Rumo ao Coração da Democracia Europeia: A nossa jornada por Bruxelas

parlamentoeuropeu

Entre os dias 12 e 14 de maio, vivi, juntamente com mais quatro colegas e a nossa professora, uma experiência verdadeiramente marcante. Eu, Francisca Bastos, e os meus colegas Filipa Rosa, Rodrigo Martins, Rúben Costa e Xavier Andrade tivemos a oportunidade de viajar até Bruxelas, capital da Bélgica, no âmbito do prémio que nos foi atribuído pela nossa participação no concurso “Construir o Futuro Europeu: uma ideia para a Europa”, promovido pela Eurodeputada Ana Miguel Pedro. Esta viagem foi o reconhecimento pelo nosso trabalho e pelo esforço colocado na elaboração de dois textos que refletiam as nossas ideias e visões para um futuro europeu mais justo, solidário e inclusivo.
Acompanhados pela professora Júlia Lopes, partimos com o entusiasmo de quem sabe que está prestes a viver algo único. O objetivo era claro: conhecer melhor as instituições europeias, especialmente o Parlamento Europeu, e mergulhar na atmosfera política, cultural e histórica de uma cidade que é símbolo da unidade europeia. E foi exatamente isso o que aconteceu, superando todas as nossas expectativas.Durante os três dias de viagem, percorremos os pontos mais emblemáticos de Bruxelas, desde a majestosa Grand-Place até ao impressionante Atomium. Absorvemos a riqueza cultural da cidade, surpreendemo-nos com a sua diversidade e deixámo-nos envolver pela sua energia cosmopolita. O ponto alto da nossa visita foi, sem dúvida, a entrada no Parlamento Europeu, onde pudemos assistir de perto ao funcionamento do coração da democracia europeia. Estar naquele espaço foi compreender, com mais clareza, o que significa participar numa democracia que ultrapassa fronteiras e que se constrói com o contributo de milhões de cidadãos.

A viagem, no entanto, foi muito mais do que uma aula de cidadania: foi também um momento de partilha, companheirismo e descoberta pessoal. Entre conversas, risos e percursos a pé por ruas cheias de história, criámos memórias que permanecerão connosco por muito tempo. A convivência entre todos foi extraordinária, e cada instante vivido fortaleceu os laços que nos unem como colegas e como jovens cidadãos conscientes do nosso papel no mundo.

Regressámos a Portugal com o sentimento de missão cumprida, com o orgulho de termos representado a nossa escola e com uma perceção ainda mais profunda daquilo que significa ser europeu. A viagem a Bruxelas não foi apenas um prémio, foi uma lição de vida, uma inspiração e um incentivo a continuar a pensar, a escrever e a agir por um futuro mais justo, mais solidário e mais inclusivo.
Deixamos um agradecimento à professora Júlia Lopes, pelo apoio e motivação que nos deu e por nos ter acompanhado com entusiasmo e dedicação ao longo de todo este caminho. Agradecemos também à professora Cristina Almeida, pelo contributo na construção de um dos textos que nos levou até esta conquista.
Bruxelas não foi apenas um destino no mapa, foram três dias inesquecíveis. Uma cidade onde crescemos e aprendemos. Uma experiência que nos uniu, nos desafiou e nos fez acreditar no impacto das nossas ideias.

Se há algo que esta viagem nos ensinou, é que quando os jovens acreditam nas suas ideias e lutam por elas, não há fronteiras que os impeçam de chegar ao coração da Europa.



Aluna: Francisca Bastos

Visita ao World of Discoveries

f9a6cb2f 7d84 4385 94d4 c6a06a68ae5a Lídia Maria Alves Paiva

As crianças do Jardim do Infância de Vermoim, efetuou uma visita ao World of Discoveries, onde aprendeu algumas noções importantes sobre os Descobrimentos. Adorámos ver as condições onde os marinheiros navegavam, o que comiam, onde dormiam e ainda deliramos com o passeio de barco pelas diferentes civilizações e continentes. Foi uma manhã muito divertida!

ESTAMOS COM FALTA DE SANGUE | APELO À DÁDIVA DE SANGUE / MEDULA ÓSSEA

O IPST.IP, agradece a vossa presença na recolha de sangue que se vai realizar dia 28 de Maio das 9H00 ás 13H00 e das 14H30 ás 18H00, na escola sede do  Agrupamento de Escolas Ferreira em  Castro Oliveira de Azeméis.

Contamos com a vossa colaboração.

Boara lá 1


 

 

parlamentobasico   parlamentosecundario

 

Nos passados dias 18 e 19 de março,  a nossa escola levou a cabo mais uma Sessão Distrital do já muito antigo projeto, Parlamento dos Jovens, uma referência na Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro. 

Francisca Bastos, Leonardo Cunha e Tomás Borges, deputados na Sessão Distrital do Ensino Básico, Joana Barbosa, Stacy Rodrigues e Vasco Ferreira, deputados na Sessão Distrital do Ensino Secundário, e Francisco Silva, secretário da mesa da Sessão Distrital do Ensino Secundário, desempenharam a sua função com maestria e distinção. 

Este ano, inspirados na Liberdade que respiramos há meio século, os nossos deputados assinalaram a data ao discutir e debater o futuro da educação. Com efeito, fizeram ouvir a sua voz e, junto de mais de 30 escolas do distrito de Aveiro, defenderam com orgulho e resiliência os projetos de recomendação que queriam ver representados na Assembleia da República. 

  Foi assim, que após um extenso dia de debates e trabalhos de comissões,  os nossos jovens trouxeram para casa uma vitória singular que reflete não só o trabalho árduo dos participantes, mas também o empenho investido pelos professores coordenadores do projeto.

  Podemos por isso afirmar que, mais do que uma vitória, a nossa escola é premiada com duas medalhas de ouro ao ver eleitas as duas porta-vozes, Francisca Bastos e Joana Barbosa, como representantes eleitas do círculo eleitoral de Aveiro do ensino básico e secundário, respetivamente. 

  Esta “dobradinha” confirma a aposta dos jovens proponentes da nossa escola e assinala o trabalho excecional de todos os elementos das listas,  deixando, simultaneamente, uma nota de incentivo a toda a comunidade escolar.

Mas o nosso sucesso ainda foi mais longe, os nossos deputados foram de tal  forma eficientes na sua argumentação que conseguiram um lugar de destaque para os seus projetos de recomendação. Em Lisboa, o projeto de recomendação da Ferreira de Castro será debatido na Sessão Nacional do Ensino Básico. 

E porque o Parlamento dos Jovens é exatamente ouvir a voz dos alunos, aqui fica o relato de alguns dos seus protagonistas: 

Francisca Bastos, deputada, 9.º ano

O dia 18 foi sem dúvida uma surpresa, fomos ao parlamento de jovens participar na sessão distrital de Aveiro, o nosso objetivo era fazer o melhor possível, surpreender e conseguir um bom projeto de recomendação para apresentar à Assembleia da República. De certa forma, os surpreendidos acabamos mesmo por ser nós. 

Fomos em direção ao Centro de Artes de Águeda, local onde decorreu a sessão e começamos com o período de perguntas ao deputado durante o qual pudemos colocar a nossa questão sobre o tema da habitação. Dando por terminada a cerimónia de abertura, seguimos para a apresentação dos projetos de recomendação das escolas, conhecendo outros deputados e as suas ideias. Prosseguimos para o debate, no qual colocamos perguntas aos nossos colegas acerca das suas medidas e respondemos a questões sobre as nossas propostas. Terminada a fase do debate, na generalidade, passamos para a eleição do projeto base. O nosso projeto foi o eleito!! 

Já na parte da tarde, reunimo-nos em comissões para melhorar o projeto eleito, debatemos as propostas de alteração das medidas iniciais e desta forma obtivemos o projeto de recomendação do círculo eleitoral de Aveiro. 

No penúltimo ponto do dia, elegemos as escolas representantes do distrito  para a sessão nacional.  A nossa escola foi a segunda a ser eleita com 17 votos. E por fim elegemos a porta-voz do nosso círculo eleitoral, a nossa colega Francisca Bastos. A sensação de dever comprido é recompensadora por todo o nosso trabalho desde a apresentação das listas até esta sessão. Fizemos bons colegas, aprendemos com eles e conhecemos várias formas de pensar e sobretudo conhecemos pessoas que confiam em nós para os representarmos. 

Leonardo Cunha, deputado, 8.º ano

Participar na sessão distrital do Parlamento dos jovens foi uma experiência enriquecedora que me permitiu adquirir novas aprendizagens.

Viabilizou diversos momentos de socialização entre escolas que permitiu conhecer novas pessoas e fazer novas amizades.

Tomás Borges, deputado suplente,  8.º ano

"Participar no Parlamento dos Jovens foi uma experiência enriquecedora e positiva que me permitiu adquirir diversos conhecimentos, além de proporcionar momentos de socialização entre alunos. Acho que foi uma experiência muito interessante e penso que todos os alunos deveriam demonstrar interesse e disponibilidade em participar neste tipo de projetos."


Em última análise concluímos que a voz dos jovens é a essência pulsante da mudança e da renovação. Num caminho instável por uma democracia atribulada, os nossos estudantes representam a esperança de uma regeneração nacional dos valores de liberdade, igualdade e justiça.

 

Um agradecimento especial a todos os docentes que contribuíram para o sucesso da nossa delegação, em particular aos coordenadores do projeto, Ana Paula Azinheira, Júlia Lopes e Carlos Matos, por todo o apoio, empenho  e envolvimento no projeto.

Por fim, também agradecemos aos colegas participantes nas listas e aos deputados da sessão escolar que nos deram o seu voto de confiança. 

Nunca se esqueçam que a liberdade e a inclusão, em qualquer dos casos, só são possíveis se lutarmos constantemente por elas.

 

Texto base de Joana Barbosa 12.º A

projetos25