INFORMAÇÃO GERAL SOBRE PROVAS E EXAMES

ANO LETIVO 2025/2026


 

Adultos do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro visitam o “Coração da Europa”

erasmusadultos

Entre os dias 28 de fevereiro e 5 de março, um grupo de 8 adultos, acompanhados de 2 professores/formadores do Centro Qualifica da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis, viajou até Bruxelas, no âmbito do projeto Erasmus+ Project KA122‐ADU‐000287903 – Setor Adultos.
A participação neste projeto permitiu aos participantes o conhecimento das instituições europeias, nomeadamente a sede da União Europeia, o que foi importante para todos, mas também para 5 dos aprendentes provenientes de outro continente e atualmente residentes na Europa. Do programa para o dia 2 de março constava o encontro com a eurodeputada Dra. Marta Temido, na sede do Parlamento Europeu, e ainda a visita ao Museu da História da Europa. O principal objetivo era compreender o funcionamento das instituições europeias e o impacto das decisões de Bruxelas no quotidiano dos cidadãos.
A visita ao "coração da Europa" permitiu aos participantes conhecer mais de perto as políticas de coesão, bem como o futuro da educação e da saúde no espaço comunitário. Durante o encontro, os adultos colocaram questões, demonstraram preocupações e surpreenderam-se com as respostas claras e francas da eurodeputada portuguesa, que salientou não ter soluções, mas fazer parte da tomada de decisões para uma Europa mais unida e onde possa reinar a paz. Marta Temido destacou a importância da aprendizagem ao longo da vida para o fortalecimento da cidadania europeia.
Ao longo destes dias, o grupo, heterogéneo (4 portugueses, 1 espanhola, 1 colombiana e 4 venezuelanos), mas bastante unido e divertido, embrenhou-se nas ruas de Bruxelas, sempre com passos firmes, visitou museus como o do Chocolate e o da Cerveja, espaços culturais como o Atomium, a Catedral de São Miguel e Santa Gúdula, as Galerias Reais de Saint Hubert, apreciou a arte urbana, presente em cada esquina, calcorreou parques e praças, como a Grand-Place, o parque Cinquantenaire e o Mont des Arts, a estátua do Manneken Pis e ainda a variante do cão.
Este projeto reforça a dimensão internacional e inclusiva do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, aproximando de forma ativa os alunos de Oliveira de Azeméis dos centros de decisão global.

O Ouro do Barroco: Alunos descobrem os segredos da Talha Dourada em dia de História Viva

talhadourada
No passado dia 27 de fevereiro, a sede do Agrupamento de Escolas de Ferreira de Castro recebeu um workshop dedicado ao tema “Talha Dourada no contexto do Barroco (sécs. XVII-XVIII)”, uma iniciativa integrada no programa da disciplina de História do 8.º ano. Esta atividade, dinamizada pelo Professor Miguel Marques, visou aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o Barroco, com especial destaque para a arquitetura, escultura e pintura deste período.
O evento contou com a colaboração do Centro de Formação Profissional da Indústria das Madeiras e do Mobiliário (CFPIMM), representado pela Eng.ª Alexandra Costa, pelo Formador Sérgio Lourenço e por vários alunos daquela instituição, que trouxeram ao espaço escolar a sua experiência técnica e artística. Todos os materiais necessários ao desenvolvimento da atividade foram assegurados pelo CFPIMM, em articulação com o Professor Miguel Marques, garantindo assim as melhores condições para uma experiência prática e enriquecedora.
Durante o workshop, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto a técnica da talha dourada, uma expressão artística emblemática do Barroco português, caracterizada pela escultura em madeira posteriormente revestida por uma fina película de ouro. Esta arte, que atingiu o seu auge em Portugal entre 1690 e 1790, foi fundamental para a decoração de igrejas e capelas, tornando-se um verdadeiro fenómeno nacional e um símbolo do esplendor artístico da época.
A atividade decorreu na sala 1 e foi um sucesso junto de toda a comunidade educativa. Os alunos mostraram grande entusiasmo e interesse, participando ativamente nas demonstrações e esclarecendo dúvidas sobre os processos artísticos envolvidos. Também os professores presentes elogiaram a iniciativa, destacando o seu valor pedagógico e a importância de aproximar o ensino das artes à prática e ao saber-fazer tradicional.
Este workshop reforçou a ligação entre a escola e instituições externas, promovendo a partilha de saberes e valorizando o património artístico nacional, ao mesmo tempo que proporcionou aos alunos uma experiência única e memorável no âmbito do estudo do Barroco.

Exposição “Era uma vez… A Selva”

exposicaoferreira

 

logoartes

 

Por iniciativa do Plano Nacional das Artes (PNA) e integrado no seu Projeto Cultural de Escola (PCE), subordinado no corrente ano letivo ao tema “Ambiente e Multiculturalidade na Obra de Ferreira de Castro”, em colaboração com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, apresenta-se à comunidade escolar uma exposição de tábuas pintadas pelo artista plástico José Emídio, criadas para ilustrar a obra “Era uma vez… A Selva”, da autoria do Professor de Português deste Agrupamento, José Carlos Soares, uma recriação juvenil da obra-prima de Ferreira de Castro, «A Selva».

José Maria Ferreira de Castro escreveu sobre a sua passagem pela Selva Amazónica, quando jovem adolescente, a seguinte frase lapidar: “Eu devia este livro a essa majestade verde, soberba e enigmática, que é a selva amazónica, pelo muito que nela sofri durante os primeiros anos da minha adolescência e pela coragem que me deu para o resto da vida.”

Este conjunto de obras ilustra de forma impressiva o percurso do pequeno José Maria que, aos doze anos, se lança na travessia do Atlântico em busca de um mundo de esperança que rapidamente se desmorona perante a dura realidade que o espera: é enviado para a selva amazónica e aí experiencia e testemunha as desumanas condições de trabalho de todos aqueles que, escravizados, viviam miseravelmente até perecerem.

Resgatou-o dessa sorte o facto de saber ler e escrever, permitindo-lhe ser recrutado para o serviço de contabilidade do armazém da roça “O Paraíso”, onde de imediato constatou a riqueza diariamente acumulada por um patrão que pagava miseravelmente aos seus trabalhadores. Aí pôde constatar que os problemas do Homem são universais, repetindo-se em todas as geografias.

Tão duras circunstâncias acabariam por moldar definitivamente os valores humanistas e de solidariedade perante o próximo que exprimiria, doravante, numa obra iniciada no meio de enormes dificuldades, embora tenha alcançado mais tarde excecional reconhecimento: foi durante longos anos o mais traduzido dos autores portugueses e indicado por duas vezes ao Prémio Nobel de Literatura.

Esta exposição pretende reforçar a visibilidade do nosso Patrono e dos seus valores, enquanto referência maior deste Agrupamento, constituindo-se igualmente como indutora à reflexão de todos os seus alunos, que vão ser convidados a elaborar trabalhos plásticos sobre este tema.

design

No passado dia 22 de abril, os alunos das turmas do 10.º C, D, E e F realizaram uma visita de estudo à cidade do Porto, tendo a oportunidade de percorrer alguns dos seus espaços mais emblemáticos, num itinerário cuidadosamente preparado com objetivos pedagógicos e culturais. A jornada revelou-se uma experiência enriquecedora e memorável para todos os participantes.
A primeira paragem foi o Mercado do Bom Sucesso, um espaço que conjuga a tradição com o dinamismo contemporâneo. Os alunos tiveram a oportunidade de percorrer os corredores deste mercado renovado, observando a diversidade de produtos e o ambiente cosmopolita que lhe confere identidade própria.
Seguiu-se a visita à Casa da Música, ícone arquitetónico e cultural da cidade do Porto. A visita guiada permitiu um olhar atento sobre os bastidores desta emblemática casa de concertos, reconhecida internacionalmente pela sua programação e pela sua ousada estrutura arquitetónica. Os alunos foram convidados a refletir sobre a música e a arquitetura como expressões artísticas fundamentais na construção de identidade cultural.
O almoço decorreu no Shopping do Bom Sucesso, proporcionando um momento de pausa, convívio e descontração. Entre conversas animadas e boa disposição, este momento traduziu-se também num espaço de partilha e reforço dos laços entre colegas.
Durante a tarde, a visita prosseguiu para a Fundação de Serralves, com um percurso que incluiu o Museu de Arte Contemporânea e os seus vastos jardins. No Museu, os alunos foram desafiados a entrar em contacto com diferentes linguagens artísticas e a refletir criticamente sobre o papel da arte contemporânea na sociedade atual. Cada sala constituiu uma nova perspetiva, cada obra, uma interpelação ao olhar e ao pensamento.
A visita estendeu-se aos Jardins de Serralves, onde a harmonia entre arte e natureza proporcionou uma experiência de contemplação e descoberta. Os alunos exploraram espaços singulares como a Casa Cor-de-Rosa, a zona da quinta, o jardim das ervas aromáticas e o pequeno labirinto, entre outras particularidades que enriquecem aquele espaço único. Ao longo do percurso, houve sempre lugar para o convívio, a curiosidade e a aprendizagem.
Este dia foi vivido com grande entusiasmo e interesse por todos os participantes. As atividades propostas contribuíram para o enriquecimento cultural e pessoal dos alunos, promovendo, simultaneamente, o desenvolvimento do espírito crítico, da sensibilidade estética e da cultura. Trata-se, sem dúvida, de uma experiência significativa, que permanecerá na memória de todos como um exemplo de boa prática educativa fora da sala de aula.

Os alunos das turmas do 10º E e do 10ºD

parcerias