Semana da Tecnologia e da Ciência | 2025

SEMANA DA CINCIA E DA TECNOLOGIA2025

Alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro representam Portugal no Jubileu Mundial da Educação - La Scuola é vita, em Roma

logovita

romavita

O Agrupamento foi convidado pelo Ministério da Educação italiano (Unita’ di Missione com Stefania Altieri, Laura Virli e Pasqua Rubino)  e pela Direção do Liceo Fanti di Capria ( Alda Barbi e Maura Bergonzoni) para participar no JUBILEU da EDUCAÇÃO MUNDIAL que decorreu em Roma, entre 26 e 30 de outubro, com uma delegação constituída por dois alunos - Vasco Oliveira, 12.º Programador de Informática e Joana Brito,12.º F – Línguas e Humanidades - e um docente Edgar Borges.

O aluno Vasco Oliveira foi um dos alunos convidados a saudar as delegações representantes dos cinco continentes, na abertura oficial do evento.

 aberturaroma

Clicar na imagem para ver o vídeo

Durante 4 dias, Joana, Vasco e Edgar circularam e conviveram entre milhares de alunos e professores de todas as regiões de Itália  e dos cinco continentes, vivenciando uma experiência única em Roma e na Cidade do Vaticano, participando em diferentes oficinas temáticas de aprendizagem e de partilha para o desenvolvimento de respostas específicas e criativas aos atuais desafios na Educação. Todo o trabalho resultou na redação de uma carta coletiva ao Santo Padre Papa Leão XIV, na construção de um glossário de esperança e na produção de uma performance artística original.  

 

resumoroma

Clicar na imagem para ver o vídeo

Testemunhos dos alunos:

Ler mais...

Artes Visuais - Salvador Dali

1ciclodali

Os alunos do 2º ano, da Escola Básica de Outeiro, realizaram uma atividade de Artes Visuais tendo como referência a obra "A Persistência da Memória", do pintor Salvador Dalí. A partir da observação e análise do quadro, os alunos refletiram sobre a forma como o tempo é representado, fazendo assim a articulação com os conteúdos de Matemática, nomeadamente o estudo das horas. De seguida, o desafio foi produzir composições inspiradas na ideia de “relógios derretidos”, experimentando distorções de forma e cor.
Uma turma criou um relógio articulado, com a técnica de pintura com materiais riscadores como lápis de cor, de cera e marcadores, e a outra turma utilizou a técnica de modelação, criando pequenos relógios em pasta de modelar, explorando dimensões, texturas e possibilidades de deformação do objeto.
A proposta permitiu que os alunos desenvolvessem a criatividade, a interpretação visual e o sentido estético, ao mesmo tempo que consolidaram o conhecimento matemático relacionado com as horas. A atividade favoreceu ainda a interdisciplinaridade, a expressão individual e a apreciação da Arte enquanto forma de representar o mundo de maneira imaginativa.

 et2

A turma F do 5.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, orientada pela professora de TIC Liliana Amaral,  é a representante portuguesa no projeto internacional TransMission. E já está a dar cartas nesta parceria: o seu logótipo foi o mais votado para representar o projeto no Twin Space. 


TransMission é um projeto eTwinning baseado na criação de programas de rádio e podcasts colaborativos entre alunos de diferentes países europeus, nomeadamente Portugal, Espanha, França, Itália, Turquia, Croácia e Roménia.
E o que fazem os nossos alunos? Realizam pesquisas, escrevem scripts, gravam e editam episódios e utilizam diferentes ferramentas digitais para diversas criações, desafiando-se constantemente numa atitude de proatividade, criatividade e superação. Os produtos finais são partilhados na plataforma de eTwinning e podem ser acompanhados pelas famílias e pela comunidade em geral.


Este tipo de projeto contribui para o desenvolvimento de competências-chave como a comunicação em língua inglesa, a literacia digital, a consciência cultural e a iniciativa empreendedora. Os alunos aplicam o seu conhecimento de forma prática, motivadora e significativa.
São objetivos específicos deste projeto: melhorar as competências de comunicação, tanto na língua materna como em língua inglesa; desenvolver a competência digital através da utilização de diversas ferramentas, fomentando a confiança na utilização da tecnologia; promover a consciência cultural e a colaboração global, através do incentivo à exploração e partilha de diferentes perspetivas culturais, trabalhando com colegas de diversos países europeus; fomentar a criatividade e o pensamento crítico, permitindo aos alunos selecionar temas de interesse pessoal, realizar pesquisas e desenvolver conteúdos envolventes para os seus podcasts, ao mesmo tempo que melhoram a sua capacidade de analisar criticamente e apresentar informação; apoiar a aprendizagem inclusiva e o trabalho de equipa, através da criação de um ambiente onde alunos com diferentes capacidades colaborem, promovendo o
trabalho de equipa e garantindo que o projeto seja acessível a todos através de tarefas e ferramentas diferenciadas. 
Em suma, com este projeto fazemos da sala de aula um lugar de desafio, descoberta e inovação, e provamos que quem somos e o que fazemos não se limita ao nosso espaço, mas pode ser levado bem longe!
Estão prontos para nos acompanhar? “Let’s start the TransMission!”Detalhes do projeto AQUI

parcerias