MOBILIDADE PESSOAL DOCENTE | Projeto Erasmus KA1-VET

ERASMUSvetlogoAVISO DE ABERTURA SELECÇÃO DE STAFF (PESSOAL DOCENTE) - JOB SHADWOING

Mobilidade de Job Shadowing com Dupla Função de Acompanhamento de Alunos.


Está aberto por um período de oito dias úteis, 09 de dezembro a 18 de dezembro o procedimento concursal para seleção de pessoal docente (6 participantes) para a constituição de uma bolsa de interessados na realização de jobshadowing com Dupla Função de Acompanhamento de Alunos para aperfeiçoamento de competências profissionais, no âmbito da estratégia de internacionalização do Agrupamento do Agrupamento - Eixo VI do Projeto Educativo, financiados pelo Programa Erasmus+ Educação e Formação, candidatura 2022/2027.


Os interessados devem consultar a informação disponível [AQUI] em particular os CRITÉRIOS DE SELEÇÃO.

Formulário de Candidatura: [AQUI]


 

Corta Mato 2026 | CLASSIFICAÇÕES

cortamato2025


 

Abertura do processo eleitoral para o Conselho Geral | representantes do pessoal docente e não docente

Abertura do processo eleitoral para os representantes do pessoal docente e não docente ao Conselho Geral do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro – 2025/2029

De acordo com o estipulado no Decreto-Lei n.º 75/2008 alterado e republicado pelo Decreto Lei n.º 137/2012 de 2 de julho de 2012, declara-se aberto o processo eleitoral para os representantes dos alunos, do pessoal docente e não docente deste Agrupamento de Escolas.

FICHAS DE CANDIDATURAS:

REPRESENTANTES DO PESSOAL DOCENTE

SUBSCRITORES DE LISTA

 

REPRESENTANTES DOS ALUNOS AO CONSELHO GERAL

SUBSCRITORES DE LISTA

 

REPRESENTANTES DO PESSOAL NÃO DOCENTE

SUBSCRITORES DE LISTA

 

Os interessados deverão consultar o Regulamento Eleitoral e o Regulamento Interno do Agrupamento, em vigor e que se encontra publicado na página do
Agrupamento.

Consultar:


 

Exposição 10.º ano «Os Lusíadas» - Reflexões do Poeta

 jogotabuleiro

 

No âmbito da disciplina de Português e a propósito do estudo das Reflexões do Poeta referentes à obra 'Os Lusíadas' do nosso poeta maior, Luís de Camões, foi proposto aos alunos do 10.º A e 10.º B que concebessem, de uma maneira criativa, um objeto (físico ou digital) que refletisse a aprendizagem desses excertos. Os alunos experimentaram o caminho alto e fragoso de que nos fala o poeta. Os resultados só podiam ter sido muito bons: livros, diários, manuscritos, contos digitais, blogs, vídeos, jogos de tabuleiro, jogos de cartas, quizizz, escapeRoom, malas temáticas, cubos, uma Ilha dos Amores... E uma exposição na Biblioteca da Escola Ferreira de Castro. Estão, por isso, de parabéns!


 

 Graças ao projeto Eramus + , o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro permitiu a quinze alunos do 12.º ano, de Cursos Científico- Humanísticos, acompanhados por dois professores, uma experiência de aprendizagem em terras croatas.

Se tal não fosse suficientemente entusiasmante, acrescente-se a experiência de job shadowing (acompanhamento no local de trabalho) de uma docente e de uma técnica superior do Agrupamento também em Metkovic, na Croácia. 

Toda as incrivéis experiências proporcionadas pelo programa Erasmus pode ser acompanhadas com detalhe AQUI. Não deixe de percorrer os murais que revelam tudo sobre este Programa. 

Após terem recebido os seus colegas croatas em Oliveira de Azeméis, os alunos da Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Metkovic, na Croácia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ Learning programme for group activities KA121-SCH-000144225, tendo como temas de trabalho a Inclusão, as Tecnologias em meio escolar e a Saúde Mental.

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 15 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico Humanísticos e aos professores Maria Fernanda Gomes e Mário Matos a participação nesta mobilidade.
Foram seis dias de grandes momentos de partilha em contexto de trabalho na escola anfitriã, de visitas a cidades como Dubrovnik, Mostar e Split e muito convívio entre croatas e portugueses.
Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação, inclusão, criatividade e inovação, assim como o desenvolvimento de competências digitais, o conhecimento dos hábitos culturais croatas e a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas, workshops e palestras na escola, nomeadamente uma sessão com duas psicólogas croatas sobre Saúde Mental e a apresentação da aplicação TimeToast, ferramenta interessante que os alunos podem utilizar em contexto escolar.

No âmbito dos tópicos do projeto, inclusão e saúde mental, visitámos em Mostar, a Instituição “Emanuel” que oferece às pessoas com deficiência a oportunidade de melhorar as suas capacidades, adquirir novas competências e fazer a respetiva integração social.

Na cidade de Split visitámos o Centro de Prestação de Serviços à Comunidade Split que trabalha com crianças e jovens com problemas de comportamento ou em risco de os desenvolver. Foi também realizada uma entrevista a uma professora croata de Tecnologias Digitais, no sentido de comparar as políticas educativas no que às novas tecnologias diz respeito entre os dois países.
Os nossos alunos foram muito bem recebidos pelas famílias que os acolheram e demonstraram sempre com um grande sentido de responsabilidade, cientes das dificuldades e diferenças culturais.
Acreditamos que são experiências como estas, onde alunos e professores saem das suas zonas de conforto, que fazem com que todos se transformem em cidadãos mais capazes e aptos num mundo cada vez mais globalizado e multicultural.

Estes intercâmbios são oportunidades de crescimento para todos os intervenientes quer a nível pessoal, quer a nível cultural, deixando marcas indeléveis para o resto das suas vidas.


No mesmo âmbito, uma Professora de Inglês e uma Técnica especializada na área da Educação Social, também se deslocaram à cidade de Metkovic, mas para uma semana de job shadowing, acompanhando as aulas de inglês e as Psicólogas da escola respetivamente, com o objetivo de conhecer e estudar o sistema de educação croata, implementar novas metodologias de ensino e para conhecer novas estratégias de inclusão e diversidade.
Para ambas foi uma semana plena em desenvolvimento pessoal, cultural e profissional, pois tiveram a oportunidade e o privilégio de observar in loco o funcionamento do sistema educacional croata e perceber as diferenças e semelhanças relativamente ao nosso, assistindo a aulas de diferentes níveis e disciplinas, interagindo com os alunos, bem como partilhando conhecimentos e práticas pedagógicas com os colegas da referida instituição.


Os alunos, encarregados de educação e professores agradecem ao Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, na pessoa da Sra Diretora Ilda Ferreira, a possibilidade que nos proporcionou em participar nesta experiência tão enriquecedora.

parcerias