Convite | Mostra Prosseguimento de Estudos & Orientação Vocacional

cartazweb


 

Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

astronomia
Na rubrica "O Espaço vai à Escola" promovida pelo ESERO Portugal e em representação do NUCLIO, o cientista Álvaro Folhas visitou o nosso Agrupamento.
Convidado por professores da secção especializada de Ciências Físico-Químicas, este cientista realizou, no passado dia 27, três palestras, uma para cada ciclo de ensino, reforçando a importância da Astronomia e das Ciências do Espaço no nosso quotidiano e no conhecimento científico e tecnológico. Passaram pela Sala Polivalente, centenas de alunos, num dia intenso.
As turmas do 5oC e do 5oD tiveram oportunidade de ficar a conhecer um pouco da história da astronomia, realizar uma viagem virtual pelo Sistema Solar, ficar com uma noção das distâncias entre os planetas e verificar através de um espectroscópio, feito de materiais caseiros, que a luz solar se decompõem em diferentes cores. No final ainda houve tempo para o lançamento de um pequeno foguetão.
Na segunda palestra, destinada às turmas do 7o ano, voltou-se a falar da história da Astronomia, nos diferentes tipos de telescópios que existem e das suas principais características. Explorou-se igualmente, através de uma simulação online, o céu que iriamos ter na noite desse dia. Os alunos aproveitaram para ficar a saber mais sobre estrelas e constelações.
Na última palestra estiveram presentes todas as turmas do 11o ano do curso Ciências e Tecnologias. Os alunos destas turmas ficaram a saber que é possível, a partir de casa, controlar remotamente um telescópio ultrassofisticado colocado no cimo de um vulcão inativo, situado no Havai, e recolher imagens de corpos celestes que estão para além da nossa galáxia. O investigador partilhou e comentou com os presentes algumas imagens por si obtidas de nebulosas e de supernovas. Apresentou e descreveu ainda dois telescópios que usa regularmente.
Em todas as palestras, os alunos revelaram interesse e estabeleceram uma boa comunicação com o orador.

projetos25