Convite | Mostra Prosseguimento de Estudos & Orientação Vocacional

mostr25


 

Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

dourovinhateiro

Nos dias 20 e 21 de abril de 2023, os alunos da turma do 10ºB deslocaram-se até à região do Douro Vinhateiro para realizar a visita de estudo interdisciplinar. No dia 20, a turma saiu da escola às 7:30 em direção à quinta do Bomfim, em Pinhão, com o objetivo de adquirir conhecimentos sobre o sistema de rega que têm implementado, uma vez que o projeto interdisciplinar de DAC tem como finalidade instalar uma amostra do sistema num canteiro da escola. Durante a visita os alunos puderam assistir a uma apresentação orientada por Joana Valente que os levou a observar o sistema de rega gota-a-gota implantado nas vinhas, perceber o seu funcionamento, e ainda contemplar a paisagem magnífica da quinta do Bomfim. Depois do almoço realizaram uma visita à estação ferroviária do Pinhão para observar os famosos e bonitos azulejos tradicionais, seguindo-se uma viagem de barco Rabelo: Pinhão- Romaneira- Pinhão, que foi muito apreciada por todos.

Para maior aprendizagem sobre a fermentação, em Favaios, a turma visitou o Núcleo Museológico - Pão e Vinho.

O jantar e a dormida foram já em Alijó, em grande convívio.

Surgindo um imprevisto, não foi possível visitar o Museu do Côa, mas em Castelo Melhor, uma aldeia a 14 km de Vila Nova de Foz Côa, e com o objetivo de conhecer o Núcleo de Gravuras de Penascosa, os alunos realizaram um percurso de Jipe para observar e identificar diferentes gravuras situadas no Paleolítico Superior.

Esta visita de estudo foi determinante para consolidar aprendizagens que são fundamentais para a prossecução do projeto interdisciplinar.

projetos25