçamento Participativo das Escolas 2025

logo OPE RP
  
 
 
OPE letra A
 
Descrição: Aquisição de equipamentos musicais, como colunas, microfones, suportes, cabos e outros materiais de som, com o objetivo de criar um espaço musical aberto à comunidade escolar. Este espaço será um ponto de encontro onde os alunos poderão cantar, tocar instrumentos, ensaiar ou simplesmente experimentar e partilhar o gosto pela música.
Reparamos que, apesar da proibição recentemente implementada para a proibição dos telemóveis, o nível de interação social continua reduzido, com poucos momentos de verdadeira partilha e convívio entre os estudantes. Esta realidade levanta preocupações, não só a nível social como também ao nível do bem-estar emocional e da dinâmica escolar.

 
OPE letra B
Descrição: Aquisição de ​12 a 14 fones de cancelamento de ruído da marca JBL​.
Estes encontrar​-se-iam na biblioteca escolar, um lugar mais sossegado e silencioso onde poderiam ser requisitados pelos próprios alunos ou pelos professores.
Tendo em conta estudos recentes, os alunos do espectro autista são os que mais desistem do estabelecimento de ensino, uma vez que, estes não apresentam as condições adaptadas às suas necessidades. No entanto, e no âmbito de tornar esta proposta inclusiva para toda a comunidade escolar, os auscultadores podem ser utilizados não só pelos alunos referidos anteriormente, mas também para os que sofrem de ansiedade, misofonia, doenças neuro divergentes ou até por alunos que os queiram experimentar para, por exemplo, relaxar.
 

ESTAMOS COM FALTA DE SANGUE | APELO À DÁDIVA DE SANGUE / MEDULA ÓSSEA

O IPST.IP, agradece a vossa presença na recolha de sangue que se vai realizar dia 28 de Maio das 9H00 ás 13H00 e das 14H30 ás 18H00, na escola sede do  Agrupamento de Escolas Ferreira em  Castro Oliveira de Azeméis.

Contamos com a vossa colaboração.

Boara lá 1


 

simulacro

No último dia do mês de janeiro, realizou-se o exercío de Simulacro de Incêndio da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro o qual contou com a colaboração da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e da Guarda Nacional Republicada. 

Tal como previsto, no Simulacro testaram-se todos os procedimentos a realizar em caso de alarme, nomeadamente a evacuação do edifício, incluindo a verificação dos sistemas de alarme, dos percursos e dos procedimentos a seguir no Ponto de Encontro. Explicitou-se igualmente a função dos "chefes de fila" e dos "sinaleiros" 

 De acordo com a regulamentação em segurança contra incêndios em vigor, os exercícios de simulacros para os edifícios escolares devem ser realizados todos os anos, sendo antecedidos de formação preparatória de todos os elementos da comunidade educativa de modo a que cada um saiba exatamente qual a sua função e como proceder. 

No final, o coordenador da segurança do Agrupamento e as forças da Proteção Civil participantes procedem à avaliação do exercício com o objetivo de melhorar eventuais fragilidades.

 

projetos25