|Provas e Exames 2025 - 2026

ANO LETIVO 2025/2026


 

Projeto eTwinning “Estou Pronto para a Vida: Dando Pequenos Passos” promove autonomia no pré-escolar

etwlacoes

As educadoras Graça Azevedo, Teresa Helena Pinho e Joana Ornelas, da Escola de Lações, dinamizaram com as duas salas de jardim de infância o projeto eTwinning “Estou Pronto para a Vida: Dando Pequenos Passos”, envolvendo as crianças em diversas atividades centradas no desenvolvimento da autonomia e de competências essenciais para o dia a dia.
Numa fase inicial, foi realizada a apresentação da Escola aos restantes parceiros do projeto, identificando o Agrupamento, a cidade e o país, bem como as duas turmas do jardim de infância participantes. Posteriormente, as crianças participaram na criação de um logótipo representativo do projeto, que foi submetido a votação entre todos os parceiros internacionais.
Ao longo do projeto, foram desenvolvidas várias atividades relacionadas com as rotinas diárias das crianças, com o objetivo de promover a sua autonomia nas tarefas do quotidiano. Uma dessas atividades contou com a colaboração das famílias, que participaram ativamente e realizaram registos das experiências vividas em casa.
No âmbito da educação para a cidadania digital, a educadora Joana Ornelas dinamizou a história “Mais Net Não…”, sensibilizando as crianças para os perigos da internet. Após a exploração da história, foi elaborado um cartaz alusivo ao tema, reforçando a importância de uma utilização segura e consciente das tecnologias desde cedo.
Este projeto revelou-se uma experiência enriquecedora, promovendo aprendizagens significativas através de metodologias ativas e colaborativas.
Gostaríamos, por fim, de expressar um agradecimento especial à mentora Carla Terra, pela orientação, apoio e disponibilidade ao longo de todo o desenvolvimento do projeto.

Crónica de uma Viagem: Entre a História, o Palco e... as Osgas!

cronica

Nos passados dias 24 e 25 de março, as nossas turmas trocaram as secretárias pela estrada numa visita de estudo interdisciplinar que nos levou de Peniche a Lisboa. Foram dois dias intensos, onde a História saltou dos manuais para a vida real (e alguns insetos saltaram para cima de nós).

Ler mais...

educacaofinanceira25

Entre os dias 17 e 27 de fevereiro de 2025, os alunos do 10.º TG – Técnico de Gestão – aplicaram o jogo de tabuleiro “Missão: Educação Financeira”, que eles próprios conceberam, em turmas do 5.º ano.

Os alunos do 5.º ano têm conseguido aplicar e consolidar os conteúdos de literacia financeira abordados na primeira intervenção da professora Susana Gomes, de forma lúdica e divertida. Os discentes têm trabalhado conceitos de poupança, investimento, crédito, dívidas e gestão do orçamento familiar, mas também têm conseguido compreender os impactos sociais das decisões financeiras, da desigualdade económica e do consumo consciente e sustentável.


Já os alunos do 10.º TG têm consolidado conceitos abordados em Contabilidade e Fiscalidade, correlacionando-os com outros lecionados na disciplina de Área de Integração, constatando a interdisciplinaridade da atividade implementada, uma vez que os desafios por estes alunos criados para o jogo, permitem avaliar riscos e recompensas, noções de planeamento a curto, médio e longo prazo, e o impacto real no dia-a-dia das famílias da opção pelo consumo responsável.

Além disso, a interação do 10.º TG com os alunos do 5.º ano tem permitido o desenvolvimento de competências pessoais e sociais como a comunicação assertiva, a escuta ativa, a cooperação, a resolução de conflitos, a. gestão do tempo, a gestão de recursos financeiros e humanos, a tolerância, a autonomia, a criatividade, a empatia, a liderança e a responsabilidade social.
A aplicação  deste jogo de tabuleiro tem-se revelado uma mais-valia quer para o 10.º TG, quer para o 5.ºano, tendo superado largamente os objetivos iniciais traçados para esta atividade.


Autora: A professora, Susana Gomes

parcerias