PROCEDIMENTO INTERNO DE DESIGNAÇÃO - PROFESSOR BIBLIOTECÁRIO

 

Nos termos do número 5 da Portaria 192-A/2015, publicita-se  o procedimento concursal para designação interna de um Professor Bibliotecário a desempenhar funções no Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro. 

 

Nos termos do artigo 5.º da referida Portaria, são selecionados e designados para as funções de professor bibliotecário num(a) Agrupamento de Escolas/Escola não Agrupada (AE/ENA) os docentes que, cumulativamente:

a) sejam docentes de carreira de quadro de agrupamento de escolas ou de escola não agrupada ou outros docentes de carreira nele(a) colocados;

b) possuam 4 pontos de formação académica ou contínua na área das bibliotecas escolares, de acordo com o Anexo II da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho;

c) possuam 50 horas de formação académica ou contínua na área das TIC ou certificação de competências digitais;

d) disponham de experiência profissional na área das bibliotecas escolares; e) manifestem interesse em desempenhar as funções de professor bibliotecário. Para o desempenho das funções de professor bibliotecário é designado o docente que, reunindo os referidos requisitos, possua a pontuação mais elevada, de acordo com o n.º 2 do artigo 11.º da mesma Portaria.

 

No portal da RBEencontram: 

  • . legislação de suporte;
  • . procedimentos de seleção;
  • . cronograma (em constante atualização, requerendo consulta frequente);
  • . lista de formações validadas pela RBE e admissíveis para o concurso de PB;
  • . documentos de candidatura;
  • . documentos de apoio ao concurso.

 

A diretora 

Ilda Ferreira

Reportagem | Parlamento dos Jovens | Básico

Convite à comunidade - Prova de Aptidão Profissional

 

A direção do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro tem o prazer do o convidar para assistir à defesa pública da Prova de Aptidão Profissional dos alunos do 3.º ano dos Cursos Profissionais. 

As Provas terão lugar na Sala Polivalente Ivone Ferreiras nas datas a seguir, de acordo com calendarização em anexo. 

 

  • 3.º ano Técnico de Gestão e Programação dos Sistemas Informáticos - 11 de julho 
  • 3.º ano Técnico de Design (equipamento) - 16 de julho
  • 3.º ano Técnico de Gestão - 17 de julho
  • 3.º ano Técnico de Ação Educativa - 18 de julho

 

A diretora

Ilda Ferreira

 

festacriatividade

O dia 14 de junho de 2024 ficou definitivamente marcado no calendário da vida da nossa escola e não necessariamente por se tratar do último dia de aulas dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário. Na verdade, a principal razão prende-se com a edição 2024 da “Festa da Criatividade e das Artes”.

Sob a organização do Departamento de Línguas, esta festa manteve a tradição de proporcionar um espaço e um tempo para que os mais audazes possam mostrar as suas competências, sobretudo aquelas que ultrapassam o contexto da sala de aula. Por isso, todos os que tiveram o privilégio de assistir foram agraciados com alguns momentos de particular talento, ora pela dança, pelo canto ou pela música; ora pela arte de stand up ou pela elasticidade do contorcionismo; ora ainda pela divulgação de originais trabalhos curriculares ou até, finalmente, pela simpatia da apresentação ou pela simples recriação da arte “jogral”.

Aberta a comunidade, a Festa contou este ano com a participação de alunos dos 5º ao 10º anos, inclusivamente com alguns do 9º ano que, no intervalo do seu estudo para as provas de final de ciclo, partilharam um pouco daquilo que são e sabem. Para além da ousadia e talento dos alunos participantes, cabe uma merecida referência aos Professores, Encarregados de Educação e Alunos que dispuseram do seu tempo para estarem presentes e uma particular palavra de gratidão aos alunos, do 10.º ano, dos cursos profissionais Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e Programador de Informática pelo acompanhamento técnico.

Resta, portanto, a certeza de que “Festa da Criatividade e das Artes” é, pela sua finalidade, um espaço a preservar. Por isso, citando a palavra final dos apresentadores, “Obrigado! Boas Férias! Até à próxima, em 2025”.

Entrar na área reservada

projetosparcerias24