Convite | Mostra Prosseguimento de Estudos & Orientação Vocacional

mostr25


 

Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

ubuntu

(clicar na imagem para visualizar o vídeo das atividades)

A Academia de Líderes UBUNTU chegou à Escola Ferreira de Castro na semana de 06 a 10 de fevereiro, com a turma B do 8º ano.
É um programa de educação não-formal, que pretende promover competências pessoais, sociais e cívicas dos participantes, capacitando-os como agentes de mudança ao serviço da comunidade, ajudando a construir uma comunidade mais participativa, justa e solidária.
Assim, inserido nas atividades da Academia, as Técnicas do Agrupamento desenvolveram uma semana intensiva de trabalho com os jovens que objetivou: formar para a liderança servidora;
trabalhar o sentido e o propósito de vida; promover as suas competências socioemocionais; capacitar para a mediação de conflitos, negociação, colaboração e trabalho de equipa e mobilizar para a criação de soluções conjuntas para os problemas da comunidade.
Acreditamos que este projeto de formação tem um potencial de impacto muito grande no percurso pessoal e escolar dos jovens.
Neste programa, participaram 24 alunos, as 5 psicólogas e a educadora social do Agrupamento. A avaliação dos alunos foi muito positiva, quer qualitativa quer quantitativamente sobre as dinâmicas promovidas: de 0 a 10 valores, os alunos classificaram a organização com 9.4; a avaliação global da semana com 9.5 e a utilidade da formação para a vida pessoal com 9.3.
Através desta iniciativa, pretende-se criar o CLUBE UBUNTU com esta turma, com reuniões mensais, de forma a darmos continuidade às temáticas trabalhadas para que, no próximo ano letivo, esta formação e clube se possam estender a outros alunos.

projetos25