Sessão de Debate | Parlamento dos Jovens - "Literacia Financeira - os jovens contam!"

PJovens Sessao 21nov2025

Certificado Selo Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência 2025

 selo originalbullying2025

A Comissão de Acompanhamento do Combate ao Bullying e ao Ciberbullying nas Escolas certifica que foi atribuído o Selo «Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência» ao/à “A.E. Ferreira de Castro, Oliveira de Azeméis”.
O agrupamento de escolas/escola não agrupada promoveu e implementou, no ano letivo 2024/2025, um Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, assumindo práticas quotidianas de promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, pautadas pelos princípios da não violência, da inclusão e da não discriminação.


 

 educacaofinanceira

Durante duas semanas, de 07 a 18 de outubro de 2024, a professora de Economia, Susana Gomes, interveio em todas as turmas do 5.º ano, para expor, discutir e levar os alunos a refletir acerca de conceitos básicos de “Literacia Financeira”.


Os alunos demostraram muita atenção, curiosidade e participação ativa na realização das tarefas propostas. Colocaram questões pertinentes, viram esclarecidas as suas dúvidas, expuseram e debateram casos práticos da sua rotina diária.


Estes alunos procederam à votação da designação que consideram que melhor representará este projeto de Educação Financeira e levaram para trabalho de casa um desafio para desenvolverem com a respetiva família, com vista à transposição dos conceitos financeiros simples com os quais se familiarizaram para o seio familiar e propondo aos diferentes elementos do agregado familiar estratégias de poupança para este Natal.


Os alunos mostraram bastante recetividade pelas dinâmicas implementadas e mostraram já muita vontade de assistir à próxima intervenção!
Autora: A professora, Susana Gomes

parcerias