Convite | Mostra Prosseguimento de Estudos & Orientação Vocacional

mostr25


 

Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

debate

No dia seis de janeiro, realizou-se, em contexto de sala de aula, um debate “Role Play” referente ao tema “Agricultura Biológica”, no âmbito da disciplina de Geografia A.
A dinamização deste debate contou com a participação dos alunos das turmas 11.ºD e 11.ºF, tendo alguns deles assumido diferentes papéis, nomeadamente: Ministro da Agricultura, Bruno Sousa (11.ºF), Ministro do Ambiente, Bernardo Gomes (11.ºD), Ministra da Economia, Ana Santos (11.ºD), Representante da Associação de Produtores da Agricultura Biológica, Marta Rodrigues (11.ºD), Representante da Associação de Produtores da Agricultura Convencional, Miriam Valente (11.ºD) e o Moderador, Daniel Guerra (11.ºF).
O debate desenvolveu-se em torno de quatro questões orientadoras que promoveram a reflexão crítica sobre as vantagens e desvantagens da agricultura convencional e biológica e os seus impactos quer na Economia, quer no Ambiente.
A atividade proposta pela professora Susana Matos fomentou a capacidade de comunicação e de argumentação, bem como a consolidação dos conteúdos anteriormente abordados na disciplina.
Em suma, a realização deste debate permitiu aos alunos saírem do normal funcionamento das aulas e desenvolverem um modelo de aprendizagem ativa, sendo diferente do habitual.


Autora: Ana Santos, 11.ºD

projetos25