Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

danca

No dia 20 de fevereiro, a  Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro recebeu os ilustres convidados: o  Grupo Folclórico de Cidacos e a Professora e Jurada Internacional de Dança Marta Roldán.


Este evento, , promovido pelos alunos finalistas do Curso Profissional de Técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, integrou-se  na semana da Felicidade,  e resultou de uma atividade interdisciplinar, no âmbito do Plano de Cidadania e Desenvolvimento da turma,  que envolveu as disciplinas de Educação Física e Área de Integração, ministradas pelos docentes Paula Tavares e Bruno Moreira, respetivamente.


Subjacente ao Domínio Interculturalidade, os nossos convidados puderam fazer um breve enquadramento teórico da modalidade que trabalham e, de seguida, durante cerca de 60min, cada Entidade demonstrou e colocou os alunos presentes no Pavilhão Gimnodesportivo a praticarem as danças folclore e Pasodoble.


Citando Zygmunt Bauman, “o verdadeiro diálogo não é falar com pessoas que acreditam nas mesmas coisas que nós!”.


Foi uma manhã incrível, (re)vivemos Portugal através da música e da dança, com um grupo simpático e assertivo de Oliveira de Azeméis e outro de Espanha, através da Professora Marta que também colocou, de forma singular, alunos e professores a dançar Pasodoble e flamenco com a atitude que lhe é devida.

danca2 foclore foclore2

 

projetos25