OFERTA FORMATIVA | ENSINO PROFISSIONAL (2)

PARA PRÉ-INSCRIÇÃO NOS CURSOS CLICAR [AQUI]

Oferta formativa jornal 2025 2026 Final

Pintura Mural - Colaboração com CAF Pinto de Carvalho

vida

Aos alunos do 10º ano, Turma D do Curso Científico Humanístico de Artes Visuais, foi proposta uma colaboração criativa - a conceção e execução de uma pintura mural a realizar no Centro de Acolhimento Familiar Pinto de Carvalho. A atividade foi aprovada em Conselho Pedagógico do dia oito de maio e, seguindo a sugestão da professora de Desenho ,  desenvolvida na forma de aulas de exterior nos dias vinte, vinte e dois, vinte e seis de maio e cinco de junho. Foi tratado e desta forma promovido o tema: Preservação e Valorização dos Ecossistemas.

Todos os alunos intervieram na criação e desenvolvimento de estudos dos quais foi selecionado para execução o projeto da aluna Adriana Silva. Ots alunos   iveram a oportunidade de experimentar as várias fases de planeamento e execução a que um projeto obriga, sendo ainda convidados a refletir sobre o papel da expressão artística e, mais especificamente, da arte urbana na divulgação de temas de discussão ampla e urgente. Foi uma experiência enriquecedora e memorável para todos os participantes, contribuindo para o seu enriquecimento cultural e pessoal.
O feedback da instituição de onde partiu este amável convite, foi igualmente muito positivo, opinião que fizeram questão de transmitir à turma numa visita à sua aula de Desenho A no dia nove de junho.
Ficam aqui imagens do trabalho concluído.
Nota: a pedido da instituição, ficaram alguns pequenos elementos por pintar na parte inferior do mural para serem concluídos pelas crianças que frequentam a instituição.


A professora de Desenho A
Anabela Pereira


ARRANQUE DA 2ª SEMANA DE PROJETO INTERDISCIPLINAR DO 2ºCICLO Alunos do 5.º Ano visitam Serralves e Rates Park

visita5ano

No passado dia 3 de junho de 2025, os alunos do 5.º ano realizaram uma enriquecedora Visita de Estudo no âmbito da Segunda Semana de projeto interdisciplinar DAC (Domínio de Autonomia Curricular). A atividade, inserida no Plano Anual de Atividades, contou com a participação da equipa educativa e envolveu a visita a dois locais de grande relevância cultural e pedagógica: o Museu de Serralves, no Porto, e o Rates Park, na Póvoa de Varzim.
Com objetivos pedagógicos bem definidos, a visita procurou fomentar a realização de aprendizagens multidisciplinares através da participação ativa em oficinas e experiências educativas, assim como promover o contacto com espaços representativos da cultura e da sociedade portuguesa. Além disso, incentivou-se a convivência saudável entre alunos e professores, reforçando os laços comunitários e o espírito de grupo.
Esta iniciativa reforça o compromisso da escola em proporcionar aos seus alunos aprendizagens significativas, em contextos diversificados e enriquecedores, promovendo simultaneamente valores como a cidadania, a colaboração e o respeito pela cultura.

Visita Interdisciplinar 6.º anos

20250611 164321 Pedro Eduardo Trigo Araújo

No passado dia 11 de junho, as turmas do 6.º ano da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro realizaram uma visita de estudo enriquecedora ao Jardim Botânico do Porto, à Galeria da Biodiversidade e ao Zoo Santo Inácio. Esta atividade teve como principal objetivo promover o contacto direto com a natureza, aprofundar conhecimentos sobre a biodiversidade e reforçar a importância da preservação ambiental.
A visita teve início no Jardim Botânico do Porto, um espaço verde de grande valor histórico e científico. Os alunos puderam explorar os jardins, observar diversas espécies de plantas e compreender melhor os ecossistemas ali representados. Guiados por técnicos especializados, tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância das plantas na manutenção do equilíbrio ambiental e sobre os diferentes tipos de vegetação adaptados ao clima mediterrânico.
Seguiu-se a passagem pela Galeria da Biodiversidade, onde os estudantes se maravilharam com exposições interativas. Esta galeria, integrada no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, proporcionou uma experiência imersiva, combinando ciência, arte e tecnologia. Através de instalações criativas, os alunos refletiram sobre a diversidade da vida na Terra e os impactos das ações humanas no planeta.
Durante a tarde, o grupo deslocou-se ao Zoo Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia. Neste espaço, que alberga centenas de animais de diferentes partes do mundo, os alunos puderam observar de perto várias espécies selvagens, como leões, girafas, suricatas, répteis e aves exóticas. A visita foi acompanhada pelos professores e Diretores de Turma que, com os alunos,  exploraram as características dos habitats naturais e o papel dos zoológicos na conservação das espécies ameaçadas.

No final do dia, os alunos regressaram à escola mais conscientes da importância da preservação da natureza e motivados a adotar comportamentos mais sustentáveis. Esta visita de estudo constituiu uma experiência educativa e divertida, reforçando os conteúdos trabalhados em sala de aula e estimulando a curiosidade e o respeito pela vida natural.

Os alunos do 6ºA

erasmusfevereiro

Em fevereiro um grupo de 20 alunos de várias turmas do 12.º ano iniciou uma aventura no estrangeiro, mais precisamente na cidade de Angers, França, no âmbito do Projeto Erasmus + do Agrupamento.
Foi, sem dúvida, uma viagem enriquecedora, na qual os alunos tiveram a oportunidade de visitar alguns dos sítios mais emblemáticos da região, entre eles o Bioparc de Angers que lhes proporcionou uma perspetiva mais sustentável da cidade, o Castelo local que reúne toda a beleza paisagística de Angers e os cantos e recantos da cidade. Ademais, também conheceram a cidade vizinha, Nantes, tendo ficado fascinados com a história da região e com as vivências dos povos mais antigos.
A acrescentar ao enriquecimento cultural e científico, os alunos experienciaram, no parecer dos mesmos, “uma experiência única onde testamos os nossos limites e ultrapassamos barreiras e conquistas pessoais.”
Assim, esta viagem serviu de mote para todos os alunos se consciencializarem de que as barreiras linguísticas, gastronómicas, culturais e interpessoais podem ser facilmente ultrapassadas, quando existe vontade de superação das mesmas. Serviu, de igual modo, para uma consciencialização ambiental mais sustentável, visto que foram várias as atividades realizadas sobre este tema.
Este projeto veio fortalecer as competências interpessoais dos alunos e a sua fluência tanto na língua francesa, como inglesa, o que se veio a revelar uma mais-valia. A relação que estes alunos criaram com os alunos franceses é também um ponto a destacar, pois criaram-se memórias que certamente perdurarão no tempo.


Estes alunos foram acompanhados pelos professores Mário Matos e Rosário Martins que monitorizaram a qualidade pedagógica e científica da experiência de internacionalização, atestando que as aprendizagens realizadas vão ao encontro do Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e da estratégia internacionalização do Agrupamento.

Assim, esta mobilidade reuniu todos os fatores essenciais para proporcionar aos alunos uma experiência única e fora do vulgar, fomentando adultos do futuro mais bem preparados para adversidades e mais conhecedores do mundo e da diversidade cultural. Três certezas ficaram: 1) os alunos regressam a suas casas muito mais ricos, quer culturalmente quer em termos pessoais; 2) esta experiência vai deixar marcar em todos para o resto das suas vidas; 3) voltaremos a nos encontrar em março, na nossa cidade, para a segunda parte desta mobilidade.
Em março aguardamos os nosso anfitriões franceses para lhes dar a conhecer a nossa maneira de viver e aprender.

O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro é uma entidade acreditada no âmbito do projeto Erasmus + Ensino Escolar (2021-2027) o que lhe permite a dinamização de múltiplas atividades de mobilidade para enriquecimento pessoal, cultural e científico de alunos e de formação profissional para docentes e não docentes.

 Matilde Martins (12.ºA)

projetos25