EB1 Lações une-se ao Rotary Club numa iniciativa de Reflorestação.

rcoazflorestar
O Projeto Renascer Azeméis – Educar e Reflorestar, uma iniciativa do Rotary Club de Oliveira de Azeméis, deu um passo significativo com uma ação de plantação de árvores que uniu a comunidade escolar e a Federação de Motociclismo de Portugal. No dia 2 de dezembro, os alunos do primeiro ciclo da Escola de Lações estiveram presentes na iniciativa "Vamos plantar uma árvore" na Escola Ferreira de Castro, num esforço de reflorestação e sensibilização ambiental com foco nas áreas afetadas pelos incêndios no ano passado.

O projeto, lançado em dezembro de 2024, visa a reflorestação da área ardida no grande incêndio de setembro daquele ano. Esta iniciativa, que na passada terça feira levou à escola sede de Agrupamento dezenas de alunos do primeiro ciclo da escola de Lações, terminou com a distribuição de uma banda desenhada sobre as árvores da região e com os alunos a irem para o exterior efetuar a plantação, pondo em prática os ensinamentos da disciplina de Cidadania.

Feira do Livro | Edição 2025

feiralivroprograma



 

Debate e Votação | Parlamento dos Jovens

PJovens Sessao divulga acoes

Clica na imagem para conhecer as listas candidatas.


 

MOBILIDADE PESSOAL DOCENTE | Projeto Erasmus KA1-VET

ERASMUSvetlogoAVISO DE ABERTURA SELECÇÃO DE STAFF (PESSOAL DOCENTE) - JOB SHADWOING

Mobilidade de Job Shadowing com Dupla Função de Acompanhamento de Alunos.


Está aberto por um período de oito dias úteis, 09 de dezembro a 18 de dezembro o procedimento concursal para seleção de pessoal docente (6 participantes) para a constituição de uma bolsa de interessados na realização de jobshadowing com Dupla Função de Acompanhamento de Alunos para aperfeiçoamento de competências profissionais, no âmbito da estratégia de internacionalização do Agrupamento do Agrupamento - Eixo VI do Projeto Educativo, financiados pelo Programa Erasmus+ Educação e Formação, candidatura 2022/2027.


Os interessados devem consultar a informação disponível [AQUI] em particular os CRITÉRIOS DE SELEÇÃO.

Formulário de Candidatura: [AQUI]


 

parlamentoeuropeu25

A Voz dos Jovens: Participação na sessão regional do EYP

Entre os dias 14 e 16 de novembro de 2025, eu, Francisca Bastos, com mais seis colegas Afonso Fazenda, Clara Pinto, Emanuel Fernandes, Mafalda Mortágua, Pedro Alves e Tatiana Borges, dedicados ao debate, à cidadania e ao fortalecimento do espírito europeu, tivemos a oportunidade de participar na Sessão Regional do Parlamento Europeu dos Jovens, realizada em Portimão. Esta experiência representou muito mais do que uma atividade extracurricular, foi uma verdadeira imersão no diálogo democrático, na construção de ideias e no confronto saudável de perspetivas que podem moldar o futuro da Europa.
Acompanhados pela professora Ana Paula Azinheira, conscientes da responsabilidade de representar a nossa comunidade escolar e movidos pela curiosidade de quem procura compreender o mundo para além dos manuais, abraçamos a aventura que o evento proporcionou. Ao longo de três dias participamos em debates colaborativos, ouvimos, argumentamos e aprendemos a encarar cada questão com espírito crítico e respeito pela diversidade de opiniões.
A experiência foi também um espaço de encontro, convivência e crescimento pessoal. Entre momentos de partilha, pequenas conquistas, o nervosismo inicial e o orgulho final, reforçamos a consciência do valor da participação ativa.
No regresso, trouxemos não apenas o cansaço de dias intensos, mas sobretudo a certeza de que o debate informado e a participação ativa são pilares indispensáveis de uma Europa mais justa, mais inclusiva e mais consciente do papel dos seus jovens cidadãos.
Participar no Parlamento Europeu dos Jovens, em Portimão, não foi apenas viver um evento, foi assumir um compromisso. Um compromisso com o pensamento crítico, com a cidadania e com a vontade de contribuir para um futuro em que cada voz conta e em que a voz dos jovens se faz ouvir com força, propósito e esperança.


Autora: Francisca Bastos 11.º E

parcerias