Agrupamento Ferreira de Castro distinguido com o Selo Escola eTwinning

seloetw26

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro conquistou o Selo de Escola eTwinning, um reconhecimento da União Europeia pela excelência no ensino inovador e colaborativo.

O sucesso desta distinção deve-se ao forte empenho dos professores de todos os níveis de ensino — do Pré-Escolar ao Secundário — que integraram projetos europeus no dia a dia das turmas.

O que significa este selo? Mais do que um prémio, este galardão certifica o Agrupamento como uma referência europeia em inovação pedagógica, segurança digital e trabalho colaborativo, colocando a escola na vanguarda da educação internacional.

Parabéns a todos os professores eTwinners do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro!

Esta conquista é o reflexo direto da vossa dedicação e espírito de equipa. Ao abrirem as portas das vossas salas de aula à Europa, estão a dar aos vossos alunos ferramentas que vão muito além dos livros: o espírito crítico, a colaboração e a cidadania digital. É este tipo de compromisso que transforma uma escola comum numa referência internacional.

Os Mentores,
Carla Terra e Mário Matos


 

Olimpíadas da Geologia - fase regional

premiogeo

Os alunos Diana Ruela, Lara Coelho e Xavier Martins foram selecionados para participarem na fase regional da 12.ª edição das Olimpíadas da Geologia – OPG 2026. Assim, no sábado, dia 18 de abril, foram acompanhadas pela professora de Biologia e Geologia, Alexandra Esteves, até à Escola Secundária José Régio, em Vila do Conde, onde conjuntamente com os melhores alunos da zona norte realizaram a prova teórica.


Nas palavras das alunas: “Foi um sábado diferente, com uma experiência que nos permitiu adquirir muitas aprendizagens e competências no âmbito da Geologia e preparar para os Exames Nacionais. Crescemos ao sair da nossa zona de conforto, e isso é muito bom.”
Agradecemos e damos os parabéns aos alunos!

Matriculas | Pré-escolar e 1.º Ciclo

 
 

|Provas e Exames 2025 - 2026

ANO LETIVO 2025/2026


 

londres2024

O ano letivo 2024/2025 começou em grande para os alunos do  12° ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro.

Mais de uma centena de alunos tiveram a oportunidade única de participar numa viagem a Londres,  organizada pelas professoras de Inglês deste Agrupamento.

Foi uma viagem inesquecível que  teve como cenário as mais emblemáticas paisagens londrinas: desde o imponente Big Ben, passando pelo famoso Covent Garden Market, desde as ruas aconchegantes de Notting Hill até às ruas animadas de Camden e Piccadilly, não esquecendo a belíssima vista proporcionada pelo London Eye e obviamente a joia da coroa que é o Palácio de Buckingham. 

No entanto, esta viagem não foi só feita de paisagens bonitas. Foi-nos possível visitar três museus imperdíveis da Exhibition Road,  o Science Museum, o Natural History Museum e para finalizar o icónico Victoria & Albert (V&A).

Foi ainda proporcionada uma visita ao Twist Museum (The way I see things), um museu interativo e imersivo cuja  exposição, composta por ilusões de pequena e grande escala, desafiava os nossos sentidos.

Para além disso, não podemos esquecer o incrível Musical Mamma Mia, um espetáculo surpreendente no Novello Theatre, que acabou por ser a trilha sonora da nossa viagem.

 Não obstante as paisagens bonitas e os momentos culturais de topo, a viagem promoveu igualmente momentos de camaradagem inesquecíveis entre os alunos das várias turmas e as professoras acompanhantes, permitindo conhecer-nos num contexto menos formal e criar laços com pessoas com quem talvez não falaríamos no nosso dia-a-dia.

A viagem permitiu também que desenvolvêssemos o nosso inglês, para além de criar oportunidades de aprendizagem ao experienciarmos como é viver numa cidade grande e multicultural como Londres.

 No geral, a Viagem a Londres foi uma experiência única cheia de novas experiências, recordações e amizades que, sem dúvida, nunca serão esquecidas.

 

Texto de : Mariana Cunha e Ana Gonçalves, alunas da Turma do 12.°E

parcerias