Convite | Mostra Prosseguimento de Estudos & Orientação Vocacional

cartazweb


 

Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

jiboutueiro

No âmbito da celebração da semana dos Afetos, os alunos do 1.º Outeiro 2 prepararam uma visita muito especial aos utentes da Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro (AMPO), no dia 14 de fevereiro.
Depois da abordagem ao tema dos Afetos, os alunos debateram a importância de respeitar, valorizar e dar carinho às pessoas mais idosas porque todos nós, um dia, havemos de ser idosos também.
Neste contexto, os alunos prepararam um coração em papel feito em Origami para oferecerem aos idosos. Mas não foi só... cantaram uma linda canção.

Em troca, receberam uma bolachinha em forma de coração e também foram surpreendidos com uma canção cantada pelos utentes da AMPO.
Foi um momento de partilha memorável.
Acreditamos que as atividades conjuntas fortalecem os laços intergeracionais e contribuem para o desenvolvimento social e emocional de ambos. As crianças aprendem a respeitar e valorizar os mais velhos, desenvolvendo empatia e compreensão.

projetos25