Greve | 17 de abril de 2026

Por motivo de greve, hoje, dia 17 de abril, a Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro encontra-se sem atividades letivas por não existirem condições mínimas de supervisão e apoio aos alunos.

Dado que não carecem da presença de pessoal não docente, as saídas previstas para a manhã do dia 17 (7.º ano e 12.º A, B e C) realizar-se-ão, mesmo que haja suspensão de atividades letivas.

 Os alunos do 7.º ano devem aguardar que os seu diretor de turma os venha acolher junto ao portão.

Os alunos do 12.º ano devem aguardar junto ao portão.

Os alunos inscritos no ATL poderão entrar na escola às 14:25, ficando sob supervisão das monitoras do ATL. 

Se algum aluno necessitar de telefonar, deve manter-se junto ao Portão da entrada.

A Diretora


 

Mostra | Prosseguimento de Estudos Ensino Secundário & Ensino Superior

cartaz2526 final


 

|Provas e Exames 2025 - 2026

ANO LETIVO 2025/2026


 

premiosfinanceiros

No dia 27 de março, teve lugar a entrega de prémios e certificados aos alunos do 5.º e 9.º anos vencedores dos concursos propostos no âmbito do projeto de educação financeira.


A subdiretora do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, a professora Elisabete Tavares, simpaticamente, disponibilizou-se para entregar os certificados e os merecidos prémios aos alunos que conseguiram os lugares de pódio dos concursos “Melhor Provérbio” e “Melhor Logótipo”. Estão de parabéns: os alunos Miguel Ferreira e Matias do 5.º F, que conquistaram o 1.º LUGAR com o provérbio “Poupar sabe bem e faz-te ir mais além!”; as alunas Victória e a Matilde da turma 5.º F pelo 2.º LUGAR com o provérbio “Tens de saber poupar, para a tua vida alegrar!” e os alunos Rafael Lopo e Kauai Pizeta do 5.º F com o provérbio “É importante poupar para o futuro melhorar!” que lhes propiciou o 3.º LUGAR.
O Gonçalo Silva do 5.º C conseguiu do júri uma menção honrosa para o provérbio "Moeda poupada é semente lançada: cresce devagar, mas dá sombra para a jornada".
Em relação ao concurso “Melhor provérbio”, parabenizamos: os alunos Frederico Barreto e Matias Ribeiro do 9.º E, que integraram a equipa [Redacted]. e, merecidamente, obtiveram o 1.º LUGAR; as alunas Noa Castro e Márcia Sá da turma 9.º A que ficaram em 2.º LUGAR e a aluna Ramna Valente do 9.º C., que conquistou o 3.º LUGAR do pódio.
Após este concurso, os alunos premiados viram o seu esforço e empenho reconhecidos, compreendendo que vale a pena trabalhar afincadamente, cooperarem de forma salutar e dedicarem-se com brio aos projetos que abraçam.

Um sincero agradecimento à CELAR e ao professor António Santos que contribuíram para a angariação dos Prémios. 

Agradecemos a todos os participantes nos concursos, mas também, e em especial, aos elementos do júri: as professoras Maria José Silva e Ana Paula Azinheira (do concurso “Melhor Provérbio”) e os professores Pedro Rocha e Paulo Martins (do concurso “Melhor Logótipo”), que, de forma generosa e muito profissional, dedicaram parte do seu precioso tempo à análise rigorosa e classificação criteriosa dos trabalhos a concurso.

A professora Elisabete Tavares agradece a oportunidade que lhe foi dada para estar presente nesta sessão de atribuição das gratificações e certificados aos alunos premiados, que tão radiantes ficaram com o reconhecimento do seu trabalho e dedicação, elogiando o esforço dos alunos que tiraram algum do seu tempo para se dedicarem a esta iniciativa. 

parcerias