Alunos do Agrupamento brilham na Game Jam 2026!

 foto Game Jam Margarida Cruz

Os alunos dos cursos profissionais de Informática — TGPSI e PI — dos 10.º, 11.º e 12.º anos participaram no concurso nacional de programação Game Jam 2026 (promovido pela ANPRI), um desafio criativo que colocou à prova o talento, o espírito de equipa e a capacidade de inovação dos nossos jovens programadores e designers. 

Durante o evento, as equipas desenvolveram jogos originais em tempo recorde, aplicando as aprendizagens essenciais, nas aulas das disciplinas da componente tecnológica, que proporcionaram aos alunos competências para exploração de novas plataformas e metodologias ligadas à programação, design e narrativa digital. Foi uma experiência intensa e enriquecedora, onde se destacou o trabalho colaborativo, a persistência e a paixão pela aprendizagem.

A participação no concurso resultou no apuramento de 5 equipas que irão competir com outras 9 equipas oriundas de diferentes regiões do continente português. A Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro é a escola com maior representatividade na fase nacional deste evento.

 

Corta Mato Entre Douro e Vouga: Vale de Cambra |16 de janeiro

cortamato26

Esta edição do Corta-Mato não foi para qualquer um. Foi para aqueles que, apesar do frio, da chuva e da lama, aceitaram o desafio de correr pela SUA ESCOLA.
Estes alunos, que “aqueceram” e se colocaram na linha de partida sob um temporal persistente, vestindo com orgulho a camisola da FERREIRA DE CASTRO, merecem o nosso reconhecimento. Destacaram-se pela sua capacidade atlética, pela coragem demonstrada e pela boa disposição com que se mantiveram focados no que realmente importa: correram por si, mas sobretudo por todos nós, permitindo que fosse escrita mais uma página brilhante na representação da NOSSA Escola.
Poderíamos acrescentar que "uma vez mais, a equipa de juvenis femininos se sagrou campeã do Entre Douro e Vouga e garantiu a presença no Campeonato Nacional, no Algarve, nos dias 27 e 28 de fevereiro, com uma atleta a alcançar o segundo lugar, confirmando a sua excecional preparação física e mental. Poderíamos ainda referir que os infantis B, masculinos e femininos, alcançaram coletivamente o segundo lugar, deixando antever muitas conquistas futuras.”

Mas preferimos dizer apenas: OBRIGADO a estes alunos que, neste dia, tão bem nos representaram!



Projeto eTwinning na sala 2 do JI de Outeiro: PEDAÇOS DE NÓS: “Cada pedaço importa, juntos brilhamos!”

papelji

“Pieces of Us” é um projeto artístico colaborativo criado para que crianças em idade pré-escolar explorem a criatividade, a cooperação e a sustentabilidade, por meio da arte.
O projeto teve início no mês de novembro de 2025 e terminará no mês de março de 2026.
Mensalmente, crianças de diferentes países criam obras de arte coletivas utilizando principalmente materiais recicláveis/reciclados ou naturais. O projeto visa desenvolver as habilidades sociais e artísticas das crianças, ao mesmo tempo que as ajuda a compreender a importância da proteção ambiental e a valorizar cada contribuição.
Além disso, promove o intercâmbio cultural e a união na diversidade; fomenta a sustentabilidade e hábitos ecológicos; ajuda as crianças a compreenderem o valor da reutilização, da redução do desperdício e do cuidado com o meio ambiente e incute a inclusão e a empatia.
Este projeto artístico conta com 30 membros de 10 países: Portugal (7), Espanha (6), Turquia (5), Polónia (3), Roménia (2), Grécia (2), Macedónia do Norte (2), Geórgia (1), Lituânia (1) e Itália (1).

Ler mais...

foto Marisa Madeira Saraiva

Na passada quarta-feira, dia 15 de janeiro de 2025, as turmas do 9.º ano da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro receberam a ilustre presença da companhia Teatro do Bolhão, vinda do Porto para representar a peça "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente.
Os atores cativaram-nos com interpretações cheias de humor e energia, enquanto a música, os figurinos e o cenário simples, mas criativo e eficaz, complementaram a experiência.
Não foi possível ficar indiferente à animação contínua e à galhofa e os alunos não despregaram olho das personagens, das suas falas e dos seus movimentos. No final da representação, colocaram ainda algumas perguntas sobre a peça, sobre alguns movimentos em cena e sobre a formação dos atores.
Foi uma oportunidade única de aprender através do teatro que trouxe uma nova dimensão à obra estudada em sala de aula.

Para o público, foi uma experiência inspiradora que permitiu compreender melhor o lema do teatro vicentino: “Ridendo castigat mores” (a rir corrigem-se os costumes).

 

Autoras:

Márcia Sá, 9.º A
Nádia Pereira, 9.º B
Lara Neves, 9.ºE
Matias Ribeiro, 9.º E

parcerias