Visita à Fábrica da Ciência

JIVermoim26

No dia 22 de janeiro, as crianças do JI de Vermoim, no âmbito das atividades educativas, realizaram uma visita de estudo à Fábrica de Ciência Viva de Aveiro. Esta visita permitiu vivenciar diferentes experiências de caráter cientifico, de forma lúdica e participativa.
Uma das atividades decorreu na “Barriga do caracol – história com ciência, ” que serviu de ponto de partida para uma abordagem muito prática sobre a propagação da luz, experienciada com o periscópio, e ainda a visualização das células do coração através do microscópio, o que despertou a curiosidade e imaginação.
Na outra atividade, “No laboratório da cozinha”, puderam manipular diversos ingredientes e perceber o que podia ser feito quando se juntam, observando as transformações que iam acontecendo. Com esta experiência, as crianças fizeram biscoitos com formas geométricas relacionando a ciência com a matemática e o quotidiano.
Foi uma visita de estudo muito interessante e enriquecedora que proporcionou momentos de aprendizagem, descoberta e entusiasmo a todos os participantes.

aquamarisitalia
(clique na imagem para aceder ao sítio deste interessante projeto)
De 23 a 28 de Outubro realizou-se a mobilidade a Taranto, Itália, do projeto Aquamaris. Nesta mobilidade participaram as professoras Alexandra Esteves e Julia Lopes, e as alunas Inês Oliveira, Juliana Soares, Leonor Costa, Leticia Seixas, Maria João Costa e Mariana Pereira, do 12 B da Escola Ferreira de Castro. Para além da habitual apresentação do país e da escola, as alunas portuguesas dramatizaram "A lenda da Praia da Rocha" de uma forma espetacular. Que atrizes!!! No laboratório do Liceo G.Battaglini os alunos analisaram a qualidade da água e das areias do Mar Grande e do Mar Piccolo. Foram encontrados imensos microorganismos nocivos, bem como uma quande quantidade de microplásticos que tão mal fazem aos animais marinhos. A partir destes dados debateu-se ideias e sugestões para tornar o oceano mais sustentável, de modo a se preservar a vida humana e a de todos os seres vivos com quem o Homem partilha o planeta. O grupo visitou ainda o “Centro Euromediterrânico para o Mar e Cetáceos” onde ficou a saber mais sobre a evolução e biologia dos cetáceos e teve uma experiência fantástica de realidade virtual que tornou possível o visionamento do mar profundo com golfinhos, cachalotes, anémonas... Foi ainda realizada uma viagem de catamarã onde se avistaram bem de perto os golfinhos, e se ouviu o seu riso e assobios, e se ficou a conhecer as diferenças entre as várias espécies, algumas em vias de extinção. Para além de um convívio salutar com enriquecimento intercultural, durante esta semana houve também a oportunidade de visitar a cidade velha de Taranto, bem como Martina Franca e Alberobello, locais lindíssimos e ricos em arte e cultura. Uma semana de muitas e boas aprendizagens!

parcerias