"Sermão de Santo António" aos "peixinhos da Ferreira"

sermaopeixes

No dia 6 de novembro, os alunos do 11.º ano assistiram ao espetáculo “Payassu, o Verbo do Pai Grande”, baseado no “Sermão de Santo António”, do Pe. António Vieira.
À semelhança dos anos anteriores, Marcelo Lafontana “pregou” o sermão (datado de 1654, mas que mantém a sua atualidade), mostrando que o comportamento dos Homens não mudou muito desde então, como se verifica através dos exemplos atuais incluídos no texto: a vaidade, a corrupção, a hipocrisia e a traição humanas são visíveis por este mundo fora! O público, tal como os peixes diante de Santo António, manteve-se atento, frequentemente interpelado pelo ator que não deixa nenhum “peixinho” desatento ou enfadado.
No final do espetáculo, a opinião quase unânime dos alunos provou que esta é uma excelente forma de compreender o texto de Vieira, criado para ser “ouvido” mais do que para ser “lido”.

Certificado Selo Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência 2025

 selo originalbullying2025

A Comissão de Acompanhamento do Combate ao Bullying e ao Ciberbullying nas Escolas certifica que foi atribuído o Selo «Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência» ao/à “A.E. Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis”.
O agrupamento de escolas/escola não agrupada promoveu e implementou, no ano letivo 2024/2025, um Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, assumindo práticas quotidianas de promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, pautadas pelos princípios da não violência, da inclusão e da não discriminação.


 

Prémio Escolar Escritor Ferreira de Castro

 Imagem1

Distinguidos os alunos Francisca Pinho Cardoso e Francisco José Tavares Oliveira Pinho pelas suas qualidades morais, assiduidade às aulas, aplicação ao estudo e dotes intelectuais.

Num fim de tarde de um sábado do mês de outubro, na sede do Grupo Cultural e Recreativo de Ossela, decorreu a sessão solene de entrega do Prémio Escolar Escritor Ferreira de Castro, uma iniciativa que se mantém desde 1966, data em que foi criado através da Portaria 22403 de 29 de dezembro, estando ainda vivo o seu homenageado, Ferreira de Castro, nascido em terras oliveirenses.  

Instituído, por iniciativa da Casa da Comarca de Oliveira de Azeméis, o Prémio Escolar Escritor Ferreira de Castro, com o fim de perpetuar o nome deste escritor na freguesia onde nasceu e viveu a sua infância, pretende distinguir em cada ano letivo  dois alunos (um de cada sexo) entre os aprovados no exame da 4.ª classe do ensino primário concluído em qualquer das escolas ou postos escolares dos núcleos da freguesia de Ossela, concelho de Oliveira de Azeméis.

Desde1966, vários foram os alunos osselenses que viram o seu nome gravado no livro de honra, simbolicamente assinado pelos premiados durante a cerimónia, num momento simples, mas de grande simbologia, testemunhado pela família e elementos da comunidade.

Estiveram presentes na cerimónia deste ano a diretora do Agrupamento, Elisabete Tavares, o vereador da Educação, Rui Luzes Cabral, o presidente da Junta de freguesia de Ossela, José Santos e a professora dos alunos, Irene Bastos. Todos salientaram a importância simbólica deste prémio que resiste à passagem do tempo, carregando consigo a chancela de Ferreira de Castro que teve oportunidade de conhecer os primeiros premiados em sua honra. Foram também parabenizados os alunos premiados que justamente viram reconhecidos o seu empenho e qualidades humanas. Também compareceram, para além de familiares e amigos, a adjunta da Diretora, Sandra Andrade, e as professoras Carla Costa e Teresa Lontro que quiseram também testemunhar este momento que os alunos certamente não esquecerão.

Este prémio é promovido pelo Centro de Estudos Ferreira de Castro, representado na cerimónia pelo presidente da Direção, Carlos Castro.

 et2

A turma F do 5.º ano do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, orientada pela professora de TIC Liliana Amaral,  é a representante portuguesa no projeto internacional TransMission. E já está a dar cartas nesta parceria: o seu logótipo foi o mais votado para representar o projeto no Twin Space. 


TransMission é um projeto eTwinning baseado na criação de programas de rádio e podcasts colaborativos entre alunos de diferentes países europeus, nomeadamente Portugal, Espanha, França, Itália, Turquia, Croácia e Roménia.
E o que fazem os nossos alunos? Realizam pesquisas, escrevem scripts, gravam e editam episódios e utilizam diferentes ferramentas digitais para diversas criações, desafiando-se constantemente numa atitude de proatividade, criatividade e superação. Os produtos finais são partilhados na plataforma de eTwinning e podem ser acompanhados pelas famílias e pela comunidade em geral.


Este tipo de projeto contribui para o desenvolvimento de competências-chave como a comunicação em língua inglesa, a literacia digital, a consciência cultural e a iniciativa empreendedora. Os alunos aplicam o seu conhecimento de forma prática, motivadora e significativa.
São objetivos específicos deste projeto: melhorar as competências de comunicação, tanto na língua materna como em língua inglesa; desenvolver a competência digital através da utilização de diversas ferramentas, fomentando a confiança na utilização da tecnologia; promover a consciência cultural e a colaboração global, através do incentivo à exploração e partilha de diferentes perspetivas culturais, trabalhando com colegas de diversos países europeus; fomentar a criatividade e o pensamento crítico, permitindo aos alunos selecionar temas de interesse pessoal, realizar pesquisas e desenvolver conteúdos envolventes para os seus podcasts, ao mesmo tempo que melhoram a sua capacidade de analisar criticamente e apresentar informação; apoiar a aprendizagem inclusiva e o trabalho de equipa, através da criação de um ambiente onde alunos com diferentes capacidades colaborem, promovendo o
trabalho de equipa e garantindo que o projeto seja acessível a todos através de tarefas e ferramentas diferenciadas. 
Em suma, com este projeto fazemos da sala de aula um lugar de desafio, descoberta e inovação, e provamos que quem somos e o que fazemos não se limita ao nosso espaço, mas pode ser levado bem longe!
Estão prontos para nos acompanhar? “Let’s start the TransMission!”Detalhes do projeto AQUI

parcerias