Greve os funcionários da Administração Pública - 21 de novembro

Por motivo de greve, hoje, dia 21 de novembro, a Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro encontra-se sem atividades letivas por não existirem condições mínimas de supervisão e apoio aos alunos.

Os alunos inscritos no ATL poderão entrar na escola às 14:25, ficando sob supervisão das monitoras do ATL.

Se algum aluno necessitar de telefonar, deve manter-se junto ao Portão da entrada.

 

Tendo em atenção a sua importância, a palestra prevista com o Banco de Portugal, destinada aos alunos que participam no Parlamento dos Jovens, terá lugar conforme o previsto, às 10:10. Os alunos inscritos nas listas para o Parlamento dos Jovens poderão entrar exclusivamente para assistir à palestra. Deverão aguardar junto ao portão às 9:55.

 

Relativamente aos restantes estabelecimentos de ensino do Agrupamento, os Encarregados de Educação devem aguardar as orientações no local. 

 

A diretora

 

Elisabete Rodrigues Tavares

 

 

Dia Mundial dos Direitos da Criança | 20 novembro


Sessão de Debate | Parlamento dos Jovens - "Literacia Financeira - os jovens contam!"

PJovens Sessao 21nov2025

londres2024

O ano letivo 2024/2025 começou em grande para os alunos do  12° ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro.

Mais de uma centena de alunos tiveram a oportunidade única de participar numa viagem a Londres,  organizada pelas professoras de Inglês deste Agrupamento.

Foi uma viagem inesquecível que  teve como cenário as mais emblemáticas paisagens londrinas: desde o imponente Big Ben, passando pelo famoso Covent Garden Market, desde as ruas aconchegantes de Notting Hill até às ruas animadas de Camden e Piccadilly, não esquecendo a belíssima vista proporcionada pelo London Eye e obviamente a joia da coroa que é o Palácio de Buckingham. 

No entanto, esta viagem não foi só feita de paisagens bonitas. Foi-nos possível visitar três museus imperdíveis da Exhibition Road,  o Science Museum, o Natural History Museum e para finalizar o icónico Victoria & Albert (V&A).

Foi ainda proporcionada uma visita ao Twist Museum (The way I see things), um museu interativo e imersivo cuja  exposição, composta por ilusões de pequena e grande escala, desafiava os nossos sentidos.

Para além disso, não podemos esquecer o incrível Musical Mamma Mia, um espetáculo surpreendente no Novello Theatre, que acabou por ser a trilha sonora da nossa viagem.

 Não obstante as paisagens bonitas e os momentos culturais de topo, a viagem promoveu igualmente momentos de camaradagem inesquecíveis entre os alunos das várias turmas e as professoras acompanhantes, permitindo conhecer-nos num contexto menos formal e criar laços com pessoas com quem talvez não falaríamos no nosso dia-a-dia.

A viagem permitiu também que desenvolvêssemos o nosso inglês, para além de criar oportunidades de aprendizagem ao experienciarmos como é viver numa cidade grande e multicultural como Londres.

 No geral, a Viagem a Londres foi uma experiência única cheia de novas experiências, recordações e amizades que, sem dúvida, nunca serão esquecidas.

 

Texto de : Mariana Cunha e Ana Gonçalves, alunas da Turma do 12.°E

parcerias