Greve do Pessoal Docente e Não Docente

Tendo em atenção o pré-aviso de greve do pessoal docente e não docente, informamos que ao longo do dia poderão ocorrer constrangimentos e limitações nos serviços/sectores e Pavilhão Desportivo da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro.

Os encarregados de educação devem manter-se atentos às comunicações da escola no Portal do Agrupamento.

A diretora

Elisabete Tavares


 

ErasmusDays 2025

muraldigitalerasmus


 

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação " Pequeno Almoço Saudável"

 alimentacaosaudavelsec

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação, foi organizado um pequeno-almoço saudável para toda a comunidade escolar. Esta atividade, dinamizada pelo projeto “Escola com Saúde” em colaboração com os alunos que frequentam a disciplina de Biologia e Geologia das turmas A, D, E e F do 11.º Ano, teve como como principais objetivos sensibilizar para a importância da escolha adequada e diversa de alimentos e inverter a tendência crescente de perfis de doença associadas a uma deficiente nutrição.
A alimentação saudável pressupõe que esta deve ser completa, diversificada e equilibrada, proporcionando a energia adequada para a obtenção de bem-estar físico, mental e social ao longo do dia, contribuindo assim para melhorar a qualidade das aprendizagens.


A Coordenadora do Projeto de Educação para a Saúde
Teresa Valente

Dia Mundial da Alimentação

 alimentacaosaudavel1

🍊 Dia da Alimentação na Escola! 🥬🍉
No dia 16 de outubro, os alunos da EB de Santo António, Ossela, celebraram o Dia Mundial da Alimentação de forma deliciosa e divertida! Construíram um "Semáforo da Alimentação" e prepararam queques de alfarroba e sumo de laranja natural para o lanche. Estava tudo delicioso! Foi um dia muito divertido, com muitas risadas e aprendizagens verdadeiramente deliciosas...

danca

No dia 20 de fevereiro, a  Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro recebeu os ilustres convidados: o  Grupo Folclórico de Cidacos e a Professora e Jurada Internacional de Dança Marta Roldán.


Este evento, , promovido pelos alunos finalistas do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, integrou-se  na semana da Felicidade,  e resultou de uma atividade interdisciplinar, no âmbito do Plano de Cidadania e Desenvolvimento da turma,  que envolveu as disciplinas de Educação Física e Área de Integração, ministradas pelos docentes Paula Tavares e Bruno Moreira, respetivamente.


Subjacente ao Domínio Interculturalidade, os nossos convidados puderam fazer um breve enquadramento teórico da modalidade que trabalham e, de seguida, durante cerca de 60min, cada Entidade demonstrou e colocou os alunos presentes no Pavilhão Gimnodesportivo a praticarem as danças folclore e Pasodoble.


Citando Zygmunt Bauman, “o verdadeiro diálogo não é falar com pessoas que acreditam nas mesmas coisas que nós!”.


Foi uma manhã incrível, (re)vivemos Portugal através da música e da dança, com um grupo simpático e assertivo de Oliveira de Azeméis e outro de Espanha, através da Professora Marta que também colocou, de forma singular, alunos e professores a dançar Pasodoble e flamenco com a atitude que lhe é devida.

danca2 foclore foclore2

 

parcerias