Entre luzes, reis e mar: uma visita inesquecível a Vigo

vigo

No dia 5 de janeiro de 2026, realizou-se uma visita de estudo a Vigo, que contou com a participação de 58 alunos e 6 professores. A iniciativa teve como principais objetivos o contacto com a cultura espanhola e a vivência de tradições associadas à época natalícia. Um dos momentos mais aguardados foi a tradicional "Cavalgata de Reis", um evento marcante que encantou alunos e professores. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de ver a iluminação de natal, reconhecida pela sua dimensão e criatividade.

O dia incluiu também um almoço agradável na praia do Samil, proporcionando um momento de convívio e descontração num cenário natural junto ao mar.

Esta visita foi considerada um sucesso, tendo promovido o convívio, a aprendizagem fora da sala de aula e o contacto com novas realidades culturais.

Formação Parental | Ciberbullying (Segurança Digital) | FAPCOA

A FAPCOA promove uma Formação Parental dedicada aos temas do Ciberbullying (Segurança Digital), dirigida a pais e encarregados de educação.
A sessão será dinamizada pela GNR – Escola Segura e terá lugar na Escola EBS Ferreira de Castro, no próximo dia 9 de janeiro de 2026, pelas 21h.
Esta iniciativa visa sensibilizar e capacitar as famílias para a prevenção de riscos no meio digital, promovendo comportamentos seguros, responsáveis e conscientes no uso das tecnologias.
A participação de todos é fundamental para a proteção e bem-estar das nossas crianças e jovens.

segurancadigital


 

Mensagem de ano novo | 2026

Caríssimos elementos da comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, 

Todos os dias abrimos as portas da Escola com a certeza de que aqui se constrói muito mais do que conhecimento. Constrói‑se futuro. Constrói‑se caráter. Constrói‑se esperança.
Cada criança e cada jovem que aqui entra traz consigo um mundo inteiro — sonhos, dúvidas, medos, talentos — e nós temos o privilégio e a responsabilidade de os acompanhar nessa viagem.

A propósito, recordemos Fernando Pessoa:

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas…

E é isso que fazemos juntos: deixamos para trás o que já não serve e avançamos com coragem para o que ainda podemos ser. Porque educar é acreditar. É recomeçar. É cuidar. É nunca desistir, mesmo quando a tarefa parece ser impossível!

Neste início de 2026, reafirmamos o compromisso de que daremos o melhor que está ao nosso alcance.
Prometemos escutar com atenção, agir com empatia e ensinar com verdade.
Prometemos ser uma Escola que acolhe, que protege, que desafia e que inspira.

E comprometemo-nos, acima de tudo, caminhar lado a lado — alunos, famílias, professores, funcionários e parceiros — porque só juntos conseguimos transformar cada dia numa oportunidade de crescer.

A Escola é de todos. A Escola é para todos. E a Escola somos todos nós.

A diretora 
Elisabete Rodrigues Tavares


 

aquamarisitalia
(clique na imagem para aceder ao sítio deste interessante projeto)
De 23 a 28 de Outubro realizou-se a mobilidade a Taranto, Itália, do projeto Aquamaris. Nesta mobilidade participaram as professoras Alexandra Esteves e Julia Lopes, e as alunas Inês Oliveira, Juliana Soares, Leonor Costa, Leticia Seixas, Maria João Costa e Mariana Pereira, do 12 B da Escola Ferreira de Castro. Para além da habitual apresentação do país e da escola, as alunas portuguesas dramatizaram "A lenda da Praia da Rocha" de uma forma espetacular. Que atrizes!!! No laboratório do Liceo G.Battaglini os alunos analisaram a qualidade da água e das areias do Mar Grande e do Mar Piccolo. Foram encontrados imensos microorganismos nocivos, bem como uma quande quantidade de microplásticos que tão mal fazem aos animais marinhos. A partir destes dados debateu-se ideias e sugestões para tornar o oceano mais sustentável, de modo a se preservar a vida humana e a de todos os seres vivos com quem o Homem partilha o planeta. O grupo visitou ainda o “Centro Euromediterrânico para o Mar e Cetáceos” onde ficou a saber mais sobre a evolução e biologia dos cetáceos e teve uma experiência fantástica de realidade virtual que tornou possível o visionamento do mar profundo com golfinhos, cachalotes, anémonas... Foi ainda realizada uma viagem de catamarã onde se avistaram bem de perto os golfinhos, e se ouviu o seu riso e assobios, e se ficou a conhecer as diferenças entre as várias espécies, algumas em vias de extinção. Para além de um convívio salutar com enriquecimento intercultural, durante esta semana houve também a oportunidade de visitar a cidade velha de Taranto, bem como Martina Franca e Alberobello, locais lindíssimos e ricos em arte e cultura. Uma semana de muitas e boas aprendizagens!

parcerias