Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

Na semana de 14 a 18 de novembro de 2022, todas as turmas de 6.ºano da escola Ferreira de Castro desenvolveram o tema e-BUG do projeto-piloto, promovido pela DGE, em parceria com a DGS e Infarmed.
O e-BUG é um programa pedagógico internacional que envolve mais de 27 países e os seus recursos foram testados em mais de 3000 crianças e jovens.
Nesta primeira semana de trabalho colaborativo interdisciplinar, os alunos desenvolveram o interesse pela ciência e melhoraram o conhecimento e percepção sobre o que são microrganismos. Na segunda semana de trabalho colaborativo que vai decorrer em março, os alunos vão trabalhar sobre a prevenção e controlo de infeções e vão saber como usar, de modo prudente, os antibióticos de forma a terem uma atitude proativa no que diz respeito a cuidar da sua própria saúde.
No âmbito do projeto, os alunos realizaram diferentes atividades para as quais contribuíram as várias disciplinas do currículo, utilizaram materiais de apoio disponíveis no website e-BUG, monitorizaram as suas aprendizagens e produziram vídeos com a partilha das experiências vividas.

e1.jpg e3.jpg e2.jpg e4.jpg
Os alunos falam de bactérias probióticas e de um fungo útil que é a levedura utilizada na indústria alimentar. Referem que a fermentação tem um ritmo mais rápido quando o açúcar estar presente. Os alunos explicam os passos que existem para lavar cada parte das mãos e o que deve ser usado para fazer uma correta higienização, de modo a remover microrganismos nocivos que possam existir.

Os alunos dão exemplos de microrganismos que são prejudiciais ao ser humano, podem ser transmitidos de pessoa para pessoa e são responsáveis pelo aparecimento e propagação de doenças infeciosas.

 

 

Neste vídeo, os alunos tecem comentários e opiniões sobre o projeto-piloto e-BUG, e as experiências realizadas em laboratório, na primeira semana de trabalho colaborativo interdisciplinar.

 

       

 

projetos25