Convite | Mostra Prosseguimento de Estudos & Orientação Vocacional

mostr25


 

Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

aquamarisfotos

No âmbito do projeto Erasmus + “AQUAMARIS”, os professores Alexandra Esteves, Marco Ferreira e Mário Matos, juntamente com os alunos Carlos Simões, Catarina Martins, Diego Echenagucia, Inês Coutinho, Joana Barbosa, Mafalda Morgado e Margarida Sá, estiveram de 19 a 25 de fevereiro em Mijas, Espanha. Foi uma semana cheia de atividades, emoções, trabalho e muito divertimento, onde foi possível realizar aprendizagens no âmbito da Biologia e Geologia, bem como aumentar a fluência na língua inglesa, incrementar a cultura e a cidadania, assim como fazer um conjunto de novas amizades, que, com certeza, e apesar da distância, se vai manter por muito tempo. Assim, realizaram-se workshops no âmbito da economia azul; observaram-se aves no estuário do Guadalhorce; e aprendeu-se como fazer aquaponia e Aquacultura Multitrófica Integrada, bem como sobre as vantagens que estes sistemas apresentam em relação aos tradicionais.

Os alunos portugueses durante esta semana dignificaram a escola e o país, com educação, interesse, participação e responsabilidade; por essa razão estão todos de parabéns! Mais pormenores sobre este “meeting”, bem como sobre todo o projeto podem ser visto em: https://aquamarisportugal.wixsite.com/my-site?fbclid=IwAR23bE-eGD7nxaM99Jbf9Fw8LO6yZ2FTMTFJWy-3gcMZEvF1liy4yZ_P-nA

projetos25