ErasmusDays | 13 - 17 outubro

erasmusdays25

(clicar na imagem para conhecer mais)


 

Aviso de abertura de procedimento de candidatura a representante dos alunos no Conselho Geral

A presidente do Conselho Geral, Teresa Jesus, declara aberto, pelo período de 5 dias úteis após a publicação deste Aviso, o procedimento para eleição dos representantes dos alunos no Conselho Geral. 

São elegíveis todos os alunos do Ensino Secundário. O mandato tem a duração de um ano. 

Serão eleitos um representante efetivo e um representante suplente dos Cursos Científico-Humanísticos e outro dos Cursos Profissionais. 

  • Aviso de Abertura. [AQUI]

  • FICHA DE CANDIDATURA [AQUI]

  • LISTA DE SUBSCRITORES [AQUI]

 

Parlamento dos Jovens 25/26

 

 

A Escola de Lações pinta-se de ROSA

 rosa

💗 Escola de Lações pinta-se de rosa pela sensibilização contra o cancro da mama
A Escola de Lações celebrou o Dia Cor de Rosa com uma atividade muito especial que uniu crianças, professores e toda a comunidade educativa num gesto de solidariedade e consciencialização.
Com o objetivo de sensibilizar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do cancro da mama, o grupo de alunos e o corpo docente criaram um laço gigante feito inteiramente com cápsulas de café reutilizadas. Esta iniciativa aliou a criatividade à sustentabilidade, transformando materiais simples num símbolo cheio de significado.
O laço, que agora embeleza uma das paredes da escola, representa o compromisso de todos na luta contra o cancro e a valorização da união, esperança e cuidado.
Durante o dia, os alunos vestiram-se de cor de rosa e participaram em conversas e atividades sobre a importância da saúde, da empatia e da entreajuda.
A Escola de Lações demonstra, assim, que pequenos gestos podem gerar grandes impactos, inspirando toda a comunidade educativa a participar nesta causa tão importante.
💖 Juntos, somos mais fortes!

internetsegura2

Alunos do Curso Profissional Programador de informática debatem, em tempo  real, o tema da  segurança na Internet com colegas timorenses.

No passado dia 11 de fevereiro, realizou-se uma atividade dedicada ao tema "Segurança na Internet", promovida pela professora Margarida Cruz, da Escola Secundária Ferreira de Castro, em colaboração com uma escola de Díli, em Timor-Leste.

A iniciativa decorreu por videoconferência e proporcionou aos alunos do 10.º ano do curso Técnico de Programação de Informática (PI) da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro a oportunidade de partilha com os seus colegas timorenses conhecimentos sobre os riscos associados ao uso da internet e as melhores práticas para uma navegação segura.


Durante a sessão do dia 11, os estudantes portugueses assumiram o papel de mentores, partilhando informações fundamentais sobre os desafios e perigos do mundo digital. De forma clara e acessível, abordaram questões como o Discurso de Ódio, o Roubo de Identidade, o fenómeno do Dating Online, a Dependência do Jogo, o Ciberbullying, a Pegada Digital, a Cibersegurança Reputação Online e o Papel das famílias na orientação dos jovens neste ambiente.


Para além de sensibilizarem os seus pares sobre os riscos existentes, os alunos destacaram a importância de adotar práticas seguras, nomeadamente a criação de palavras-passe robustas, a proteção dos dados pessoais e a observação crítica dos comportamentos online. Esta atividade revelou-se um momento enriquecedor de partilha e aprendizagem, reforçando a importância da cooperação internacional na construção de uma cidadania digital responsável e consciente.
Esta iniciativa não só promove a educação digital e a cidadania global, como também reforça a importância de se manter informado e seguro no mundo online, um desafio cada vez mais presente nas sociedades modernas.

Esta troca de saberes, que se realiza pelo segundo ano consecutivo, tem como objetivos fortalecer os laços de amizade e cooperação entre os estudantes das duas escolas e promover uma aprendizagem conjunta em torno de temas de relevância global. No ano anterior, a iniciativa centrou-se na comemoração do 25 de Abril, permitindo uma reflexão conjunta sobre a importância desta data histórica para os respetivos contextos culturais e sociais.

A Escola Ferreira de Castro continuará a apostar em intercâmbios como este, que enriquecem tanto os estudantes portugueses como os de Timor-Leste, contribuindo para um futuro mais consciente e responsável no uso das tecnologias.

parcerias