Mural Digital | 50 anos do 25 de abril

muraldigital50anos


 

Exposição de Trabalhos de Artes Visuais

exposicao

No passado dia 12 de abril decorreu, na Galeria Municipal Tomás da Costa, a inauguração de uma exposição de trabalhos de artes visuais realizados pelos alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, iniciativa que integra as actividades promovidas pelo Projeto Cultural de Escola, no âmbito do Plano Nacional das Artes, alusivas às comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.

O evento mereceu casa cheia, com a presença de numerosos elementos da comunidade educativa, como alunos, encarregados de educação, professores e assistentes operacionais, mas também de representantes do poder autárquico e local, bem ainda como do Coordenador Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, Professor Luís Monteiro.

Para além da apreciada mostra coletiva de trabalhos, teve ainda particular significado o discurso improvisado da aluna Mariana Cunha, do 11º E, versando valores como a liberdade, a democracia e a cidadania, que mereceu justos aplausos da numerosa assistência.

A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 10 de maio.

dourovinhateiro

Nos dias 20 e 21 de abril de 2023, os alunos da turma do 10ºB deslocaram-se até à região do Douro Vinhateiro para realizar a visita de estudo interdisciplinar. No dia 20, a turma saiu da escola às 7:30 em direção à quinta do Bomfim, em Pinhão, com o objetivo de adquirir conhecimentos sobre o sistema de rega que têm implementado, uma vez que o projeto interdisciplinar de DAC tem como finalidade instalar uma amostra do sistema num canteiro da escola. Durante a visita os alunos puderam assistir a uma apresentação orientada por Joana Valente que os levou a observar o sistema de rega gota-a-gota implantado nas vinhas, perceber o seu funcionamento, e ainda contemplar a paisagem magnífica da quinta do Bomfim. Depois do almoço realizaram uma visita à estação ferroviária do Pinhão para observar os famosos e bonitos azulejos tradicionais, seguindo-se uma viagem de barco Rabelo: Pinhão- Romaneira- Pinhão, que foi muito apreciada por todos.

Para maior aprendizagem sobre a fermentação, em Favaios, a turma visitou o Núcleo Museológico - Pão e Vinho.

O jantar e a dormida foram já em Alijó, em grande convívio.

Surgindo um imprevisto, não foi possível visitar o Museu do Côa, mas em Castelo Melhor, uma aldeia a 14 km de Vila Nova de Foz Côa, e com o objetivo de conhecer o Núcleo de Gravuras de Penascosa, os alunos realizaram um percurso de Jipe para observar e identificar diferentes gravuras situadas no Paleolítico Superior.

Esta visita de estudo foi determinante para consolidar aprendizagens que são fundamentais para a prossecução do projeto interdisciplinar.