Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

noticia

Decorreu no dia 15 de fevereiro, no auditório da escola, para a todas as turmas do sexto ano, a apresentação da “Casa Fiz do Mundo – São Tomé” que tem como missão apoiar escolas e instituições daquele arquipélago africano.

Os dois oradores presentes – o senhor José Augusto e uma colaboradora deste projeto de solidariedade social - começaram por fazer uma breve resenha da sua instituição, tendo de seguida elencado os diversos produtos que pretendem recolher junto das escolas e da comunidade, para depois ser enviados em julho, num contentor, para São Tomé.



“A Casa Fiz do Mundo – São Tomé é um grupo de ação missionária das comunidades católicas de Carregosa, Vila Cova de Perrinho e Chave, da diocese do Porto”, referiu José Augusto durante a palestra.
Ainda segundo aquele dirigente, “trabalhamos em total colaboração com as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição da cidade de Neves em São Tomé e Príncipe”.
Este projeto iniciou-se em 2007com a deslocação ao terreno de cinco voluntários e o envio de um contentor de ajuda humanitária.
“Em 2008, regressámos a São Tomé, desta vez com 14 voluntários e a partir daí temos enviado uma equipa para o terreno de voluntários de dois em dois anos”, sublinhou.
São enviados por via marítima bens de primeira necessidade, material escolar e informático, produtos de higiene e de limpeza, para além de assistência médica e escolar.
As turmas do sexto ano no âmbito do “Domínio de Autonomia Curricular” (DAC) vão desenvolver um conjunto de iniciativas com o objetivo de angariar diversos produtos para a causa da “Casa Fiz do Mundo – São Tomé”.

projetos25