Convite | Mostra Prosseguimento de Estudos & Orientação Vocacional

mostr25


 

Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

paris

De 11 a 14 de abril, cinquenta alunos do nono ano da Ferreira de Castro rumaram a Paris, acompanhados de quatro professoras, para quatro dias de vivências intensas!

A aventura começou por um passeio pelo rio Sena em bâteau-mouche, a partir do qual puderam observar os monumentos que ladeiam as suas margens.

Depois, passaram pelo Arco do Triunfo, de onde iniciaram um passeio pela avenida Dos Champs Elysées, subiram à Tour Eiffel, visitaram o museu do Louvre, o Sacré Coeur e o bairro de Montmartre, onde puderam apreciar os trabalhos realizados pelos pintores que aí permanecem.

A visita ao Hard Rock Café, onde jantaram, foi apreciada pelos alunos, tal como, as Galerias Lafayette, onde puderam ver artigos de diferentes marcas de renome internacional e subir ao seu topo, tendo, assim, outra panorâmica da cidade. Foi feita muita caminhada para passar por referências culturais como a Catedral de Notre Dame de Paris (exterior), Centre Georges Pompidou, a casa de cantores e escritores, pontes sobre o Sena, Mural do Amor, onde se encontra a expressão amo-te em centenas de línguas, e muitas outras referências.

O dia mais divertido, claro, foi o da ida ao parque Disneyland, que só terminou após o espetáculo noturno, que era novo, e que foi inaugurado para nós!... A meteorologia previa chuva para todos os dias, mas tivemos sorte e apenas no último dia ainda experimentámos a chuva francesa… assim como o frio e o vento forte. No último dia, ainda conseguimos fugir à manifestação que teve início junto ao Louvre, onde acabáramos de almoçar. O trânsito parisiense apresentava inúmeros “bouchons” e o que nos valeu foi a “expertise” do motorista e da guia que conhecem todos os caminhos.

Foi, certamente, uma experiência enriquecedora com muitas aprendizagens realizadas em variados domínios.

projetos25