Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

 etar

No dia 12 de março de 2024, as turmas do 4.º ano realizaram uma visita à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Salgueiro, localizada em Oliveira de Azeméis. O dia estava agradável, sem chuva e com temperatura amena, e a viagem de autocarro decorreu de forma rápida e tranquila.

A Engenheira Maria Inês proporcionou uma explicação detalhada sobre o funcionamento da ETAR, abordando os processos de recolha, filtragem, decantação, tratamento biológico, desinfeção e retorno da água ao meio ambiente para reutilização.

Essa visita foi de grande importância, pois permitiu compreender a relevância das estações de tratamento de águas residuais para a preservação da saúde do planeta e das pessoas. É fundamental que cada um faça a sua parte na proteção dos recursos hídricos, utilizando a água com responsabilidade e evitando a poluição dos rios e oceanos.

Foi uma visita muito impressionante!

Texto coletivo da turma 4.º OUT1

projetos25