Convite | Mostra Prosseguimento de Estudos & Orientação Vocacional

cartazweb


 

Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

etwiing2

Os jogos tradicionais contribuem para o desenvolvimento físico e mental das crianças, ao mesmo tempo que permitem que elas socializem. Desempenham um papel importante no desenvolvimento de habilidades como cooperação, competição e estratégia.

Assim, o projeto “Old but gold games” (Jogos antigos mas de ouro), desenvolvido pela professora Joana Pereira da EB de Lações, pretende envolver alunos e famílias em atividades que estimulem o jogo e o tempo de qualidade entre pais e filhos, realizando jogos do tempo dos seus pais. Este projeto pretende acentuar a necessidade de incentivarmos as nossas crianças para brincadeiras de antigamente, como alternativa aos jogos tecnológicos.

Os alunos do 2.º ano participaram numa reunião online com alunos dos países parceiros, realizaram um vídeo de apresentação utilizando a APP “ChatterPix Kids” e partilharam os jogos de antigamente do seu país, fomentando assim um intercâmbio de experiências e jogos promovendo aprendizagens significativas.
Este projeto envolve trinta e dois professores da Turquia, Roménia, Grécia, Espanha, Portugal, Tunísia, Itália, Bulgária, Croácia e Polónia.

projetos25