Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

assembleia

 

Na passada quarta-feira, dia 21 de fevereiro, realizou-se uma importante reunião entre alunos do 8°A e 11°G, turmas selecionadas para representar o Agrupamento neste projeto,  e representantes da Assembleia Municipal.

O objetivo é envolver os jovens nos assuntos municipais, focando especificamente o tema dos parques.
Ao longo da sessão, os alunos ouviram atentamente os representantes da assembleia municipal, conhecendo melhor a ideia e compreendendo as vantagens e desvantagens, para terem sucesso na reabilitação dos parques.
A presença de representantes municipais destacou o compromisso de envolver os jovens nos processos decisórios. Este esforço colaborativo sinaliza um passo promissor para a criação de espaços mais verdes e inclusivos dentro da nossa comunidade, onde as vozes dos jovens são valorizadas e ouvidas.

texto de Lourenço Cunha 8.º A

Os alunos do 11ºG e 8ºA participaram na reunião de esclarecimento de dúvidas no âmbito da Assembleia Municipal de Jovens (AMJ). 
O tema selecionado na anterior edição da AMJ para este ano foi CONHECER, DIVULGAR E QUALIFICAR OS PARQUES, MOINHOS E NATUREZA DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS.

As coordenadoras do projeto: dra. Laurinda Almeida, Coordenadora; dra. Márcia Gomes, Secretária, e dra. Ana Pinto referiram, no decorrer da sessão, diversos aspetos que englobam o tema central, a política em formato democrático, mas também para que serve e como funciona a Assembleia Municipal.
No período da reunião foram também dadas sugestões para o desenvolvimento do tema, bem como instruções para a apresentação do projeto, a ser realizado no dia 16 de maio, pelos deputados efetivos e os deputados suplentes das duas turmas.

Esta conferência foi essencial não só para a aquisição de novas visões sobre as ações e trabalhos feitos numa assembleia, como também ajudou na elaboração de novas ideias para o desenvolvimento da atividade.


 texto de Bruna Tavares e Francisco Silva 11.ºG





projetos25