Convite | Mostra Prosseguimento de Estudos & Orientação Vocacional

mostr25


 

Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

empreendedorismo
No dia 16 de novembro deslocou-se à Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, uma equipa de monitores da JAP - Júnior Achievement Portugal para apresentar em contexto de sala de aula:
- O Programa A Empresa: é considerado uma best practice pela Comissão Europeia, que desafia alunos do ensino secundário a criar e a gerir uma mini-empresa, ao longo de um ano letivo. Tem subjacente os seguintes objetivos: dotar os jovens com as competências necessárias à elaboração de uma proposta de valor; desmistificar o erro, o risco e a tomada de decisões e incentivar o espírito de iniciativa, de cooperação e de competitividade, através da partilha de experiências, ideias e soluções.
- O Programa Girls Go Circular: o projeto Girls Go Circular pretende, até 2027, dotar 40 000 jovens alunas de toda a Europa, com idades entre os 14 e os 19 anos, de competências digitais e de empreendedorismo, através de um programa de aprendizagem online sobre a economia circular.
 
Esta atividade promovida pela Secção Especializada de Ciências Sociais e Gestão em parceria com a JAP possibilitou a participação de 13 turmas (do 10º., 11º. e 12º. anos) dos Cursos Científicos Humanístico e do Ensino Profissional. Esta iniciativa para além de fomentar a educação para o empreendedorismo permitiu/permitirá explorar temas de Cidadania e Desenvolvimento do secundário, Empreendedorismo, Desenvolvimento Sustentável e Igualdade do Género, estando simultaneamente alinhada com o plano de ações e melhoria do EQAVET. A educação para o empreendedorismo no ensino secundário permite a aquisição de novas competências e novas ferramentas, que poderão ser decisivas na preparação para a vida profissional e pessoal, devendo, neste sentido, o espírito empreendedor ser integrado de forma transversal na educação. Representa ainda uma oportunidade para os nossos jovens se desafiarem a si mesmos, na descoberta de capacidades, atitudes, conhecimentos e de respostas para os problemas com que se identificam.

projetos25