Convite | Mostra Prosseguimento de Estudos & Orientação Vocacional

cartazweb


 

Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

educacaofinanceira25

Entre os dias 17 e 27 de fevereiro de 2025, os alunos do 10.º TG – Técnico de Gestão – aplicaram o jogo de tabuleiro “Missão: Educação Financeira”, que eles próprios conceberam, em turmas do 5.º ano.

Os alunos do 5.º ano têm conseguido aplicar e consolidar os conteúdos de literacia financeira abordados na primeira intervenção da professora Susana Gomes, de forma lúdica e divertida. Os discentes têm trabalhado conceitos de poupança, investimento, crédito, dívidas e gestão do orçamento familiar, mas também têm conseguido compreender os impactos sociais das decisões financeiras, da desigualdade económica e do consumo consciente e sustentável.


Já os alunos do 10.º TG têm consolidado conceitos abordados em Contabilidade e Fiscalidade, correlacionando-os com outros lecionados na disciplina de Área de Integração, constatando a interdisciplinaridade da atividade implementada, uma vez que os desafios por estes alunos criados para o jogo, permitem avaliar riscos e recompensas, noções de planeamento a curto, médio e longo prazo, e o impacto real no dia-a-dia das famílias da opção pelo consumo responsável.

Além disso, a interação do 10.º TG com os alunos do 5.º ano tem permitido o desenvolvimento de competências pessoais e sociais como a comunicação assertiva, a escuta ativa, a cooperação, a resolução de conflitos, a. gestão do tempo, a gestão de recursos financeiros e humanos, a tolerância, a autonomia, a criatividade, a empatia, a liderança e a responsabilidade social.
A aplicação  deste jogo de tabuleiro tem-se revelado uma mais-valia quer para o 10.º TG, quer para o 5.ºano, tendo superado largamente os objetivos iniciais traçados para esta atividade.


Autora: A professora, Susana Gomes

projetos25