Informação - mês de agosto

 

A Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro encontrar-se-á encerrada de 18 a 22 de agosto de 2025

 De 4 a 14 de agosto e de 25 a 29 de agosto, ter em atenção o seguinte:

  •  Serviços de Administração Escolar

ATENDIMENTO PRESENCIAL

Segunda-feira, terça-feira, quinta-feira e sexta-feira: 9:00 - 16:00

Quarta-feira: 9:00 - 14:00

 

  • Entrega dos KITS Escola DIGITAL

12 a 14 de agosto  e 25 a 29 de agosto

8:30-11:30

13:00- 17:00

 

  • Direção do Agrupamento

Marcação de atendimento presencial via email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

  • Serviço de Psicologia e Orientação

Marcação de atendimento presencial via email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

  • Centro Qualifica

Marcação de atendimento presencial  via email  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

  •  Durante o mês de agosto, os estabelecimentos do 1.º ciclo e do Pré-Escolar encontram-se encerrados. Caso seja necessário, devem dirigir-se à Escola-sede. 

 Qualquer dúvida, contacte 256666070 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


 

AFIXAÇÃO DOS RESULTADOS DA 2.ª FASE dos Exames Nacionais do Ensino Secundário

AFIXAÇÃO DOS RESULTADOS DA 2.ª FASE dos Exames Nacionais do Ensino Secundário - 5 de agosto.

PEDIDOS DE CONSULTA DE PROVA – 2.ª FASE 5 e 6 de agosto

FASES DO PROCESSO DE REAPRECIAÇÃO
No processo de reapreciação há a considerar duas fases distintas:

a) A consulta das provas, que se destina a permitir que o aluno possa conhecer a classificação que foi atribuída a cada questão da prova;

b) A reapreciação propriamente dita, que tem início quando o aluno, após a consulta da prova, entende prosseguir o processo de reapreciação e, por esse motivo, apresenta o requerimento de reapreciação e a alegação.


Os Modelos JNE números 09, 10, 12, 12-A, 14 e 14-A são para utilização por parte dos alunos/encarregados de educação interessados e encontram-se disponíveis, em formato digital, para preenchimento em computador, no sítio do JNE [AQUI].

 


adritem Sandra Sá Costa

No dia 6 de maio, os alunos do 10.º ano dos Cursos Profissionais participaram no evento “Achas que consegues aguentar?”, promovido pela ADRITEM, no Centro Empresarial de Loureiro.

Nesse evento um grupo de alunos do nosso Agrupamento ficou em 4.º lugar num concurso de empreendedorismo. 

A ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria – promove diversas iniciativas que incentivam a participação dos alunos em atividades educativas e comunitárias. Os alunos tiveram a oportunidade de participar em atividades educativas, onde foram desafiados a identificar problemas reais na escola e a propor soluções criativas, sustentáveis e tecnológicas. Ao longo do projeto, os participantes desenvolveram ideias relacionadas com o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, situações de bullying e até com a saúde. A abordagem prática permitiu-lhes não só refletir sobre desafios do dia a dia, mas também aplicar conceitos de empreendedorismo e cidadania ativa.

O impacto desta participação estendeu-se para além deste dia, uma vez que os mentores do 10.º PI – Guilherme Fernandes, Mariana Loureiro e Juan Harriz – e do 10.º TD – Maria Carlota e Mara Ferreira – foram convidados a participar no “1.º Evento com Foco em Projetos Inovadores que Melhoram a Saúde Mental e a Felicidade no Trabalho”, que se realizou no dia 10 de maio, no mesmo local. No dia do evento,  os alunos assistiram a uma série de palestras sobre diversos tópicos, como a organização de uma empresa, a captação da audiência para os produtos, exemplos de grandes empresas da área industrial de Loureiro, a distribuição do capital pelo mundo, a criação de empresas com propósito e missão, o futuro da tecnologia e o seu efeito no mercado de trabalho, bem como a relação entre empregador e empregado. Entre estas palestras, foram realizados vários workshops destinados a treinar os participantes na criação e desenvolvimento de uma empresa, nos quais trocaram e avaliaram ideias com os restantes participantes, criaram o MVP (Minimum Viable Product) da sua empresa e apresentaram o projeto a um grupo de jurados mock-up, antes da apresentação final aos “tubarões”. Um dos grupos da turma 10.º PI/TD, composto por Mariana Loureiro e Mara Ferreira, alcançou o 4.º lugar na final, entre um total de 60 participantes.

A experiência foi enriquecedora e envolveu o trabalho em equipa, análise crítica e criatividade. Os alunos demonstraram entusiasmo ao explorar formas de transformar problemas em oportunidades, consolidando conhecimentos e desenvolvendo competências essenciais para o futuro.

projetos25