Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

matematicaimpura

A palestra intitulada "Matemáticas Impuras",  proferida pelo professor José Paulo Viana, no dia 28 de fevereiro de 2024, permitiu aos alunos do 11.º e 12.º anos do Curso de Ciências e Tecnologias, a oportunidade de ficar com uma nova visão sobre a importância da Matemática.

O Professor José Paulo Viana foi autor da secção semanal “Desafios”, no jornal Público durante cerca de vinte e oito anos (até janeiro de 2019). Esta contribuição permitiu-lhe receber o Prémio Ciência Viva nos Média 2014. 

Ao longo da palestra, o professor José Paulo Viana alertou-nos para diferentes “impurezas” e mostrou-nos como as devíamos saber interpretar. Foram diversos os exemplos de “impurezas” apresentados. É o caso das informações sobre um país, numa dada década, que se encontram “escondidas” na sua pirâmide etária; das informações que um gráfico, como o dos resultados de um exame nacional, pode esconder; da forma como a Matemática pode ser utilizada corretamente para apresentar um variado leque de conclusões, com maior ou menor importância.


Com a sua apresentação, o professor José Paulo Viana demonstrou, de uma forma bastante atrativa, a importância de adquirir ferramentas matemáticas capazes de nos permitir analisar criticamente informações que nos chegam por diferentes meios, nomeadamente, pela comunicação social.


Concluindo, o Professor José Paulo Viana despertou-nos a curiosidade para um outro mundo da Matemática, demonstrando como este conhecimento é relevante no nosso quotidiano. Aliás, conseguiu fazer o que lhe é habitual, cativar até aqueles que se sentem menos atraídos por esta Ciência.


Autora do texto: Carolina Gonçalves 11.ºB

projetos25