Alunos do 12.º ano à descoberta de Mafra e Lisboa

Imagem WhatsApp 2024 04 28 às 21.58.18 adc05d86

Imagem WhatsApp 2024 04 28 às 21.58.55 9c5883da

 

Nos dias 17 e 18 de abril, os Ferreirinhas do 12.º ano, dos Cursos Científico-Humanísticos,  vivenciaram uma jornada educativa e inspiradora durante uma visita de estudo à vila de Mafra e à capital, Lisboa, acompanhados pelos professores da disciplina de Português, Ana Sofia Rosa, Elisabete Tavares, Fernanda Marques, Maria João Moreira, História A, Márcia Azevedo, Desenho A, Anabela Pereira, e Educação Física, Mário Matos e Nuno Guerra. 

A viagem incluiu locais emblemáticos que proporcionaram uma experiência enriquecedora e culturalmente significativa.


Na manhã do primeiro dia, os alunos dirigiram-se ao ilustre Palácio Nacional de Mafra, um tesouro arquitetónico que cativou os estudantes com a sua imponência e história. Aí, foram transportados para a atmosfera do século XVIII e tiveram a oportunidade de assistir a uma peça de teatro baseada no romance de José Saramago, “Memorial do Convento”, o que permitiu a consolidação de aprendizagens e um maior conhecimento da obra a nível histórico e social. Ao longo da tarde, os alunos puderam, ainda, usufruir de uma visita guiada pelos corredores e salões do Palácio Real, da Basílica e da magnífica e riquíssima Biblioteca Joanina. A noite foi passada no Parque de Campismo de Monsanto, onde todos foram encorajados a conviver e recarregar energias para o dia seguinte.


O segundo dia de visita começou com uma caminhada pela zona de Belém, onde os estudantes observaram de perto diversos monumentos impactantes para a
prestigiada História de Portugal e espaços culturais, nomeadamente o MAAT (Museude Arte, Arquitetura e Tecnologia), o Museu Nacional dos Coches, o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém, bem como o Memorial aos Combatentes da Guerra do Ultramar.


A visita de estudo culminou com uma experiência única na Assembleia da República, onde todos assistiram a um debate aceso relacionado com a proposta do Bloco de Esquerda “Muito quilómetro para pouco dinheiro: direitos para motoristas e estafetas das plataformas”. Sob a imponente cúpula do edifício histórico (o Palácio de S. Bento foi construído no século XVI e começou por ser um mosteiro beneditino) os alunos testemunharam a “democracia em ação”, absorvendo lições valiosas relativas à responsabilidade e participação cívicas e ao processo legislativo.
Assim, após dois dias de aprendizagem contínua, mas também de muito convívio e lazer, os alunos regressaram à Ferreira de Castro, com mais competências para “atacar” esta reta final do ano letivo, mas também com novas histórias para contar.


Gabriela Baltazar, Margarida Santos e Mafalda Pinheiro, 12.º B


 

Mural Digital | 50 anos do 25 de abril

muraldigital50anos


 

 20240309 123532 Mário Jorge Matos

 Entre os dias 3 e 9 de março alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro receberam uma delegação de quinze alunos provenientes da cidade de Metkovic da Croácia para uma mobilidade de grupo de curta duração no âmbito do Projeto Erasmus+ KA121-SCH-000144225.

Poderão ver aqui o Mural da mobilidade. 

Esta mobilidade pretende ir ao encontro do Plano Erasmus da escola croata e do nosso Agrupamento, abordando temáticas como Inclusão, Tecnologias em ambiente educativo e Saúde Mental. Os alunos croatas estiveram em aprendizagem, frequentando atividades letivas e projetos de referência do agrupamento e debateram os temas atrás enunciados em atividades diversas.

No âmbito dos objetivos do projeto:  inclusão e saúde mental,  visitamos no Porto a Associação Portuguesa de Pessoas com Deficiência, APPC. Promoveu-se também uma sessão na escola com a recordista nacional de natação adaptada e representante de Portugal nos mundiais de 2022 e 2023, Ana, que nasceu com uma má formação das vértebras que compromete muscular e neurologicamente as pernas e a força abdominal. Realizando-se também uma entrevista com o ex aluno João Ribeiro sobre questões de saúde mental.

Foram cinco dias de grandes momentos de aprendizagem em contexto de trabalho na escola, de convivência, de visitas a cidades como Porto, Aveiro, Coimbra de modo  a partilhar a herança cultural do nosso país com os colegas europeus.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação, inclusão, criatividade e inovação, como também o desenvolvimento de competências digitais, o conhecimento dos hábitos culturais portugueses e a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas na nossa escola por parte dos alunos e professores visitantes.

 

Os nossos alunos participaram na organização das atividades e, juntamente com as respetivas famílias acolheram os jovens croatas com um grande sentido de responsabilidade, cientes das dificuldades e diferenças culturais.

Acreditamos que são experiências como estas, onde alunos e professores saem das suas zonas de conforto, que fazem com que todos se transformem em cidadãos mais capazes e aptos num mundo cada vez mais globalizado e multicultural.

Nestes intercâmbios todos os intervenientes ficam mais ricos, quer culturalmente quer em conhecimento, deixando marcas para o resto das suas vidas. Em maio voltamos a encontrar-nos na cidade croata, Metkovic, para a segunda parte desta mobilidade.

Foi este o testemunho deixado por alunos e professores em entrevista ao Correio de Azeméis.

 

Os alunos, encarregados de educação e professores agradecem ao Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, na pessoa da sua Diretora Ilda Ferreira, a possibilidade que nos deu em participar nesta experiência tão enriquecedora.