Feira do Livro | Edição 2025

feiralivroprograma



 

Greve do Pessoal Não Docente da função pública | 12 de dezembro

Em virtude da greve do pessoal não docente, a Escola encontra-se a funcionar com algumas limitações pelo que se solicita aos encarregados de educação que se mantenham atentos às comunicações da escola.

A reprografia, o bufete, a papelaria e a biblioteca não têm apoio de assistentes operacionais. 

Elisabete Tavares

A diretora


 

Debate e Votação | Parlamento dos Jovens

PJovens Sessao divulga acoes

Clica na imagem para conhecer as listas candidatas.


 

Estudantes dos cursos profissionais de técnico de gestão e de qualidade realizaram visita de estudo interdisciplinar ao Porto e a Vila Nova de Gaia

visitaintertg

No passado dia 20 de novembro, os alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Gestão e Técnico de Qualidade participaram numa visita de estudo ao Porto e a Vila Nova de Gaia, com o objetivo de articular conhecimentos teóricos com contextos reais e proporcionar experiências de aprendizagem significativas em áreas como gestão, controlo de qualidade, processos produtivos e experiência do cliente.
A atividade teve, ainda, como propósito estimular a capacidade de observação, análise crítica e interpretação de processos industriais, comerciais e sensoriais, promover o contacto direto com setores tradicionais e inovadores da economia nacional e desenvolver competências sociais, relacionais e de trabalho em equipa.
Um dia de aprendizagem fora da sala de aula.

Ler mais...

adritem Sandra Sá Costa

No dia 6 de maio, os alunos do 10.º ano dos Cursos Profissionais participaram no evento “Achas que consegues aguentar?”, promovido pela ADRITEM, no Centro Empresarial de Loureiro.

Nesse evento um grupo de alunos do nosso Agrupamento ficou em 4.º lugar num concurso de empreendedorismo. 

A ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria – promove diversas iniciativas que incentivam a participação dos alunos em atividades educativas e comunitárias. Os alunos tiveram a oportunidade de participar em atividades educativas, onde foram desafiados a identificar problemas reais na escola e a propor soluções criativas, sustentáveis e tecnológicas. Ao longo do projeto, os participantes desenvolveram ideias relacionadas com o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, situações de bullying e até com a saúde. A abordagem prática permitiu-lhes não só refletir sobre desafios do dia a dia, mas também aplicar conceitos de empreendedorismo e cidadania ativa.

O impacto desta participação estendeu-se para além deste dia, uma vez que os mentores do 10.º PI – Guilherme Fernandes, Mariana Loureiro e Juan Harriz – e do 10.º TD – Maria Carlota e Mara Ferreira – foram convidados a participar no “1.º Evento com Foco em Projetos Inovadores que Melhoram a Saúde Mental e a Felicidade no Trabalho”, que se realizou no dia 10 de maio, no mesmo local. No dia do evento,  os alunos assistiram a uma série de palestras sobre diversos tópicos, como a organização de uma empresa, a captação da audiência para os produtos, exemplos de grandes empresas da área industrial de Loureiro, a distribuição do capital pelo mundo, a criação de empresas com propósito e missão, o futuro da tecnologia e o seu efeito no mercado de trabalho, bem como a relação entre empregador e empregado. Entre estas palestras, foram realizados vários workshops destinados a treinar os participantes na criação e desenvolvimento de uma empresa, nos quais trocaram e avaliaram ideias com os restantes participantes, criaram o MVP (Minimum Viable Product) da sua empresa e apresentaram o projeto a um grupo de jurados mock-up, antes da apresentação final aos “tubarões”. Um dos grupos da turma 10.º PI/TD, composto por Mariana Loureiro e Mara Ferreira, alcançou o 4.º lugar na final, entre um total de 60 participantes.

A experiência foi enriquecedora e envolveu o trabalho em equipa, análise crítica e criatividade. Os alunos demonstraram entusiasmo ao explorar formas de transformar problemas em oportunidades, consolidando conhecimentos e desenvolvendo competências essenciais para o futuro.

parcerias