Visita de estudo ao i3S e Laboratório Aberto - Aula Laboratorial

1745 Teresa Valente

Os alunos das turmas A, D, E e F do 11.º Ano, que frequentam a disciplina de Biologia e Geologia, acompanhados pela Professora Teresa Valente, realizaram no dia 21 de novembro durante a manhã uma visita ao i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde onde tiveram oportunidade de contactar com o mundo da investigação e da sua importância para a evolução científica. Foi neste âmbito que conheceram a investigadora Mariana Osswald que partilhou connosco o trabalho de investigação pós-doutoral, que neste momento desenvolve, com o objetivo de compreender os mecanismos que garantem a arquitetura e integridade dos tecidos em epitélios proliferativos.
Após a pausa para um almoço partilhado nas imediações do Instituto, partimos para o Laboratório Aberto, para a realização da atividade
"Tratamento do Cancro: caracterização genética de Tumores"; nesta atividade os alunos tiveram oportunidade de utilizar algumas Ferramentas da Biologia Molecular, nomeadamente análise de Perfis por Sanger e por Microarrays, e perceber como é que estas técnicas contribuem para a caracterização genética dos doentes e para a determinação das Terapias a aplicar.
Foi um dia muito enriquecedor, com muitas aprendizagens significativas importantes, e muito divertido.

Portimão 2025 - Sessão Regional do Parlamento Europeu dos Jovens

parlamentoeuropeu25

A Voz dos Jovens: Participação na sessão regional do EYP

Entre os dias 14 e 16 de novembro de 2025, eu, Francisca Bastos, com mais seis colegas Afonso Fazenda, Clara Pinto, Emanuel Fernandes, Mafalda Mortágua, Pedro Alves e Tatiana Borges, dedicados ao debate, à cidadania e ao fortalecimento do espírito europeu, tivemos a oportunidade de participar na Sessão Regional do Parlamento Europeu dos Jovens, realizada em Portimão. Esta experiência representou muito mais do que uma atividade extracurricular, foi uma verdadeira imersão no diálogo democrático, na construção de ideias e no confronto saudável de perspetivas que podem moldar o futuro da Europa.
Acompanhados pela professora Ana Paula Azinheira, conscientes da responsabilidade de representar a nossa comunidade escolar e movidos pela curiosidade de quem procura compreender o mundo para além dos manuais, abraçamos a aventura que o evento proporcionou. Ao longo de três dias participamos em debates colaborativos, ouvimos, argumentamos e aprendemos a encarar cada questão com espírito crítico e respeito pela diversidade de opiniões.
A experiência foi também um espaço de encontro, convivência e crescimento pessoal. Entre momentos de partilha, pequenas conquistas, o nervosismo inicial e o orgulho final, reforçamos a consciência do valor da participação ativa.
No regresso, trouxemos não apenas o cansaço de dias intensos, mas sobretudo a certeza de que o debate informado e a participação ativa são pilares indispensáveis de uma Europa mais justa, mais inclusiva e mais consciente do papel dos seus jovens cidadãos.
Participar no Parlamento Europeu dos Jovens, em Portimão, não foi apenas viver um evento, foi assumir um compromisso. Um compromisso com o pensamento crítico, com a cidadania e com a vontade de contribuir para um futuro em que cada voz conta e em que a voz dos jovens se faz ouvir com força, propósito e esperança.


Autora: Francisca Bastos 11.º E

Exposição 10.º ano «Os Lusíadas» - Reflexões do Poeta

 jogotabuleiro

 

No âmbito da disciplina de Português e a propósito do estudo das Reflexões do Poeta referentes à obra 'Os Lusíadas' do nosso poeta maior, Luís de Camões, foi proposto aos alunos do 10.º A e 10.º B que concebessem, de uma maneira criativa, um objeto (físico ou digital) que refletisse a aprendizagem desses excertos. Os alunos experimentaram o caminho alto e fragoso de que nos fala o poeta. Os resultados só podiam ter sido muito bons: livros, diários, manuscritos, contos digitais, blogs, vídeos, jogos de tabuleiro, jogos de cartas, quizizz, escapeRoom, malas temáticas, cubos, uma Ilha dos Amores... E uma exposição na Biblioteca da Escola Ferreira de Castro. Estão, por isso, de parabéns!


 

A Project Management System for a Better Quality of Teaching

erasmusstoc

No âmbito do Projeto PROJECT 2024-2-PT01-KA122-ADU-000287903 | AS CORES UNIDAS DA EUROPA, do Programa Erasmus + ADULTOS, entre os dias 9 e 16 de novembro, a assistente administrativa, Ercília Bastos, e os docentes Margarida Pires, Teresa de Jesus e Vítor Amorim, do nosso Agrupamento, estiveram em Mobilidade, na cidade de Gdansk, Polónia, para participar no curso estruturado “A Project Management System for a Better Quality of Teaching”.
O objetivo principal era participar num curso estruturado de gestão de projetos e permitiu conhecer a utilidade de diversas ferramentas de gestão de projetos.
De um ponto de vista profissional, a formação permitiu alargar significativamente a compreensão da gestão de projetos na Educação.
O curso foi dinâmico e prático. O contacto com colegas de diferentes países acrescentou-lhe uma dimensão internacional que enriqueceu imenso as nossas discussões e reflexões sobre os desafios comuns que o setor educativo enfrenta.
Sentiu-se que cada sessão reforçou competências essenciais, desde o planeamento estratégico ao trabalho colaborativo.
Foi um curso prático, dinâmico e ligado à realidade das escolas europeias. Foi além das nossas expectativas.
Participar nesta Mobilidade Erasmus, convictamente, deu-nos ferramentas e competências para desenvolver a autoconsciência do papel de professor/formador e reforçar o trabalho de equipa.
Desta forma, atividades de planeamento de projetos e processos para a gestão bem-sucedida de recursos, comunicação, riscos e mudanças serão uma mais-valia para o enriquecimento do Agrupamento e para a qualidade da formação de adultos.
Reforçando este enriquecimento profissional, há um outro enriquecimento: humano e cultural.
Nesta viagem, inesquecível foi a imersão cultural, pois tivemos a oportunidade única de participar na Parada do Dia da Independência da Polónia. Ver o fervor patriótico, o movimento de solidariedade e o espírito da comunidade em Gdansk teve em nós um grande impacto e foi uma lição de História e resiliência.
A forma afetuosa, amistosa e hospitaleira como fomos recebidos fez-nos sentir como se já nos conhecessemos e fizessemos parte da comunidade.

astronomia
Na rubrica "O Espaço vai à Escola" promovida pelo ESERO Portugal e em representação do NUCLIO, o cientista Álvaro Folhas visitou o nosso Agrupamento.
Convidado por professores da secção especializada de Ciências Físico-Químicas, este cientista realizou, no passado dia 27, três palestras, uma para cada ciclo de ensino, reforçando a importância da Astronomia e das Ciências do Espaço no nosso quotidiano e no conhecimento científico e tecnológico. Passaram pela Sala Polivalente, centenas de alunos, num dia intenso.
As turmas do 5oC e do 5oD tiveram oportunidade de ficar a conhecer um pouco da história da astronomia, realizar uma viagem virtual pelo Sistema Solar, ficar com uma noção das distâncias entre os planetas e verificar através de um espectroscópio, feito de materiais caseiros, que a luz solar se decompõem em diferentes cores. No final ainda houve tempo para o lançamento de um pequeno foguetão.
Na segunda palestra, destinada às turmas do 7o ano, voltou-se a falar da história da Astronomia, nos diferentes tipos de telescópios que existem e das suas principais características. Explorou-se igualmente, através de uma simulação online, o céu que iriamos ter na noite desse dia. Os alunos aproveitaram para ficar a saber mais sobre estrelas e constelações.
Na última palestra estiveram presentes todas as turmas do 11o ano do curso Ciências e Tecnologias. Os alunos destas turmas ficaram a saber que é possível, a partir de casa, controlar remotamente um telescópio ultrassofisticado colocado no cimo de um vulcão inativo, situado no Havai, e recolher imagens de corpos celestes que estão para além da nossa galáxia. O investigador partilhou e comentou com os presentes algumas imagens por si obtidas de nebulosas e de supernovas. Apresentou e descreveu ainda dois telescópios que usa regularmente.
Em todas as palestras, os alunos revelaram interesse e estabeleceram uma boa comunicação com o orador.

parcerias