A Project Management System for a Better Quality of Teaching

erasmusstoc

No âmbito do Projeto PROJECT 2024-2-PT01-KA122-ADU-000287903 | AS CORES UNIDAS DA EUROPA, do Programa Erasmus + ADULTOS, entre os dias 9 e 16 de novembro, a assistente administrativa, Ercília Bastos, e os docentes Margarida Pires, Teresa de Jesus e Vítor Amorim, do nosso Agrupamento, estiveram em Mobilidade, na cidade de Gdansk, Polónia, para participar no curso estruturado “A Project Management System for a Better Quality of Teaching”.
O objetivo principal era participar num curso estruturado de gestão de projetos e permitiu conhecer a utilidade de diversas ferramentas de gestão de projetos.
De um ponto de vista profissional, a formação permitiu alargar significativamente a compreensão da gestão de projetos na Educação.
O curso foi dinâmico e prático. O contacto com colegas de diferentes países acrescentou-lhe uma dimensão internacional que enriqueceu imenso as nossas discussões e reflexões sobre os desafios comuns que o setor educativo enfrenta.
Sentiu-se que cada sessão reforçou competências essenciais, desde o planeamento estratégico ao trabalho colaborativo.
Foi um curso prático, dinâmico e ligado à realidade das escolas europeias. Foi além das nossas expectativas.
Participar nesta Mobilidade Erasmus, convictamente, deu-nos ferramentas e competências para desenvolver a autoconsciência do papel de professor/formador e reforçar o trabalho de equipa.
Desta forma, atividades de planeamento de projetos e processos para a gestão bem-sucedida de recursos, comunicação, riscos e mudanças serão uma mais-valia para o enriquecimento do Agrupamento e para a qualidade da formação de adultos.
Reforçando este enriquecimento profissional, há um outro enriquecimento: humano e cultural.
Nesta viagem, inesquecível foi a imersão cultural, pois tivemos a oportunidade única de participar na Parada do Dia da Independência da Polónia. Ver o fervor patriótico, o movimento de solidariedade e o espírito da comunidade em Gdansk teve em nós um grande impacto e foi uma lição de História e resiliência.
A forma afetuosa, amistosa e hospitaleira como fomos recebidos fez-nos sentir como se já nos conhecessemos e fizessemos parte da comunidade.

Semana da Tecnologia e da Ciência | 2025

SEMANA DA CINCIA E DA TECNOLOGIA2025

Alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro representam Portugal no Jubileu Mundial da Educação - La Scuola é vita, em Roma

logovita

romavita

O Agrupamento foi convidado pelo Ministério da Educação italiano (Unita’ di Missione com Stefania Altieri, Laura Virli e Pasqua Rubino) e pela Direção do Liceo Fanti di Capria (Alda Barbi e Maura Bergonzoni) para participar no JUBILEU da EDUCAÇÃO MUNDIAL que decorreu em Roma, entre 26 e 30 de outubro, com uma delegação constituída por dois alunos - Vasco Oliveira, 12.º Programador de Informática e Joana Brito,12.º F – Línguas e Humanidades, e o docente Edgar Borges.

O aluno Vasco Oliveira foi um dos alunos convidados a saudar as delegações representantes dos cinco continentes, na abertura oficial do evento.

 aberturaroma

Clicar na imagem para ver o vídeo

Durante 4 dias, Joana, Vasco e Edgar circularam e conviveram entre milhares de alunos e professores de todas as regiões de Itália  e dos cinco continentes, vivenciando uma experiência única em Roma e na Cidade do Vaticano, participando em diferentes oficinas temáticas de aprendizagem e de partilha para o desenvolvimento de respostas específicas e criativas aos atuais desafios na Educação. Todo o trabalho resultou na redação de uma carta coletiva ao Santo Padre Papa Leão XIV, na construção de um glossário de esperança e na produção de uma performance artística original.  

 

resumoroma

Clicar na imagem para ver o vídeo

Testemunhos dos alunos:

Ler mais...

saude

Na passada segunda-feira, 28 de abril, o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro recebeu a visita do Professor Manuel Sobrinho Simões, médico, prestigiado investigador na área da Anatomia Patológica e detentor de um imenso curriculum vitӕ que fala por si só, tratando-se de um verdadeiro “influencer” de boas práticas em investigação e de conhecimento em todo o mundo, facto confirmado e mundialmente reconhecido em 2015 quando foi escolhido como “Patologista mais influente do mundo”, através de uma votação promovida pela revista britânica «The Patologist».
O Professor Sobrinho Simões visitou-nos a convite do Clube Ciência Viva da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, coordenado pelo professor Manuel Alberto Pereira.
No âmbito desta visita, o Professor Sobrinho Simões presenteou os alunos do 12º Ano com uma palestra intitulada “A saúde e as doenças ao longo da vida”, que decorreu no auditório polivalente Ivone Ferreira.
Detentor de uma capacidade de comunicação única, seduziu-nos com a sua linguagem simples e de fácil compreensão para todos aqueles que tiveram o privilégio de o ouvir. Uma forma de comunicar usada com mestria para falar de temas complexos.
Tratou-se, sem qualquer sombra de dúvida, de um momento de partilha de saber e conhecimento, reconhecidamente inquestionáveis, interpelando a reflexão de todos sobre questões atuais, como os impactos causados na Saúde enquanto sinónimo de Bem-Estar. Tais impactos refletem-se na evolução da relação saúde/doença, por exemplo, na importância dos diagnósticos precoces, pela aquisição e manutenção de hábitos saudáveis no estilo de vida atual, no microbioma, pelo aumento da longevidade da vida humana, sem acautelar as consequências dos problemas criados pelas comorbilidades associadas ao envelhecimento e pela manutenção da saúde ambiental. E estes impactos são muito mais significativos do que os fatores genéticos. Usando uma citação “A saúde é mais diversa do que a doença (…). O problema das “doenças” suscita uma abordagem muito diferente de caso para caso, em grande parte porque as doenças dão muito mais votos e dinheiro do que a Saúde.”
Terminamos este texto, referindo que o Professor Manuel Sobrinho Simões, apesar dos seus 77 anos e de se encontrar aposentado, mantém intensa colaboração com o Hospital Universitário de São João, e com o IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto), por si fundado em 1989.

Para conhecer um pouco melhor este extraordinário ser humano e incansável investigador, recomendamos a leitura de “A Última Lição de Manuel Sobrinho Simões”, da autoria de Luís Osório, editado em julho de 2024 pela Contraponto Editores.

parcerias