EB1 Lações une-se ao Rotary Club numa iniciativa de Reflorestação.

rcoazflorestar
O Projeto Renascer Azeméis – Educar e Reflorestar, uma iniciativa do Rotary Club de Oliveira de Azeméis, deu um passo significativo com uma ação de plantação de árvores que uniu a comunidade escolar e a Federação de Motociclismo de Portugal. No dia 2 de dezembro, os alunos do primeiro ciclo da Escola de Lações estiveram presentes na iniciativa "Vamos plantar uma árvore" na Escola Ferreira de Castro, num esforço de reflorestação e sensibilização ambiental com foco nas áreas afetadas pelos incêndios no ano passado.

O projeto, lançado em dezembro de 2024, visa a reflorestação da área ardida no grande incêndio de setembro daquele ano. Esta iniciativa, que na passada terça feira levou à escola sede de Agrupamento dezenas de alunos do primeiro ciclo da escola de Lações, terminou com a distribuição de uma banda desenhada sobre as árvores da região e com os alunos a irem para o exterior efetuar a plantação, pondo em prática os ensinamentos da disciplina de Cidadania.

Feira do Livro | Edição 2025

feiralivroprograma



 

Debate e Votação | Parlamento dos Jovens

PJovens Sessao divulga acoes

Clica na imagem para conhecer as listas candidatas.


 

MOBILIDADE PESSOAL DOCENTE | Projeto Erasmus KA1-VET

ERASMUSvetlogoAVISO DE ABERTURA SELECÇÃO DE STAFF (PESSOAL DOCENTE) - JOB SHADWOING

Mobilidade de Job Shadowing com Dupla Função de Acompanhamento de Alunos.


Está aberto por um período de oito dias úteis, 09 de dezembro a 18 de dezembro o procedimento concursal para seleção de pessoal docente (6 participantes) para a constituição de uma bolsa de interessados na realização de jobshadowing com Dupla Função de Acompanhamento de Alunos para aperfeiçoamento de competências profissionais, no âmbito da estratégia de internacionalização do Agrupamento do Agrupamento - Eixo VI do Projeto Educativo, financiados pelo Programa Erasmus+ Educação e Formação, candidatura 2022/2027.


Os interessados devem consultar a informação disponível [AQUI] em particular os CRITÉRIOS DE SELEÇÃO.

Formulário de Candidatura: [AQUI]


 

saude

Na passada segunda-feira, 28 de abril, o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro recebeu a visita do Professor Manuel Sobrinho Simões, médico, prestigiado investigador na área da Anatomia Patológica e detentor de um imenso curriculum vitӕ que fala por si só, tratando-se de um verdadeiro “influencer” de boas práticas em investigação e de conhecimento em todo o mundo, facto confirmado e mundialmente reconhecido em 2015 quando foi escolhido como “Patologista mais influente do mundo”, através de uma votação promovida pela revista britânica «The Patologist».
O Professor Sobrinho Simões visitou-nos a convite do Clube Ciência Viva da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, coordenado pelo professor Manuel Alberto Pereira.
No âmbito desta visita, o Professor Sobrinho Simões presenteou os alunos do 12º Ano com uma palestra intitulada “A saúde e as doenças ao longo da vida”, que decorreu no auditório polivalente Ivone Ferreira.
Detentor de uma capacidade de comunicação única, seduziu-nos com a sua linguagem simples e de fácil compreensão para todos aqueles que tiveram o privilégio de o ouvir. Uma forma de comunicar usada com mestria para falar de temas complexos.
Tratou-se, sem qualquer sombra de dúvida, de um momento de partilha de saber e conhecimento, reconhecidamente inquestionáveis, interpelando a reflexão de todos sobre questões atuais, como os impactos causados na Saúde enquanto sinónimo de Bem-Estar. Tais impactos refletem-se na evolução da relação saúde/doença, por exemplo, na importância dos diagnósticos precoces, pela aquisição e manutenção de hábitos saudáveis no estilo de vida atual, no microbioma, pelo aumento da longevidade da vida humana, sem acautelar as consequências dos problemas criados pelas comorbilidades associadas ao envelhecimento e pela manutenção da saúde ambiental. E estes impactos são muito mais significativos do que os fatores genéticos. Usando uma citação “A saúde é mais diversa do que a doença (…). O problema das “doenças” suscita uma abordagem muito diferente de caso para caso, em grande parte porque as doenças dão muito mais votos e dinheiro do que a Saúde.”
Terminamos este texto, referindo que o Professor Manuel Sobrinho Simões, apesar dos seus 77 anos e de se encontrar aposentado, mantém intensa colaboração com o Hospital Universitário de São João, e com o IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto), por si fundado em 1989.

Para conhecer um pouco melhor este extraordinário ser humano e incansável investigador, recomendamos a leitura de “A Última Lição de Manuel Sobrinho Simões”, da autoria de Luís Osório, editado em julho de 2024 pela Contraponto Editores.

parcerias