|Provas e Exames 2025 - 2026

ANO LETIVO 2025/2026


 

Crónica de uma Viagem: Entre a História, o Palco e... as Osgas!

cronica

Nos passados dias 24 e 25 de março, as nossas turmas trocaram as secretárias pela estrada numa visita de estudo interdisciplinar que nos levou de Peniche a Lisboa. Foram dois dias intensos, onde a História saltou dos manuais para a vida real (e alguns insetos saltaram para cima de nós).

Dia 1: Da Resistência ao Palco
A aventura começou cedo — muito cedo. Às 6h00 da manhã, três autocarros partiam rumo a Peniche. O destino? O Museu da Resistência e da Liberdade. No Forte de Peniche, mergulhámos na memória sombria do regime de Salazar e honrámos as vítimas da ditadura. Foi um momento de silêncio e reflexão necessários antes de seguirmos viagem.
À tarde, o cenário mudou para Mafra. Assistimos à representação teatral de “Memorial do Convento”. Ver a obra de Saramago ganhar vida ajudou a visualizar a construção monumental daquele palácio, entre o suor dos operários e os sonhos de Blimunda e Baltasar.
A noite foi passada no Camping de Monsanto. Digamos que o "são convívio" foi garantido, embora alguns alunos tenham descoberto que não são propriamente fãs da fauna local. Insetos e osgas tentaram fazer-nos companhia nos bungalows, provocando alguns gritos dignos de um filme de terror (Help! Help!), mas nada que impedisse o merecido descanso!

Dia 2: Dividir para Conquistar Lisboa
O dia 25 começou com um pequeno-almoço revigorante e a descida à capital. Aqui, as rotas separaram-se:

• Turmas A, B e C: no Museu dos Coches, um peddy paper pôs à prova a atenção de todos. Entre carruagens douradas, coches e berlindas, aprenderam que viajar antigamente era bem mais "estiloso" (embora sem Wi-Fi). Seguiu-se uma passagem solene pelo Memorial aos Combatentes do Ultramar, pela capela de D. Nuno Álvares Pereira e pelos icónicos Torre de Belém e Padrão dos Descobrimentos.
• Turma D: Investigou a economia no Museu do Dinheiro.
• Turma E: Explorou o design e a moda no MUDE.
• Turma F: Perdeu-se (metaforicamente, esperamos!) nos encantos da Baixa e do Chiado.


A tarde foi marcada pela visita ao Mosteiro dos Jerónimos, onde admirámos o estilo manuelino e visitámos os túmulos de gigantes como Alexandre Herculano, Camões, Vasco da Gama e Fernando Pessoa. O almoço foi ao estilo "Fórmula 1" — rápido para aproveitar cada segundo —, permitindo ainda um passeio pelo Centro Cultural de Belém, Jardim do Império e zona envolvente.


O Regresso à Realidade
Às 17h30, iniciámos o regresso a Oliveira de Azeméis. Foi o tempo ideal para pôr o sono em dia no autocarro, porque a realidade não perdoa: no dia seguinte, às 8h25, a Ferreira de Castro já nos esperava para as aulas.
Foi uma viagem inesquecível, onde reforçámos laços, aprendemos fora da caixa e provámos que sobrevivemos a qualquer osga ou aranha que se atravesse no nosso caminho!



Orçamento Participativo das Escolas | 2026

 
   

 

saude

Na passada segunda-feira, 28 de abril, o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro recebeu a visita do Professor Manuel Sobrinho Simões, médico, prestigiado investigador na área da Anatomia Patológica e detentor de um imenso curriculum vitӕ que fala por si só, tratando-se de um verdadeiro “influencer” de boas práticas em investigação e de conhecimento em todo o mundo, facto confirmado e mundialmente reconhecido em 2015 quando foi escolhido como “Patologista mais influente do mundo”, através de uma votação promovida pela revista britânica «The Patologist».
O Professor Sobrinho Simões visitou-nos a convite do Clube Ciência Viva da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, coordenado pelo professor Manuel Alberto Pereira.
No âmbito desta visita, o Professor Sobrinho Simões presenteou os alunos do 12º Ano com uma palestra intitulada “A saúde e as doenças ao longo da vida”, que decorreu no auditório polivalente Ivone Ferreira.
Detentor de uma capacidade de comunicação única, seduziu-nos com a sua linguagem simples e de fácil compreensão para todos aqueles que tiveram o privilégio de o ouvir. Uma forma de comunicar usada com mestria para falar de temas complexos.
Tratou-se, sem qualquer sombra de dúvida, de um momento de partilha de saber e conhecimento, reconhecidamente inquestionáveis, interpelando a reflexão de todos sobre questões atuais, como os impactos causados na Saúde enquanto sinónimo de Bem-Estar. Tais impactos refletem-se na evolução da relação saúde/doença, por exemplo, na importância dos diagnósticos precoces, pela aquisição e manutenção de hábitos saudáveis no estilo de vida atual, no microbioma, pelo aumento da longevidade da vida humana, sem acautelar as consequências dos problemas criados pelas comorbilidades associadas ao envelhecimento e pela manutenção da saúde ambiental. E estes impactos são muito mais significativos do que os fatores genéticos. Usando uma citação “A saúde é mais diversa do que a doença (…). O problema das “doenças” suscita uma abordagem muito diferente de caso para caso, em grande parte porque as doenças dão muito mais votos e dinheiro do que a Saúde.”
Terminamos este texto, referindo que o Professor Manuel Sobrinho Simões, apesar dos seus 77 anos e de se encontrar aposentado, mantém intensa colaboração com o Hospital Universitário de São João, e com o IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto), por si fundado em 1989.

Para conhecer um pouco melhor este extraordinário ser humano e incansável investigador, recomendamos a leitura de “A Última Lição de Manuel Sobrinho Simões”, da autoria de Luís Osório, editado em julho de 2024 pela Contraponto Editores.

parcerias