AVISO

warning 34621 1280

 

A Escola sede do Agrupamento foi assaltada  na tarde de ontem, 28 de abril, tendo sido danificado o sistema informático e de intrusão, consequentemente alguns serviços encontram-se a funcionar com limitações,  nomeadamente o serviço de cantina.

Assim, informamos que, para assegurar as refeições, foi necessário proceder a alterações na ementa.

Agradecemos  a compreensão de todos.

Ilda Ferreira

A  diretora


 

Alunos do 12.º ano à descoberta de Mafra e Lisboa

Imagem WhatsApp 2024 04 28 às 21.58.18 adc05d86

Imagem WhatsApp 2024 04 28 às 21.58.55 9c5883da

 

Nos dias 17 e 18 de abril, os Ferreirinhas do 12.º ano, dos Cursos Científico-Humanísticos,  vivenciaram uma jornada educativa e inspiradora durante uma visita de estudo à vila de Mafra e à capital, Lisboa, acompanhados pelos professores da disciplina de Português, Ana Sofia Rosa, Elisabete Tavares, Fernanda Marques, Maria João Moreira, História A, Márcia Azevedo, Desenho A, Anabela Pereira, e Educação Física, Mário Matos e Nuno Guerra. 

A viagem incluiu locais emblemáticos que proporcionaram uma experiência enriquecedora e culturalmente significativa.


Na manhã do primeiro dia, os alunos dirigiram-se ao ilustre Palácio Nacional de Mafra, um tesouro arquitetónico que cativou os estudantes com a sua imponência e história. Aí, foram transportados para a atmosfera do século XVIII e tiveram a oportunidade de assistir a uma peça de teatro baseada no romance de José Saramago, “Memorial do Convento”, o que permitiu a consolidação de aprendizagens e um maior conhecimento da obra a nível histórico e social. Ao longo da tarde, os alunos puderam, ainda, usufruir de uma visita guiada pelos corredores e salões do Palácio Real, da Basílica e da magnífica e riquíssima Biblioteca Joanina. A noite foi passada no Parque de Campismo de Monsanto, onde todos foram encorajados a conviver e recarregar energias para o dia seguinte.


O segundo dia de visita começou com uma caminhada pela zona de Belém, onde os estudantes observaram de perto diversos monumentos impactantes para a
prestigiada História de Portugal e espaços culturais, nomeadamente o MAAT (Museude Arte, Arquitetura e Tecnologia), o Museu Nacional dos Coches, o Padrão dos Descobrimentos, a Torre de Belém, bem como o Memorial aos Combatentes da Guerra do Ultramar.


A visita de estudo culminou com uma experiência única na Assembleia da República, onde todos assistiram a um debate aceso relacionado com a proposta do Bloco de Esquerda “Muito quilómetro para pouco dinheiro: direitos para motoristas e estafetas das plataformas”. Sob a imponente cúpula do edifício histórico (o Palácio de S. Bento foi construído no século XVI e começou por ser um mosteiro beneditino) os alunos testemunharam a “democracia em ação”, absorvendo lições valiosas relativas à responsabilidade e participação cívicas e ao processo legislativo.
Assim, após dois dias de aprendizagem contínua, mas também de muito convívio e lazer, os alunos regressaram à Ferreira de Castro, com mais competências para “atacar” esta reta final do ano letivo, mas também com novas histórias para contar.


Gabriela Baltazar, Margarida Santos e Mafalda Pinheiro, 12.º B


 

ecoescolas

Na tarde do dia 21 de março, na Escola Secundária Ferreira de Castro, sede do nosso agrupamento, celebrou-se o Dia da Árvore e a obtenção do Galardão Eco-Escolas do ano letivo passado. Estiveram presentes alunos dos três ciclos de ensino (básico, secundário e profissional) assim como professores e funcionários do agrupamento.

 O 1º ciclo foi representado pelas turmas do 1º e 2º anos da Escola Básica 1 do Outeiro. Os restantes ciclos do ensino estiveram representados pelos respetivos ecodelegados.

Os alunos da Escola Básica 1 do Outeiro, acompanhados pelos titulares de turma, professora de apoio e funcionárias, juntaram-se pelas 14h45 aos seus colegas mais velhos na entrada da escola sede. A recebê-los estavam, ainda, os docentes responsáveis pelo Programa Eco-escola, docentes e alunos pertencentes ao conselho Eco-escola, os coordenadores do ensino pré-escolar e do 1º ciclo deste agrupamento.

Após a receção, o grupo dirigiu-se para o espaço escolhido, junto ao cantinho das aromáticas. Aí, os alunos plantaram seis árvores, com a ajuda dos professores e das funcionárias presentes. Depois de se plantar e regar bem as árvores, os participantes nesta iniciativa festejaram a conquista de mais um Galardão Eco-Escolas, que será hasteado no Dia do Patrono, assim que alguns problemas técnicos forem resolvidos.

Foi um momento importante em que todos mostraram interesse e sensibilidade por esta temática.

ecoescolas1  ecoescola2

Para comemorar o Dia da Árvore, as crianças dos Jardim de Infância de Lações e de Outeiro não puderam aceitar o convite para participar na atividade realizada na escola sede no âmbito do Programa Eco-Escolas, contudo, ambos os Jardins de Infância plantaram árvores nos seus espaços escolares.

O Jardim de Infância de Lações plantou “oliveiras” e o Jardim de Infância do Outeiro realizou a plantação de uma árvore em articulação com os idosos da Associação Pró Outeiro.