Resultados para o Conselho Geral | representantes do pessoal docente, não docente e alunos

resultadosdocentes

resultadosnaodocentes

resultadosresultados


 

Corta Mato Entre Douro e Vouga: Vale de Cambra |16 de janeiro

cortamato26

Esta edição do Corta-Mato não foi para qualquer um. Foi para aqueles que, apesar do frio, da chuva e da lama, aceitaram o desafio de correr pela SUA ESCOLA.
Estes alunos, que “aqueceram” e se colocaram na linha de partida sob um temporal persistente, vestindo com orgulho a camisola da FERREIRA DE CASTRO, merecem o nosso reconhecimento. Destacaram-se pela sua capacidade atlética, pela coragem demonstrada e pela boa disposição com que se mantiveram focados no que realmente importa: correram por si, mas sobretudo por todos nós, permitindo que fosse escrita mais uma página brilhante na representação da NOSSA Escola.
Poderíamos acrescentar que "uma vez mais, a equipa de juvenis femininos se sagrou campeã do Entre Douro e Vouga e garantiu a presença no Campeonato Nacional, no Algarve, nos dias 27 e 28 de fevereiro, com uma atleta a alcançar o segundo lugar, confirmando a sua excecional preparação física e mental. Poderíamos ainda referir que os infantis B, masculinos e femininos, alcançaram coletivamente o segundo lugar, deixando antever muitas conquistas futuras.”

Mas preferimos dizer apenas: OBRIGADO a estes alunos que, neste dia, tão bem nos representaram!



"Cantar os Reis" - JI do Cruzeiro

janeirasjii

Fomos "Cantar os Reis" pelas ruas de Santiago e terminámos no Lar onde os idosos também nos cantaram algumas canções da sua infância! Estes encontros, que envolvem a interação entre pessoas de diferentes idades, oferecem oportunidades únicas para troca de conhecimentos, valores e experiências! A iniciativa promoveu o contacto com as tradições populares e proporcionou momentos de partilha entre crianças, educadores e a comunidade local.

Projeto eTwinning na sala 2 do JI de Outeiro: PEDAÇOS DE NÓS: “Cada pedaço importa, juntos brilhamos!”

papelji

“Pieces of Us” é um projeto artístico colaborativo criado para que crianças em idade pré-escolar explorem a criatividade, a cooperação e a sustentabilidade, por meio da arte.
O projeto teve início no mês de novembro de 2025 e terminará no mês de março de 2026.
Mensalmente, crianças de diferentes países criam obras de arte coletivas utilizando principalmente materiais recicláveis/reciclados ou naturais. O projeto visa desenvolver as habilidades sociais e artísticas das crianças, ao mesmo tempo que as ajuda a compreender a importância da proteção ambiental e a valorizar cada contribuição.
Além disso, promove o intercâmbio cultural e a união na diversidade; fomenta a sustentabilidade e hábitos ecológicos; ajuda as crianças a compreenderem o valor da reutilização, da redução do desperdício e do cuidado com o meio ambiente e incute a inclusão e a empatia.
Este projeto artístico conta com 30 membros de 10 países: Portugal (7), Espanha (6), Turquia (5), Polónia (3), Roménia (2), Grécia (2), Macedónia do Norte (2), Geórgia (1), Lituânia (1) e Itália (1).

Ler mais...

Cantar dos Reis - EB1/JI de Lações

Cantarreislacoes

Nos dias 6 e 7 de janeiro, os alunos da Escola de Lações acompanhados por professores e funcionários, percorreram os arredores da Escola para cantar os Reis, mantendo viva esta tradição tão especial.
Apesar do frio e de algumas ameaças de chuva, a atividade decorreu com grande entusiasmo e espírito de partilha. As vozes dos alunos levaram alegria à comunidade envolvente, reforçando valores como a convivência, a cultura e o sentido de pertença.
Esta iniciativa proporcionou momentos de aprendizagem e convívio, assinalando o início do novo ano de forma significativa e alegre.


 

Cantar as janeiras

cantarjaneiraslidia

Os meninos do Jardim de Infância de Vermoim foram cumprir a tradição de cantar as janeiras e assim alegrar um pouco os mais velhos, que os receberam com muito carinho e alegria.

premiosfinanceiros

No dia 27 de março, teve lugar a entrega de prémios e certificados aos alunos do 5.º e 9.º anos vencedores dos concursos propostos no âmbito do projeto de educação financeira.


A subdiretora do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, a professora Elisabete Tavares, simpaticamente, disponibilizou-se para entregar os certificados e os merecidos prémios aos alunos que conseguiram os lugares de pódio dos concursos “Melhor Provérbio” e “Melhor Logótipo”. Estão de parabéns: os alunos Miguel Ferreira e Matias do 5.º F, que conquistaram o 1.º LUGAR com o provérbio “Poupar sabe bem e faz-te ir mais além!”; as alunas Victória e a Matilde da turma 5.º F pelo 2.º LUGAR com o provérbio “Tens de saber poupar, para a tua vida alegrar!” e os alunos Rafael Lopo e Kauai Pizeta do 5.º F com o provérbio “É importante poupar para o futuro melhorar!” que lhes propiciou o 3.º LUGAR.
O Gonçalo Silva do 5.º C conseguiu do júri uma menção honrosa para o provérbio "Moeda poupada é semente lançada: cresce devagar, mas dá sombra para a jornada".
Em relação ao concurso “Melhor provérbio”, parabenizamos: os alunos Frederico Barreto e Matias Ribeiro do 9.º E, que integraram a equipa [Redacted]. e, merecidamente, obtiveram o 1.º LUGAR; as alunas Noa Castro e Márcia Sá da turma 9.º A que ficaram em 2.º LUGAR e a aluna Ramna Valente do 9.º C., que conquistou o 3.º LUGAR do pódio.
Após este concurso, os alunos premiados viram o seu esforço e empenho reconhecidos, compreendendo que vale a pena trabalhar afincadamente, cooperarem de forma salutar e dedicarem-se com brio aos projetos que abraçam.

Um sincero agradecimento à CELAR e ao professor António Santos que contribuíram para a angariação dos Prémios. 

Agradecemos a todos os participantes nos concursos, mas também, e em especial, aos elementos do júri: as professoras Maria José Silva e Ana Paula Azinheira (do concurso “Melhor Provérbio”) e os professores Pedro Rocha e Paulo Martins (do concurso “Melhor Logótipo”), que, de forma generosa e muito profissional, dedicaram parte do seu precioso tempo à análise rigorosa e classificação criteriosa dos trabalhos a concurso.

A professora Elisabete Tavares agradece a oportunidade que lhe foi dada para estar presente nesta sessão de atribuição das gratificações e certificados aos alunos premiados, que tão radiantes ficaram com o reconhecimento do seu trabalho e dedicação, elogiando o esforço dos alunos que tiraram algum do seu tempo para se dedicarem a esta iniciativa. 

parcerias