MATRÍCULAS EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º ANO DO 1º CICLO | 2024-2025

De acordo com o despacho normativo n.º 4506-A/2023, de 13 de abril, informam-se os pais e encarregados de educação que decorre entre o dia 15 de abril e o dia 15 de maio o período normal de matrículas para a
Educação Pré-Escolar e para o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico.


CASO PRETENDA TRANSFERÊNCIA DE ESCOLA DE ALUNOS DO PRÉ ESCOLAR, deverá neste prazo proceder a nova matrícula para o ano letivo 2024/2025 durante o período referido.


As matrículas recebidas até 15 de maio de 2024, são consideradas imediatamente após essa data para efeitos de seriação, sendo as demais sujeitas a seriação em momento posterior, no caso do Pré-Escolar carecem de autorização superior.


1. Como efetuar a matrícula?
A matrícula é feita, preferencialmente, via Internet, no portal portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.
Não sendo possível, a matrícula pode ser apresentada de modo presencial nos Serviços Administrativos da Escola Sede do Agrupamento, o que carece de marcação prévia (contactos: 256666070 ou 968580044 ou 912212501).

horariosecretaria


Consulta [AQUIo documento para obter respostas a estas questões:

2. Que documentos são obrigatórios apresentar no ato da matrícula?

3. Quantas Escolas devem indicar, por ordem de preferência, na matrícula?

4. Que Escolas pertencem ao Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro?

5. Existe alguma influência entre a data de realização da matrícula e a colocação na Escola pretendida?

6. Como se faz a distribuição dos alunos pelas Escolas?

7. Para quem é obrigatória a matrícula no 1.º ano do 1.º ciclo?

8. Quando poderá saber a Escola que o aluno vai frequentar?

9. Informação.


 ANEXO 1 - Listagem das Escolas do 1.º ciclo e do Pré-Escolar pertencentes ao Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro - OAZ.

ANEXO 2 - Prioridades no preenchimento das vagas existentes em cada Jardim de Infância.

ANEXO 3 - Prioridades no preenchimento das vagas existentes em cada Escola de 1.º Ciclo.


 

visitaest

No dia 21 de março de 2024, a turma do curso de Artes, 10.ªE, visitou a cidade do Porto.


De manhã, os alunos visitaram a Sé do Porto, construção iniciada seguindo o estilo românico no séc. XII. Grande parte do edifício original já não existe, sobretudo devido às sucessivas alterações/melhoramentos a que foi sujeito ao longo dos séculos, nomeadamente aquando da reestruturação teológico – doutrinal que justifica o Gótico e quando, na disseminação do Barroco a Igreja nos pretende deslumbrar através dos sentidos. Aqui, os alunos puderam observar a sua arquitetura e as pinturas de Nicolau Nasoni, artista e arquiteto italiano, considerado um dos mais importantes arquitetos representados na cidade, responsável também pela famosa Torre dos Clérigos.


Antes do almoço, os alunos passearam pelas ruas da cidade com o objetivo de registar nos seus diários gráficos momentos do quotidiano e pormenores das paisagens, utilizando diferentes meios atuantes e técnicas estudadas na disciplina de Desenho A. Pararam, por exemplo, para desenhar o monumento dedicado ao Infante D. Henrique, na praça com o mesmo nome, junto aos edifícios do Mercado Ferreira Borges, Palácio da Bolsa e Igreja de S.Francisco. A manhã terminou em beleza com a atuação da Sofia Sousa, aluna da turma, no Cais da Ribeira, num dueto com Izaura, uma cantora de rua.


À tarde, a turma prosseguiu em visita de estudo para a Alfândega do Porto para “imergir” na exposição “Living Van Gogh”. Nesta exposição, alunos e professores conheceram a história de vida do famoso pintor holandês, Vincent Van Gogh. A combinação de imagens relacionadas com o trabalho do autor e músicas, que apresentavam variações entre melodias tensas e calmas, deram a perceber, ao visitante, a vida do artista repleta de sacrifícios e de beleza.


Esta experiência permitiu aos alunos não só aprender mais sobre a vida e obra de Van Gogh e sobre a cultura e história de Portugal, como também alargar
horizontes, ganhar autonomia e cultivar amizades em ambiente extra-escolar.

“Se ouvires uma voz dentro de ti a dizer “Tu não és um pintor”, então pinta sem parar, e aquela voz será silenciada” Vincent van Gogh.

Texto de Raquel Costa 10.ºE