Corta Mato Entre Douro e Vouga: Vale de Cambra |16 de janeiro

cortamato26

Esta edição do Corta-Mato não foi para qualquer um. Foi para aqueles que, apesar do frio, da chuva e da lama, aceitaram o desafio de correr pela SUA ESCOLA.
Estes alunos, que “aqueceram” e se colocaram na linha de partida sob um temporal persistente, vestindo com orgulho a camisola da FERREIRA DE CASTRO, merecem o nosso reconhecimento. Destacaram-se pela sua capacidade atlética, pela coragem demonstrada e pela boa disposição com que se mantiveram focados no que realmente importa: correram por si, mas sobretudo por todos nós, permitindo que fosse escrita mais uma página brilhante na representação da NOSSA Escola.
Poderíamos acrescentar que "uma vez mais, a equipa de juvenis femininos se sagrou campeã do Entre Douro e Vouga e garantiu a presença no Campeonato Nacional, no Algarve, nos dias 27 e 28 de fevereiro, com uma atleta a alcançar o segundo lugar, confirmando a sua excecional preparação física e mental. Poderíamos ainda referir que os infantis B, masculinos e femininos, alcançaram coletivamente o segundo lugar, deixando antever muitas conquistas futuras.”

Mas preferimos dizer apenas: OBRIGADO a estes alunos que, neste dia, tão bem nos representaram!



Projeto eTwinning na sala 2 do JI de Outeiro: PEDAÇOS DE NÓS: “Cada pedaço importa, juntos brilhamos!”

papelji

“Pieces of Us” é um projeto artístico colaborativo criado para que crianças em idade pré-escolar explorem a criatividade, a cooperação e a sustentabilidade, por meio da arte.
O projeto teve início no mês de novembro de 2025 e terminará no mês de março de 2026.
Mensalmente, crianças de diferentes países criam obras de arte coletivas utilizando principalmente materiais recicláveis/reciclados ou naturais. O projeto visa desenvolver as habilidades sociais e artísticas das crianças, ao mesmo tempo que as ajuda a compreender a importância da proteção ambiental e a valorizar cada contribuição.
Além disso, promove o intercâmbio cultural e a união na diversidade; fomenta a sustentabilidade e hábitos ecológicos; ajuda as crianças a compreenderem o valor da reutilização, da redução do desperdício e do cuidado com o meio ambiente e incute a inclusão e a empatia.
Este projeto artístico conta com 30 membros de 10 países: Portugal (7), Espanha (6), Turquia (5), Polónia (3), Roménia (2), Grécia (2), Macedónia do Norte (2), Geórgia (1), Lituânia (1) e Itália (1).

Ler mais...

saude

Na passada segunda-feira, 28 de abril, o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro recebeu a visita do Professor Manuel Sobrinho Simões, médico, prestigiado investigador na área da Anatomia Patológica e detentor de um imenso curriculum vitӕ que fala por si só, tratando-se de um verdadeiro “influencer” de boas práticas em investigação e de conhecimento em todo o mundo, facto confirmado e mundialmente reconhecido em 2015 quando foi escolhido como “Patologista mais influente do mundo”, através de uma votação promovida pela revista britânica «The Patologist».
O Professor Sobrinho Simões visitou-nos a convite do Clube Ciência Viva da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, coordenado pelo professor Manuel Alberto Pereira.
No âmbito desta visita, o Professor Sobrinho Simões presenteou os alunos do 12º Ano com uma palestra intitulada “A saúde e as doenças ao longo da vida”, que decorreu no auditório polivalente Ivone Ferreira.
Detentor de uma capacidade de comunicação única, seduziu-nos com a sua linguagem simples e de fácil compreensão para todos aqueles que tiveram o privilégio de o ouvir. Uma forma de comunicar usada com mestria para falar de temas complexos.
Tratou-se, sem qualquer sombra de dúvida, de um momento de partilha de saber e conhecimento, reconhecidamente inquestionáveis, interpelando a reflexão de todos sobre questões atuais, como os impactos causados na Saúde enquanto sinónimo de Bem-Estar. Tais impactos refletem-se na evolução da relação saúde/doença, por exemplo, na importância dos diagnósticos precoces, pela aquisição e manutenção de hábitos saudáveis no estilo de vida atual, no microbioma, pelo aumento da longevidade da vida humana, sem acautelar as consequências dos problemas criados pelas comorbilidades associadas ao envelhecimento e pela manutenção da saúde ambiental. E estes impactos são muito mais significativos do que os fatores genéticos. Usando uma citação “A saúde é mais diversa do que a doença (…). O problema das “doenças” suscita uma abordagem muito diferente de caso para caso, em grande parte porque as doenças dão muito mais votos e dinheiro do que a Saúde.”
Terminamos este texto, referindo que o Professor Manuel Sobrinho Simões, apesar dos seus 77 anos e de se encontrar aposentado, mantém intensa colaboração com o Hospital Universitário de São João, e com o IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto), por si fundado em 1989.

Para conhecer um pouco melhor este extraordinário ser humano e incansável investigador, recomendamos a leitura de “A Última Lição de Manuel Sobrinho Simões”, da autoria de Luís Osório, editado em julho de 2024 pela Contraponto Editores.

parcerias