MATRÍCULAS EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º ANO DO 1º CICLO | 2024-2025

De acordo com o despacho normativo n.º 4506-A/2023, de 13 de abril, informam-se os pais e encarregados de educação que decorre entre o dia 15 de abril e o dia 15 de maio o período normal de matrículas para a
Educação Pré-Escolar e para o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico.


CASO PRETENDA TRANSFERÊNCIA DE ESCOLA DE ALUNOS DO PRÉ ESCOLAR, deverá neste prazo proceder a nova matrícula para o ano letivo 2024/2025 durante o período referido.


As matrículas recebidas até 15 de maio de 2024, são consideradas imediatamente após essa data para efeitos de seriação, sendo as demais sujeitas a seriação em momento posterior, no caso do Pré-Escolar carecem de autorização superior.


1. Como efetuar a matrícula?
A matrícula é feita, preferencialmente, via Internet, no portal portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.
Não sendo possível, a matrícula pode ser apresentada de modo presencial nos Serviços Administrativos da Escola Sede do Agrupamento, o que carece de marcação prévia (contactos: 256666070 ou 968580044 ou 912212501).

horariosecretaria


Consulta [AQUIo documento para obter respostas a estas questões:

2. Que documentos são obrigatórios apresentar no ato da matrícula?

3. Quantas Escolas devem indicar, por ordem de preferência, na matrícula?

4. Que Escolas pertencem ao Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro?

5. Existe alguma influência entre a data de realização da matrícula e a colocação na Escola pretendida?

6. Como se faz a distribuição dos alunos pelas Escolas?

7. Para quem é obrigatória a matrícula no 1.º ano do 1.º ciclo?

8. Quando poderá saber a Escola que o aluno vai frequentar?

9. Informação.


 ANEXO 1 - Listagem das Escolas do 1.º ciclo e do Pré-Escolar pertencentes ao Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro - OAZ.

ANEXO 2 - Prioridades no preenchimento das vagas existentes em cada Jardim de Infância.

ANEXO 3 - Prioridades no preenchimento das vagas existentes em cada Escola de 1.º Ciclo.


 

cteAEFCastro

A candidatura ao Centro Tecnológico Especializado de Informática, apresentada pelo Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, foi aprovada, tendo sido avaliada com a pontuação de 91,88 pontos, a melhor classificação a nível nacional para um Centro Tecnológico Especializado de Informática.

Trata-se de um significativo investimento financeiro, cerca de um milhão de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito da Componente 6, Qualificações e Competências: Modernização da oferta dos estabelecimentos de ensino e da formação profissional, e, acima de tudo, uma oportunidade extraordinária de investimento na modernização de infraestruturas e na inovação pedagógica e tecnológica do ensino e formação profissional no concelho de Oliveira de Azeméis, com a oferta de Cursos Profissionais Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI); Informática de Gestão (TIG) e Programador Informática (TI).

Este investimento permitirá a criação de um sistema integrado entre tecnologia de dados, segurança, realidade mista, simuladores de conexão de diferentes tipos de periféricos que utilizam algoritmos de Inteligência Artificial e gestão de sistemas informáticos. Está igualmente prevista uma aposta na ergonomia e simbiose com a natureza para que cada momento neste contexto de aprendizagem seja mais eficaz, eficiente, criativo e também susceptível de transportar cada aprendente para além do mundo físico da Escola.

A estratégia para o CTE – Informática resulta da articulação com os inúmeros Stakeholders, nomeadamente instituições do ensino superior (Universidade de Aveiro – Escola Superior Aveiro Norte, Instituto Superior de Entre Douro e Vouga, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha), Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis, entidades administrativas locais e regionais (Município de Oliveira de Azeméis, Área Metropolitana do Porto, Associação de Municípios de Terras de Santa Maria e União das Freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago de Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail), Centro de Formação de Escolas AVCOA, Centro de Formação de Escolas Terras de Santa Maria, Associação Nacional dos Professores de Informática, Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro,  empresas  com as quais temos protocolo de colaboração no âmbito da Formação em Contexto Trabalho e outras empresas parceiras.  

Este projeto, que implicou uma candidatura técnica complexa, foi iniciativa da Direção do Agrupamento, com o apoio do seu Conselho Geral, que lançou o desafio aos docentes do grupo 550, Informática, tendo sido desenvolvido pelos professores Edgar Borges e Sandra Lopes.

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro agradece a todos os que, no âmbito da formalização da candidatura, acederam às nossas solicitações e, com os seus preciosos contributos valorizaram a nossa candidatura. Esta colaboração foi imprescindível nesta fase e será ainda mais relevante na fase de instalação, que decorrerá entre 2023/2025, antecipando-se já um estreitamento de relações e contactos para que os alunos interessados na área de Informática possam obter uma qualificação de qualidade, usufruindo de equipamentos modernos, e adequada às exigências do mercado de trabalho.

Entrar na área reservada