Corta Mato Entre Douro e Vouga: Vale de Cambra |16 de janeiro

cortamato26

Esta edição do Corta-Mato não foi para qualquer um. Foi para aqueles que, apesar do frio, da chuva e da lama, aceitaram o desafio de correr pela SUA ESCOLA.
Estes alunos, que “aqueceram” e se colocaram na linha de partida sob um temporal persistente, vestindo com orgulho a camisola da FERREIRA DE CASTRO, merecem o nosso reconhecimento. Destacaram-se pela sua capacidade atlética, pela coragem demonstrada e pela boa disposição com que se mantiveram focados no que realmente importa: correram por si, mas sobretudo por todos nós, permitindo que fosse escrita mais uma página brilhante na representação da NOSSA Escola.
Poderíamos acrescentar que "uma vez mais, a equipa de juvenis femininos se sagrou campeã do Entre Douro e Vouga e garantiu a presença no Campeonato Nacional, no Algarve, nos dias 27 e 28 de fevereiro, com uma atleta a alcançar o segundo lugar, confirmando a sua excecional preparação física e mental. Poderíamos ainda referir que os infantis B, masculinos e femininos, alcançaram coletivamente o segundo lugar, deixando antever muitas conquistas futuras.”

Mas preferimos dizer apenas: OBRIGADO a estes alunos que, neste dia, tão bem nos representaram!



"Cantar os Reis" - JI do Cruzeiro

janeirasjii

Fomos "Cantar os Reis" pelas ruas de Santiago e terminámos no Lar onde os idosos também nos cantaram algumas canções da sua infância! Estes encontros, que envolvem a interação entre pessoas de diferentes idades, oferecem oportunidades únicas para troca de conhecimentos, valores e experiências! A iniciativa promoveu o contacto com as tradições populares e proporcionou momentos de partilha entre crianças, educadores e a comunidade local.

Projeto eTwinning na sala 2 do JI de Outeiro: PEDAÇOS DE NÓS: “Cada pedaço importa, juntos brilhamos!”

papelji

“Pieces of Us” é um projeto artístico colaborativo criado para que crianças em idade pré-escolar explorem a criatividade, a cooperação e a sustentabilidade, por meio da arte.
O projeto teve início no mês de novembro de 2025 e terminará no mês de março de 2026.
Mensalmente, crianças de diferentes países criam obras de arte coletivas utilizando principalmente materiais recicláveis/reciclados ou naturais. O projeto visa desenvolver as habilidades sociais e artísticas das crianças, ao mesmo tempo que as ajuda a compreender a importância da proteção ambiental e a valorizar cada contribuição.
Além disso, promove o intercâmbio cultural e a união na diversidade; fomenta a sustentabilidade e hábitos ecológicos; ajuda as crianças a compreenderem o valor da reutilização, da redução do desperdício e do cuidado com o meio ambiente e incute a inclusão e a empatia.
Este projeto artístico conta com 30 membros de 10 países: Portugal (7), Espanha (6), Turquia (5), Polónia (3), Roménia (2), Grécia (2), Macedónia do Norte (2), Geórgia (1), Lituânia (1) e Itália (1).

Ler mais...

Eleições para o Conselho Geral | representantes do pessoal docente, não docente e alunos

Processo eleitoral para os representantes do pessoal docente, não docente  e dos alunos ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro – 2025/2029

PROCEDIMENTO ELEITORAL  - DIA DE 21 DE JANEIRO - SALA 1

LISTAS CANDIDATAS PARA REPRESENTANTES DOS ALUNOS, DO PESSOAL DOCENTE E NÃO DOCENTE ==> [aqui]

 Consultar:


 

Cantar dos Reis - EB1/JI de Lações

Cantarreislacoes

Nos dias 6 e 7 de janeiro, os alunos da Escola de Lações acompanhados por professores e funcionários, percorreram os arredores da Escola para cantar os Reis, mantendo viva esta tradição tão especial.
Apesar do frio e de algumas ameaças de chuva, a atividade decorreu com grande entusiasmo e espírito de partilha. As vozes dos alunos levaram alegria à comunidade envolvente, reforçando valores como a convivência, a cultura e o sentido de pertença.
Esta iniciativa proporcionou momentos de aprendizagem e convívio, assinalando o início do novo ano de forma significativa e alegre.


 

Cantar as janeiras

cantarjaneiraslidia

Os meninos do Jardim de Infância de Vermoim foram cumprir a tradição de cantar as janeiras e assim alegrar um pouco os mais velhos, que os receberam com muito carinho e alegria.

 et2

A turma F do 5.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, orientada pela professora de TIC Liliana Amaral,  é a representante portuguesa no projeto internacional TransMission. E já está a dar cartas nesta parceria: o seu logótipo foi o mais votado para representar o projeto no Twin Space. 


TransMission é um projeto eTwinning baseado na criação de programas de rádio e podcasts colaborativos entre alunos de diferentes países europeus, nomeadamente Portugal, Espanha, França, Itália, Turquia, Croácia e Roménia.
E o que fazem os nossos alunos? Realizam pesquisas, escrevem scripts, gravam e editam episódios e utilizam diferentes ferramentas digitais para diversas criações, desafiando-se constantemente numa atitude de proatividade, criatividade e superação. Os produtos finais são partilhados na plataforma de eTwinning e podem ser acompanhados pelas famílias e pela comunidade em geral.


Este tipo de projeto contribui para o desenvolvimento de competências-chave como a comunicação em língua inglesa, a literacia digital, a consciência cultural e a iniciativa empreendedora. Os alunos aplicam o seu conhecimento de forma prática, motivadora e significativa.
São objetivos específicos deste projeto: melhorar as competências de comunicação, tanto na língua materna como em língua inglesa; desenvolver a competência digital através da utilização de diversas ferramentas, fomentando a confiança na utilização da tecnologia; promover a consciência cultural e a colaboração global, através do incentivo à exploração e partilha de diferentes perspetivas culturais, trabalhando com colegas de diversos países europeus; fomentar a criatividade e o pensamento crítico, permitindo aos alunos selecionar temas de interesse pessoal, realizar pesquisas e desenvolver conteúdos envolventes para os seus podcasts, ao mesmo tempo que melhoram a sua capacidade de analisar criticamente e apresentar informação; apoiar a aprendizagem inclusiva e o trabalho de equipa, através da criação de um ambiente onde alunos com diferentes capacidades colaborem, promovendo o
trabalho de equipa e garantindo que o projeto seja acessível a todos através de tarefas e ferramentas diferenciadas. 
Em suma, com este projeto fazemos da sala de aula um lugar de desafio, descoberta e inovação, e provamos que quem somos e o que fazemos não se limita ao nosso espaço, mas pode ser levado bem longe!
Estão prontos para nos acompanhar? “Let’s start the TransMission!”Detalhes do projeto AQUI

parcerias