MOBILIDADE PESSOAL DOCENTE | Projeto Erasmus KA1-VET

ERASMUSvetlogoAVISO DE ABERTURA SELECÇÃO DE STAFF (PESSOAL DOCENTE) - JOB SHADWOING

Mobilidade de Job Shadowing com Dupla Função de Acompanhamento de Alunos.


Está aberto por um período de oito dias úteis, 09 de dezembro a 18 de dezembro o procedimento concursal para seleção de pessoal docente (6 participantes) para a constituição de uma bolsa de interessados na realização de jobshadowing com Dupla Função de Acompanhamento de Alunos para aperfeiçoamento de competências profissionais, no âmbito da estratégia de internacionalização do Agrupamento do Agrupamento - Eixo VI do Projeto Educativo, financiados pelo Programa Erasmus+ Educação e Formação, candidatura 2022/2027.


Os interessados devem consultar a informação disponível [AQUI] em particular os CRITÉRIOS DE SELEÇÃO.

Formulário de Candidatura: [AQUI]


 

Corta Mato 2026 | CLASSIFICAÇÕES

cortamato2025


 

Abertura do processo eleitoral para o Conselho Geral | representantes do pessoal docente e não docente

Abertura do processo eleitoral para os representantes do pessoal docente e não docente ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro – 2025/2029

De acordo com o estipulado no Decreto-Lei n.º 75/2008 alterado e republicado pelo Decreto Lei n.º 137/2012 de 2 de julho de 2012, declara-se aberto o processo eleitoral para os representantes dos alunos, do pessoal docente e não docente deste Agrupamento de Escolas.

FICHAS DE CANDIDATURAS:

REPRESENTANTES DO PESSOAL DOCENTE

SUBSCRITORES DE LISTA

 

REPRESENTANTES DOS ALUNOS AO CONSELHO GERAL

SUBSCRITORES DE LISTA

 

REPRESENTANTES DO PESSOAL NÃO DOCENTE

SUBSCRITORES DE LISTA

 

Os interessados deverão consultar o Regulamento Eleitoral e o Regulamento Interno do Agrupamento, em vigor e que se encontra publicado na página do
Agrupamento.

Consultar:


 

Exposição 10.º ano «Os Lusíadas» - Reflexões do Poeta

 jogotabuleiro

 

No âmbito da disciplina de Português e a propósito do estudo das Reflexões do Poeta referentes à obra 'Os Lusíadas' do nosso poeta maior, Luís de Camões, foi proposto aos alunos do 10.º A e 10.º B que concebessem, de uma maneira criativa, um objeto (físico ou digital) que refletisse a aprendizagem desses excertos. Os alunos experimentaram o caminho alto e fragoso de que nos fala o poeta. Os resultados só podiam ter sido muito bons: livros, diários, manuscritos, contos digitais, blogs, vídeos, jogos de tabuleiro, jogos de cartas, quizizz, escapeRoom, malas temáticas, cubos, uma Ilha dos Amores... E uma exposição na Biblioteca da Escola Ferreira de Castro. Estão, por isso, de parabéns!


 

educacaofinanceira25

Entre os dias 17 e 27 de fevereiro de 2025, os alunos do 10.º TG – Técnico de Gestão – aplicaram o jogo de tabuleiro “Missão: Educação Financeira”, que eles próprios conceberam, em turmas do 5.º ano.

Os alunos do 5.º ano têm conseguido aplicar e consolidar os conteúdos de literacia financeira abordados na primeira intervenção da professora Susana Gomes, de forma lúdica e divertida. Os discentes têm trabalhado conceitos de poupança, investimento, crédito, dívidas e gestão do orçamento familiar, mas também têm conseguido compreender os impactos sociais das decisões financeiras, da desigualdade económica e do consumo consciente e sustentável.


Já os alunos do 10.º TG têm consolidado conceitos abordados em Contabilidade e Fiscalidade, correlacionando-os com outros lecionados na disciplina de Área de Integração, constatando a interdisciplinaridade da atividade implementada, uma vez que os desafios por estes alunos criados para o jogo, permitem avaliar riscos e recompensas, noções de planeamento a curto, médio e longo prazo, e o impacto real no dia-a-dia das famílias da opção pelo consumo responsável.

Além disso, a interação do 10.º TG com os alunos do 5.º ano tem permitido o desenvolvimento de competências pessoais e sociais como a comunicação assertiva, a escuta ativa, a cooperação, a resolução de conflitos, a. gestão do tempo, a gestão de recursos financeiros e humanos, a tolerância, a autonomia, a criatividade, a empatia, a liderança e a responsabilidade social.
A aplicação  deste jogo de tabuleiro tem-se revelado uma mais-valia quer para o 10.º TG, quer para o 5.ºano, tendo superado largamente os objetivos iniciais traçados para esta atividade.


Autora: A professora, Susana Gomes

parcerias