Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

Foto Parlamento Jovens

O aluno Francisco Silva do 11.º G foi eleito secretário da mesa da Sessão Distrital do Círculo de Aveiro, Parlamento dos Jovens, Ensino Secundário. Este foi o ponto culminante de um dia emocionante que foi relatado pelo próprio e pela candidata do Ensino Básico, Rita Ribeiro. 

"No passado dia 28 de fevereiro de 2024, realizou-se a tão esperada eleição da mesa da Sessão Distrital do Círculo de Aveiro. Toda esta jornada suscitou nestes dois jovens, eu e a Rita, o desejo de superarem todas as suas expectativas no que toca a desenvolverem as mais diversas competências a nível social.


Toda a ânsia começou de manhã bem cedo quando o único pensamento que nos ocorreu em “loop” foi o de saber o que iria acontecer mais tarde, após o derradeiro momento que determinaria a nossa permanência neste fascinante e enriquecedor projeto.


Sob o acompanhamento da tão querida e experiente na matéria, professora Júlia Lopes, lançamo-nos para o ilustre e acolhedor Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), situado no distrito de Aveiro, tendo, pelo caminho, construído bons momentos de diversão, mas mantendo a devida seriedade.


Entrando no complexo, ambos nos dirigimos para as respetivas salas onde, passados poucos minutos, depois das 14:30, as coordenadoras deram início às sessões. Após várias apresentações, chegou a hora de revelar a nossa identidade e mostrarmos com entusiasmo e euforia o porquê de acharmos ser as pessoas ideais para constituir a mesa da Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens.


Finalizado o período de apresentação dos candidatos e o respetivo momento de reforçar e defender a nossa posição, deu-se início à votação das mesas do Ensino Básico e do Ensino Secundário, tendo eu, Francisco Silva, conquistando assim, orgulhosamente, o cargo de Secretário de Mesa. A Rita Ribeiro conseguiu adquirir as aprendizagens ministradas nas sessões que, num futuro próximo, lhe irão dar ferramentas para alcançar o cargo almejado.


É com um enorme orgulho que, mais uma vez, o nome da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, é muito bem representado não só no distrito de Aveiro, mas também, no eletrizante Parlamento dos Jovens".

Relato de: Francisco Silva 11ºG e Rita Ribeiro 8ºA

projetos25