Carnaval de OAZ | 2026

 carnavaloaz26

(Clicar na imagem para aceder à galeria de fotografias)

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Escolas esteve muito bem representado no desfile de Carnaval promovido pelo Município. O extraordinário empenho e a inexcedível dedicação de professores, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação e crianças/ alunos ficaram espetacularmente espelhados no desfile no qual participaram todos os estabelecimentos de ensino do pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento. A imaginação, a criatividade, a beleza das fantasias e, acima de tudo, a alegria dos participantes são o melhor testemunho do modo como a comunidade educativa do pré-escolar e do 1.º ciclo trabalha em prol da qualidade e do bem-estar dos alunos, indo muito para além das aprendizagens curriculares. Parabéns a todos pelo excelente trabalho!

Obrigada a todos os que tornaram a participação do Agrupamento tão notável e tão sinceramente emocionante!


 

”A CAVERNA DIGITAL – Uma alegoria para o tempo das redes sociais” - Conferência pelo Professor Carlos Costa Gomes

 etica

No passado dia 29 de janeiro, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos das turmas do 12º A, B, D, E e F, acompanhados de vários docentes, tiveram a oportunidade de assistir à conferência com o título ”A CAVERNA DIGITAL – Uma alegoria para o tempo das redes sociais”, dinamizada pelo Prof. Costa Gomes.
Ao longo de 90 minutos, inspirado na Alegoria da Caverna, de Platão, o Professor Carlos Costa Gomes fez uma análise crítica do impacto das redes sociais e dos ambientes digitais na construção contemporânea da perceção da realidade, da verdade e da liberdade humana.
Partindo da analogia entre as sombras da caverna platónica e os conteúdos mediáticos filtrados por algoritmos, que moldam crenças, comportamentos e identidades no espaço digital, estabeleceu uma relação entre a filosofia e ética da Antiguidade e os desafios atuais do mundo digital, levando-nos a refletir acerca da importância de usarmos as redes sociais de forma consciente e assente em valores morais respeitadores da dignidade da pessoa humana, da autonomia moral e da responsabilidade informacional, evitando os seus efeitos negativos a nível da nossa saúde mental.
No final, a maioria dos alunos avaliou globalmente a conferência como muito interessante para o seu desenvolvimento pessoal e muito importante para a aquisição e consolidação de novas aprendizagens.

"Crónicas da Eternidade": Nasce o Jornal Online onde o Presente e a História se Cruzam

jornalpublico

É com grande entusiasmo que anunciamos o nascimento do "Crónicas da Eternidade", um jornal online inovador que surge no coração das disciplinas de História A e B (11.º e 12.º anos) e como projeto interdisciplinar da turma 11.º C para este ano letivo de 2025/26.
A ideia de criar um jornal online foi desenvolvê-lo de raiz, no âmbito das disciplinas de História A e B (ensino secundário), dando corpo a um projeto em que a imprensa é utilizada como recurso pedagógico no ensino da História, e para o qual convidamos toda a comunidade – alunos, professores, funcionários – a contribuir e a registar as suas visões. Quer se trate de uma análise histórica profunda, de um relato da vida escolar ou de um olhar crítico sobre as dinâmicas sociais, cada texto é um fragmento que se soma à grande malha do tempo. Ao escrever, garantimos que as nossas vivências e o nosso legado não sejam esquecidos, lutando contra o esquecimento e a indiferença.
Este será apenas o começo de um projeto que se pretende integrador, valorizando a imprensa nas suas mais diversas vertentes, mas sempre assente no pilar de que a imprensa é, de facto, um valioso recurso pedagógico no ensino da História e na sensibilização, por parte dos alunos, dos desafios que o Mundo Atual atravessa.
Jornalismo de Vanguarda no Ensino da História
Este projeto foi edificado de raiz com uma visão profissionalizante e vanguardista. Ao integrar a plataforma PÚBLICO na Escola, o "Crónicas da Eternidade" eleva a imprensa a um recurso pedagógico de excelência, permitindo aos alunos trabalhar as competências de investigação e escrita num ambiente jornalístico real e rigoroso.
Um Espaço de Todos e para Todos
Embora tenha a sua génese na História, este é um jornal integrador e aberto a todas as áreas disciplinares. Queremos que seja um espaço de diálogo polimórfico onde toda a comunidade educativa — alunos, professores e funcionários — possa registar as suas visões.
O teu contributo é essencial. Estamos à procura de:
Análises históricas fundamentadas;
Reportagens e relatos da vida escolar;
Artigos de opinião e olhar crítico sobre os desafios do Mundo Atual.

"Escrever é garantir que as nossas vivências e o nosso legado não sejam esquecidos, lutando ativamente contra a indiferença."

Construir o Futuro através da Escrita
Cada edição será um fragmento somado à "grande malha do tempo". O "Crónicas da Eternidade" pretende sensibilizar os alunos para a complexidade do mundo contemporâneo, reforçando o pilar de que a partilha de conhecimento e a cidadania ativa são as melhores ferramentas para construir o futuro.

Este é um projeto dinâmico, construído pelos alunos e para a comunidade, ao longo de todo o ano letivo.

 Graças ao projeto Eramus + , o Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro permitiu a quinze alunos do 12.º ano, de Cursos Científico- Humanísticos, acompanhados por dois professores, uma experiência de aprendizagem em terras croatas.

Se tal não fosse suficientemente entusiasmante, acrescente-se a experiência de job shadowing (acompanhamento no local de trabalho) de uma docente e de uma técnica superior do Agrupamento também em Metkovic, na Croácia. 

Toda as incrivéis experiências proporcionadas pelo programa Erasmus pode ser acompanhadas com detalhe AQUI. Não deixe de percorrer os murais que revelam tudo sobre este Programa. 

Após terem recebido os seus colegas croatas em Oliveira de Azeméis, os alunos da Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Metkovic, na Croácia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ Learning programme for group activities KA121-SCH-000144225, tendo como temas de trabalho a Inclusão, as Tecnologias em meio escolar e a Saúde Mental.

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 15 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico Humanísticos e aos professores Maria Fernanda Gomes e Mário Matos a participação nesta mobilidade.
Foram seis dias de grandes momentos de partilha em contexto de trabalho na escola anfitriã, de visitas a cidades como Dubrovnik, Mostar e Split e muito convívio entre croatas e portugueses.
Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação, inclusão, criatividade e inovação, assim como o desenvolvimento de competências digitais, o conhecimento dos hábitos culturais croatas e a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas, workshops e palestras na escola, nomeadamente uma sessão com duas psicólogas croatas sobre Saúde Mental e a apresentação da aplicação TimeToast, ferramenta interessante que os alunos podem utilizar em contexto escolar.

No âmbito dos tópicos do projeto, inclusão e saúde mental, visitámos em Mostar, a Instituição “Emanuel” que oferece às pessoas com deficiência a oportunidade de melhorar as suas capacidades, adquirir novas competências e fazer a respetiva integração social.

Na cidade de Split visitámos o Centro de Prestação de Serviços à Comunidade Split que trabalha com crianças e jovens com problemas de comportamento ou em risco de os desenvolver. Foi também realizada uma entrevista a uma professora croata de Tecnologias Digitais, no sentido de comparar as políticas educativas no que às novas tecnologias diz respeito entre os dois países.
Os nossos alunos foram muito bem recebidos pelas famílias que os acolheram e demonstraram sempre com um grande sentido de responsabilidade, cientes das dificuldades e diferenças culturais.
Acreditamos que são experiências como estas, onde alunos e professores saem das suas zonas de conforto, que fazem com que todos se transformem em cidadãos mais capazes e aptos num mundo cada vez mais globalizado e multicultural.

Estes intercâmbios são oportunidades de crescimento para todos os intervenientes quer a nível pessoal, quer a nível cultural, deixando marcas indeléveis para o resto das suas vidas.


No mesmo âmbito, uma Professora de Inglês e uma Técnica especializada na área da Educação Social, também se deslocaram à cidade de Metkovic, mas para uma semana de job shadowing, acompanhando as aulas de inglês e as Psicólogas da escola respetivamente, com o objetivo de conhecer e estudar o sistema de educação croata, implementar novas metodologias de ensino e para conhecer novas estratégias de inclusão e diversidade.
Para ambas foi uma semana plena em desenvolvimento pessoal, cultural e profissional, pois tiveram a oportunidade e o privilégio de observar in loco o funcionamento do sistema educacional croata e perceber as diferenças e semelhanças relativamente ao nosso, assistindo a aulas de diferentes níveis e disciplinas, interagindo com os alunos, bem como partilhando conhecimentos e práticas pedagógicas com os colegas da referida instituição.


Os alunos, encarregados de educação e professores agradecem ao Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, na pessoa da Sra Diretora Ilda Ferreira, a possibilidade que nos proporcionou em participar nesta experiência tão enriquecedora.

parcerias