Alunos do Agrupamento brilham na Game Jam 2026!

 foto Game Jam Margarida Cruz

Os alunos dos cursos profissionais de Informática — TGPSI e PI — dos 10.º, 11.º e 12.º anos participaram no concurso nacional de programação Game Jam 2026 (promovido pela ANPRI), um desafio criativo que colocou à prova o talento, o espírito de equipa e a capacidade de inovação dos nossos jovens programadores e designers. 

Durante o evento, as equipas desenvolveram jogos originais em tempo recorde, aplicando as aprendizagens essenciais, nas aulas das disciplinas da componente tecnológica, que proporcionaram aos alunos competências para exploração de novas plataformas e metodologias ligadas à programação, design e narrativa digital. Foi uma experiência intensa e enriquecedora, onde se destacou o trabalho colaborativo, a persistência e a paixão pela aprendizagem.

A participação no concurso resultou no apuramento de 5 equipas que irão competir com outras 9 equipas oriundas de diferentes regiões do continente português. A Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro é a escola com maior representatividade na fase nacional deste evento.

 

Corta Mato Entre Douro e Vouga: Vale de Cambra |16 de janeiro

cortamato26

Esta edição do Corta-Mato não foi para qualquer um. Foi para aqueles que, apesar do frio, da chuva e da lama, aceitaram o desafio de correr pela SUA ESCOLA.
Estes alunos, que “aqueceram” e se colocaram na linha de partida sob um temporal persistente, vestindo com orgulho a camisola da FERREIRA DE CASTRO, merecem o nosso reconhecimento. Destacaram-se pela sua capacidade atlética, pela coragem demonstrada e pela boa disposição com que se mantiveram focados no que realmente importa: correram por si, mas sobretudo por todos nós, permitindo que fosse escrita mais uma página brilhante na representação da NOSSA Escola.
Poderíamos acrescentar que "uma vez mais, a equipa de juvenis femininos se sagrou campeã do Entre Douro e Vouga e garantiu a presença no Campeonato Nacional, no Algarve, nos dias 27 e 28 de fevereiro, com uma atleta a alcançar o segundo lugar, confirmando a sua excecional preparação física e mental. Poderíamos ainda referir que os infantis B, masculinos e femininos, alcançaram coletivamente o segundo lugar, deixando antever muitas conquistas futuras.”

Mas preferimos dizer apenas: OBRIGADO a estes alunos que, neste dia, tão bem nos representaram!



Projeto eTwinning na sala 2 do JI de Outeiro: PEDAÇOS DE NÓS: “Cada pedaço importa, juntos brilhamos!”

papelji

“Pieces of Us” é um projeto artístico colaborativo criado para que crianças em idade pré-escolar explorem a criatividade, a cooperação e a sustentabilidade, por meio da arte.
O projeto teve início no mês de novembro de 2025 e terminará no mês de março de 2026.
Mensalmente, crianças de diferentes países criam obras de arte coletivas utilizando principalmente materiais recicláveis/reciclados ou naturais. O projeto visa desenvolver as habilidades sociais e artísticas das crianças, ao mesmo tempo que as ajuda a compreender a importância da proteção ambiental e a valorizar cada contribuição.
Além disso, promove o intercâmbio cultural e a união na diversidade; fomenta a sustentabilidade e hábitos ecológicos; ajuda as crianças a compreenderem o valor da reutilização, da redução do desperdício e do cuidado com o meio ambiente e incute a inclusão e a empatia.
Este projeto artístico conta com 30 membros de 10 países: Portugal (7), Espanha (6), Turquia (5), Polónia (3), Roménia (2), Grécia (2), Macedónia do Norte (2), Geórgia (1), Lituânia (1) e Itália (1).

Ler mais...

 

parlamentobasico   parlamentosecundario

 

Nos passados dias 18 e 19 de março,  a nossa escola levou a cabo mais uma Sessão Distrital do já muito antigo projeto, Parlamento dos Jovens, uma referência na Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro. 

Francisca Bastos, Leonardo Cunha e Tomás Borges, deputados na Sessão Distrital do Ensino Básico, Joana Barbosa, Stacy Rodrigues e Vasco Ferreira, deputados na Sessão Distrital do Ensino Secundário, e Francisco Silva, secretário da mesa da Sessão Distrital do Ensino Secundário, desempenharam a sua função com maestria e distinção. 

Este ano, inspirados na Liberdade que respiramos há meio século, os nossos deputados assinalaram a data ao discutir e debater o futuro da educação. Com efeito, fizeram ouvir a sua voz e, junto de mais de 30 escolas do distrito de Aveiro, defenderam com orgulho e resiliência os projetos de recomendação que queriam ver representados na Assembleia da República. 

  Foi assim, que após um extenso dia de debates e trabalhos de comissões,  os nossos jovens trouxeram para casa uma vitória singular que reflete não só o trabalho árduo dos participantes, mas também o empenho investido pelos professores coordenadores do projeto.

  Podemos por isso afirmar que, mais do que uma vitória, a nossa escola é premiada com duas medalhas de ouro ao ver eleitas as duas porta-vozes, Francisca Bastos e Joana Barbosa, como representantes eleitas do círculo eleitoral de Aveiro do ensino básico e secundário, respetivamente. 

  Esta “dobradinha” confirma a aposta dos jovens proponentes da nossa escola e assinala o trabalho excecional de todos os elementos das listas,  deixando, simultaneamente, uma nota de incentivo a toda a comunidade escolar.

Mas o nosso sucesso ainda foi mais longe, os nossos deputados foram de tal  forma eficientes na sua argumentação que conseguiram um lugar de destaque para os seus projetos de recomendação. Em Lisboa, o projeto de recomendação da Ferreira de Castro será debatido na Sessão Nacional do Ensino Básico. 

E porque o Parlamento dos Jovens é exatamente ouvir a voz dos alunos, aqui fica o relato de alguns dos seus protagonistas: 

Francisca Bastos, deputada, 9.º ano

O dia 18 foi sem dúvida uma surpresa, fomos ao parlamento de jovens participar na sessão distrital de Aveiro, o nosso objetivo era fazer o melhor possível, surpreender e conseguir um bom projeto de recomendação para apresentar à Assembleia da República. De certa forma, os surpreendidos acabamos mesmo por ser nós. 

Fomos em direção ao Centro de Artes de Águeda, local onde decorreu a sessão e começamos com o período de perguntas ao deputado durante o qual pudemos colocar a nossa questão sobre o tema da habitação. Dando por terminada a cerimónia de abertura, seguimos para a apresentação dos projetos de recomendação das escolas, conhecendo outros deputados e as suas ideias. Prosseguimos para o debate, no qual colocamos perguntas aos nossos colegas acerca das suas medidas e respondemos a questões sobre as nossas propostas. Terminada a fase do debate, na generalidade, passamos para a eleição do projeto base. O nosso projeto foi o eleito!! 

Já na parte da tarde, reunimo-nos em comissões para melhorar o projeto eleito, debatemos as propostas de alteração das medidas iniciais e desta forma obtivemos o projeto de recomendação do círculo eleitoral de Aveiro. 

No penúltimo ponto do dia, elegemos as escolas representantes do distrito  para a sessão nacional.  A nossa escola foi a segunda a ser eleita com 17 votos. E por fim elegemos a porta-voz do nosso círculo eleitoral, a nossa colega Francisca Bastos. A sensação de dever comprido é recompensadora por todo o nosso trabalho desde a apresentação das listas até esta sessão. Fizemos bons colegas, aprendemos com eles e conhecemos várias formas de pensar e sobretudo conhecemos pessoas que confiam em nós para os representarmos. 

Leonardo Cunha, deputado, 8.º ano

Participar na sessão distrital do Parlamento dos jovens foi uma experiência enriquecedora que me permitiu adquirir novas aprendizagens.

Viabilizou diversos momentos de socialização entre escolas que permitiu conhecer novas pessoas e fazer novas amizades.

Tomás Borges, deputado suplente,  8.º ano

"Participar no Parlamento dos Jovens foi uma experiência enriquecedora e positiva que me permitiu adquirir diversos conhecimentos, além de proporcionar momentos de socialização entre alunos. Acho que foi uma experiência muito interessante e penso que todos os alunos deveriam demonstrar interesse e disponibilidade em participar neste tipo de projetos."


Em última análise concluímos que a voz dos jovens é a essência pulsante da mudança e da renovação. Num caminho instável por uma democracia atribulada, os nossos estudantes representam a esperança de uma regeneração nacional dos valores de liberdade, igualdade e justiça.

 

Um agradecimento especial a todos os docentes que contribuíram para o sucesso da nossa delegação, em particular aos coordenadores do projeto, Ana Paula Azinheira, Júlia Lopes e Carlos Matos, por todo o apoio, empenho  e envolvimento no projeto.

Por fim, também agradecemos aos colegas participantes nas listas e aos deputados da sessão escolar que nos deram o seu voto de confiança. 

Nunca se esqueçam que a liberdade e a inclusão, em qualquer dos casos, só são possíveis se lutarmos constantemente por elas.

 

Texto base de Joana Barbosa 12.º A

parcerias