Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

educacaofinanceira25

Entre os dias 17 e 27 de fevereiro de 2025, os alunos do 10.º TG – Técnico de Gestão – aplicaram o jogo de tabuleiro “Missão: Educação Financeira”, que eles próprios conceberam, em turmas do 5.º ano.

Os alunos do 5.º ano têm conseguido aplicar e consolidar os conteúdos de literacia financeira abordados na primeira intervenção da professora Susana Gomes, de forma lúdica e divertida. Os discentes têm trabalhado conceitos de poupança, investimento, crédito, dívidas e gestão do orçamento familiar, mas também têm conseguido compreender os impactos sociais das decisões financeiras, da desigualdade económica e do consumo consciente e sustentável.


Já os alunos do 10.º TG têm consolidado conceitos abordados em Contabilidade e Fiscalidade, correlacionando-os com outros lecionados na disciplina de Área de Integração, constatando a interdisciplinaridade da atividade implementada, uma vez que os desafios por estes alunos criados para o jogo, permitem avaliar riscos e recompensas, noções de planeamento a curto, médio e longo prazo, e o impacto real no dia-a-dia das famílias da opção pelo consumo responsável.

Além disso, a interação do 10.º TG com os alunos do 5.º ano tem permitido o desenvolvimento de competências pessoais e sociais como a comunicação assertiva, a escuta ativa, a cooperação, a resolução de conflitos, a. gestão do tempo, a gestão de recursos financeiros e humanos, a tolerância, a autonomia, a criatividade, a empatia, a liderança e a responsabilidade social.
A aplicação  deste jogo de tabuleiro tem-se revelado uma mais-valia quer para o 10.º TG, quer para o 5.ºano, tendo superado largamente os objetivos iniciais traçados para esta atividade.


Autora: A professora, Susana Gomes

parcerias