MOBILIDADE PESSOAL DOCENTE | Projeto Erasmus KA1-VET

ERASMUSvetlogoAVISO DE ABERTURA SELECÇÃO DE STAFF (PESSOAL DOCENTE) - JOB SHADWOING

Mobilidade de Job Shadowing com Dupla Função de Acompanhamento de Alunos.


Está aberto por um período de oito dias úteis, 09 de dezembro a 18 de dezembro o procedimento concursal para seleção de pessoal docente (6 participantes) para a constituição de uma bolsa de interessados na realização de jobshadowing com Dupla Função de Acompanhamento de Alunos para aperfeiçoamento de competências profissionais, no âmbito da estratégia de internacionalização do Agrupamento do Agrupamento - Eixo VI do Projeto Educativo, financiados pelo Programa Erasmus+ Educação e Formação, candidatura 2022/2027.


Os interessados devem consultar a informação disponível [AQUI] em particular os CRITÉRIOS DE SELEÇÃO.

Formulário de Candidatura: [AQUI]


 

Corta Mato 2026 | CLASSIFICAÇÕES

cortamato2025


 

Abertura do processo eleitoral para o Conselho Geral | representantes do pessoal docente e não docente

Abertura do processo eleitoral para os representantes do pessoal docente e não docente ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro – 2025/2029

De acordo com o estipulado no Decreto-Lei n.º 75/2008 alterado e republicado pelo Decreto Lei n.º 137/2012 de 2 de julho de 2012, declara-se aberto o processo eleitoral para os representantes dos alunos, do pessoal docente e não docente deste Agrupamento de Escolas.

FICHAS DE CANDIDATURAS:

REPRESENTANTES DO PESSOAL DOCENTE

SUBSCRITORES DE LISTA

 

REPRESENTANTES DOS ALUNOS AO CONSELHO GERAL

SUBSCRITORES DE LISTA

 

REPRESENTANTES DO PESSOAL NÃO DOCENTE

SUBSCRITORES DE LISTA

 

Os interessados deverão consultar o Regulamento Eleitoral e o Regulamento Interno do Agrupamento, em vigor e que se encontra publicado na página do
Agrupamento.

Consultar:


 

Exposição 10.º ano «Os Lusíadas» - Reflexões do Poeta

 jogotabuleiro

 

No âmbito da disciplina de Português e a propósito do estudo das Reflexões do Poeta referentes à obra 'Os Lusíadas' do nosso poeta maior, Luís de Camões, foi proposto aos alunos do 10.º A e 10.º B que concebessem, de uma maneira criativa, um objeto (físico ou digital) que refletisse a aprendizagem desses excertos. Os alunos experimentaram o caminho alto e fragoso de que nos fala o poeta. Os resultados só podiam ter sido muito bons: livros, diários, manuscritos, contos digitais, blogs, vídeos, jogos de tabuleiro, jogos de cartas, quizizz, escapeRoom, malas temáticas, cubos, uma Ilha dos Amores... E uma exposição na Biblioteca da Escola Ferreira de Castro. Estão, por isso, de parabéns!


 


Feira do livro Maria José Silva
“Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.”
Henry David Thoreau

 
De 5 a 13 de dezembro decorreu na sede do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro – OAZ – a habitual Feira do Livro, atividade dinamizada pelos elementos do Departamento de Línguas.
Durante mais de uma semana, alunos, professores e restantes membros da comunidade educativa passaram pela sala Polivalente Ivone Ferreira para ver ou adquirir livros, para sentar-se numa cadeira a folhear, para ler ou para responder ao desafio dos seus professores, pegando num livro e fazendo uma “leitura roubada. Trata-se duma atividade que tem uma grande adesão por parte da comunidade educativa.
No dia 9 de dezembro, a professora Susana Paiva, escritora, atriz e encenadora, deslocou-se ao espaço da feira para apresentar o seu último livro de poesia Pinta-me de azul e vem ver o mar, explicando aos alunos e professores presentes o processo de encenação dos poemas sob a forma de um monólogo, acompanhado de música, e que brevemente será levado à cena.

No espaço da feira esteve patente uma exposição de obras escritas pelo patrono da Escola, Ferreira de Castro, para que os visitantes da feira pudessem tomar contacto com a vasta obra do escritor oliveirense.Fica a sensação de satisfação de ver os sorrisos dos mais pequenos a pedir “pode reservar este livro?”, “posso «requisitar» este livro, para depois vir buscar?” ou “venho buscar o meu livro reservado. Pode fazer um embrulho?”
Fica também a sensação do trabalho de uma equipa que se dedicou à atividade, nos seus tempos extra-aulas e nos intervalos, momentos de grande afluência ao espaço que esteve sempre aberto para que todos tivessem oportunidade de ali se deslocarem.
O lucro da feira reverterá a favor dos alunos, através da aquisição de livros para a Biblioteca.

parcerias