O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro galardoado com o Selo de Escola eTwinning 2024-2025

 

esfcastrogalardoada

Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro - OAZ, foi galardoado com o Selo de Escola eTwinning 2024-2025.

Esta é uma grande conquista da equipa eTwinning do nosso Agrupamento, coordenado pela Educador Sónia Gomes!

O anúncio oficial foi publicado na  Plataforma Educativa das Escolas Europeias e noutros canais de notícias do eTwinning e da Comissão Europeia.


 

OFERTA FORMATIVA | ENSINO PROFFSSIONAL | 2024/2025

oferteducativa2425

Pré-inscrição deve submeter neste formulário [AQUI].


 

astronomia
Na rubrica "O Espaço vai à Escola" promovida pelo ESERO Portugal e em representação do NUCLIO, o cientista Álvaro Folhas visitou o nosso Agrupamento.
Convidado por professores da secção especializada de Ciências Físico-Químicas, este cientista realizou, no passado dia 27, três palestras, uma para cada ciclo de ensino, reforçando a importância da Astronomia e das Ciências do Espaço no nosso quotidiano e no conhecimento científico e tecnológico. Passaram pela Sala Polivalente, centenas de alunos, num dia intenso.
As turmas do 5oC e do 5oD tiveram oportunidade de ficar a conhecer um pouco da história da astronomia, realizar uma viagem virtual pelo Sistema Solar, ficar com uma noção das distâncias entre os planetas e verificar através de um espectroscópio, feito de materiais caseiros, que a luz solar se decompõem em diferentes cores. No final ainda houve tempo para o lançamento de um pequeno foguetão.
Na segunda palestra, destinada às turmas do 7o ano, voltou-se a falar da história da Astronomia, nos diferentes tipos de telescópios que existem e das suas principais características. Explorou-se igualmente, através de uma simulação online, o céu que iriamos ter na noite desse dia. Os alunos aproveitaram para ficar a saber mais sobre estrelas e constelações.
Na última palestra estiveram presentes todas as turmas do 11o ano do curso Ciências e Tecnologias. Os alunos destas turmas ficaram a saber que é possível, a partir de casa, controlar remotamente um telescópio ultrassofisticado colocado no cimo de um vulcão inativo, situado no Havai, e recolher imagens de corpos celestes que estão para além da nossa galáxia. O investigador partilhou e comentou com os presentes algumas imagens por si obtidas de nebulosas e de supernovas. Apresentou e descreveu ainda dois telescópios que usa regularmente.
Em todas as palestras, os alunos revelaram interesse e estabeleceram uma boa comunicação com o orador.