Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

to

 

image0
De forma educativa, explorando uma temática social da vida em cidadania, a Educadora Social, Dra. Catarina Pereira, encontra-se a promover uma dinâmica com os 5.º anos de escolaridade do Agrupamento: a experiência da vivência de um dia de voto.

Tal como se vota para a Associação de Estudantes, para o/a Delegado/a de Turma ou até mesmo para decidir um tema em trabalhos de grupo, a relevância da eleição para um órgão legislativo do Estado português deve ser, desde cedo, incutida na aprendizagem e na criação de opinião e espírito critico dos mais jovens.

Votar é muito importante porque escolher os nossos representantes. Para além de ser um direito, é um dever de cidadania.

Após a dinâmica do ato de votar num dia de eleições, os/as alunos/as ouviram uma história infantil, de forma a discutirem e aprenderem mais sobre este tema, refletindo sobre a importância da democracia, passando pelo conhecimento dos programas e pela escolha pessoal e confidencial de um partido representante.


 A mensagem foi bem aprendida: Nunca deixem de escolher votar!

projetos25