Mural Digital | 50 anos do 25 de abril

muraldigital50anos


 

Exposição de Trabalhos de Artes Visuais

exposicao

No passado dia 12 de abril decorreu, na Galeria Municipal Tomás da Costa, a inauguração de uma exposição de trabalhos de artes visuais realizados pelos alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, iniciativa que integra as actividades promovidas pelo Projeto Cultural de Escola, no âmbito do Plano Nacional das Artes, alusivas às comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.

O evento mereceu casa cheia, com a presença de numerosos elementos da comunidade educativa, como alunos, encarregados de educação, professores e assistentes operacionais, mas também de representantes do poder autárquico e local, bem ainda como do Coordenador Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, Professor Luís Monteiro.

Para além da apreciada mostra coletiva de trabalhos, teve ainda particular significado o discurso improvisado da aluna Mariana Cunha, do 11º E, versando valores como a liberdade, a democracia e a cidadania, que mereceu justos aplausos da numerosa assistência.

A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 10 de maio.

ciencia

No passado dia 13 de março, realizou-se no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), da Universidade do Porto, a Sessão de Abertura da Semana Internacional do Cérebro, na qual os alunos Pedro Castro (8º ano), Beatriz Guimarães e Gonçalo Sousa (12º ano), acompanhados pelo professor Manuel Alberto Pereira, tiveram a oportunidade de participar.

Esta participação, que resulta da parceria que o nosso Clube de Ciência Viva tem com o i3S, deve-se ao facto do aluno Pedro Castro ter aceite o desafio de elaborar um ZINE com o qual participou no concurso “O lado desconhecido do cérebro – ZINE IT!”

Estes alunos, para além de ver expostos os Zines concorrentes, entre os quais se encontrava o Zine do Pedro, puderam ainda participar em diversas atividades prático-demonstrativas e conhecer alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos neurocientistas que trabalham no i3S, assim como ouvir as explicações dadas pelos mesmos.

Por outro lado, tiveram ainda a oportunidade de conhecer uma parte das instalações, onde foi demonstrado como funcionam os microscópios utilizados pelos investigadores de modo a obterem imagens 3D das células em estudo. Observaram neurónios e outros tipos de células do sistema nervoso e observaram também cérebros de animais, como de ratos, de peixes-zebra e de moscas da fruta.

Foi uma tarde bem passada, onde todos voltaram cheios de novos conhecimentos científicos!