AVISO

Informa-se que houve um problema no email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e foram enviadas mensagens automáticas. 

Solicitamos ignorem mensagens suspeitas encaminhadas por este email no período da manhã de hoje. 

 

Elisabete Tavares

Diretora do Agrupamento


 

Resultados Eleitorais | Associação de Estudantes 2025

eleicaoalunos

Resultados do Desfile de Halloween da Escola

Hallowe’ en Parade

resultadoshall


 

Projetos eTwinning distinguidos com Selo Nacional de Qualidade

projetos com selo de qualidade nacional Carla Terra

 

Ao longo do ano letivo 2024/2025, professores do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, da Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, estiveram envolvidos em Projetos eTwinning com escolas parceiras de diferentes países da Europa.
Estes projetos eTwinning, que visam promover a colaboração e inovação educativa europeia, foram distinguidos com o Selo de Qualidade Nacional. 

Na Educação Pré-Escolar - “Spring Through Children’s Eyes” (A Primavera aos olhos das crianças) - Educadoras Joana Ornelas e Susana Pinto.

No 1.º ciclo - “Together we celebrate: a collaborative adventure across Europe” (Juntos celebramos: uma aventura colaborativa pela Europa) - Educadora Sónia Frias, Professores Armindo Oliveira, Márcia Tavares, Anabela Pires, Anabela Almeida, Cláudia Lopes e Sílvia Mugeiro da EB de Outeiro.

“Old, but gold games” (Jogos antigos, mas de ouro) - Joana Pereira da EB de Lações.
Inglês - 1.º ciclo - “Spring/Easter Pictionary” (Dicionário de imagens da Primavera/Páscoa) - Professora Sandra Andrade.

No 2.º ciclo - “ICT: Imagine Coming Together” e “TransMission” - Liliana Amaral.

No Ensino Secundário - “Addition isn’t fiction” (Adição não é ficção) - Alexandra Esteves, Isabel Moutinho e Mário Matos.

Os projetos implementados na Educação Pré-Escolar e 1.º ciclo tiveram o apoio dos mentores eTwinning do Agrupamento, Mário Matos e Carla Terra, que se orgulham do trabalho desenvolvido por todos os professores envolvidos. Além deste apoio, os mentores já realizaram um workshop sobre o eTwinning com vista a motivar outros professores para desenvolverem projetos eTwinning. Realça-se a importância destes projetos no desenvolvimento de competências-chave essenciais para os alunos do século XXI, em linha com o Quadro Europeu de Competências.

Mais detalhes sobre estes projetos premiados podem ser consultados [AQUI]

Na semana de 14 a 18 de novembro de 2022, todas as turmas de 6.ºano da escola Ferreira de Castro desenvolveram o tema e-BUG do projeto-piloto, promovido pela DGE, em parceria com a DGS e Infarmed.
O e-BUG é um programa pedagógico internacional que envolve mais de 27 países e os seus recursos foram testados em mais de 3000 crianças e jovens.
Nesta primeira semana de trabalho colaborativo interdisciplinar, os alunos desenvolveram o interesse pela ciência e melhoraram o conhecimento e percepção sobre o que são microrganismos. Na segunda semana de trabalho colaborativo que vai decorrer em março, os alunos vão trabalhar sobre a prevenção e controlo de infeções e vão saber como usar, de modo prudente, os antibióticos de forma a terem uma atitude proativa no que diz respeito a cuidar da sua própria saúde.
No âmbito do projeto, os alunos realizaram diferentes atividades para as quais contribuíram as várias disciplinas do currículo, utilizaram materiais de apoio disponíveis no website e-BUG, monitorizaram as suas aprendizagens e produziram vídeos com a partilha das experiências vividas.

e1.jpg e3.jpg e2.jpg e4.jpg
Os alunos falam de bactérias probióticas e de um fungo útil que é a levedura utilizada na indústria alimentar. Referem que a fermentação tem um ritmo mais rápido quando o açúcar estar presente. Os alunos explicam os passos que existem para lavar cada parte das mãos e o que deve ser usado para fazer uma correta higienização, de modo a remover microrganismos nocivos que possam existir.

Os alunos dão exemplos de microrganismos que são prejudiciais ao ser humano, podem ser transmitidos de pessoa para pessoa e são responsáveis pelo aparecimento e propagação de doenças infeciosas.

 

 

Neste vídeo, os alunos tecem comentários e opiniões sobre o projeto-piloto e-BUG, e as experiências realizadas em laboratório, na primeira semana de trabalho colaborativo interdisciplinar.

 

       

 

parcerias