”A CAVERNA DIGITAL – Uma alegoria para o tempo das redes sociais” - Conferência pelo Professor Carlos Costa Gomes

 etica

No passado dia 29 de janeiro, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos das turmas do 12º A, B, D, E e F, acompanhados de vários docentes, tiveram a oportunidade de assistir à conferência com o título ”A CAVERNA DIGITAL – Uma alegoria para o tempo das redes sociais”, dinamizada pelo Prof. Costa Gomes.
Ao longo de 90 minutos, inspirado na Alegoria da Caverna, de Platão, o Professor Carlos Costa Gomes fez uma análise crítica do impacto das redes sociais e dos ambientes digitais na construção contemporânea da perceção da realidade, da verdade e da liberdade humana.
Partindo da analogia entre as sombras da caverna platónica e os conteúdos mediáticos filtrados por algoritmos, que moldam crenças, comportamentos e identidades no espaço digital, estabeleceu uma relação entre a filosofia e ética da Antiguidade e os desafios atuais do mundo digital, levando-nos a refletir acerca da importância de usarmos as redes sociais de forma consciente e assente em valores morais respeitadores da dignidade da pessoa humana, da autonomia moral e da responsabilidade informacional, evitando os seus efeitos negativos a nível da nossa saúde mental.
No final, a maioria dos alunos avaliou globalmente a conferência como muito interessante para o seu desenvolvimento pessoal e muito importante para a aquisição e consolidação de novas aprendizagens.

"Crónicas da Eternidade": Nasce o Jornal Online onde o Presente e a História se Cruzam

jornalpublico

É com grande entusiasmo que anunciamos o nascimento do "Crónicas da Eternidade", um jornal online inovador que surge no coração das disciplinas de História A e B (11.º e 12.º anos) e como projeto interdisciplinar da turma 11.º C para este ano letivo de 2025/26.
A ideia de criar um jornal online foi desenvolvê-lo de raiz, no âmbito das disciplinas de História A e B (ensino secundário), dando corpo a um projeto em que a imprensa é utilizada como recurso pedagógico no ensino da História, e para o qual convidamos toda a comunidade – alunos, professores, funcionários – a contribuir e a registar as suas visões. Quer se trate de uma análise histórica profunda, de um relato da vida escolar ou de um olhar crítico sobre as dinâmicas sociais, cada texto é um fragmento que se soma à grande malha do tempo. Ao escrever, garantimos que as nossas vivências e o nosso legado não sejam esquecidos, lutando contra o esquecimento e a indiferença.
Este será apenas o começo de um projeto que se pretende integrador, valorizando a imprensa nas suas mais diversas vertentes, mas sempre assente no pilar de que a imprensa é, de facto, um valioso recurso pedagógico no ensino da História e na sensibilização, por parte dos alunos, dos desafios que o Mundo Atual atravessa.
Jornalismo de Vanguarda no Ensino da História
Este projeto foi edificado de raiz com uma visão profissionalizante e vanguardista. Ao integrar a plataforma PÚBLICO na Escola, o "Crónicas da Eternidade" eleva a imprensa a um recurso pedagógico de excelência, permitindo aos alunos trabalhar as competências de investigação e escrita num ambiente jornalístico real e rigoroso.
Um Espaço de Todos e para Todos
Embora tenha a sua génese na História, este é um jornal integrador e aberto a todas as áreas disciplinares. Queremos que seja um espaço de diálogo polimórfico onde toda a comunidade educativa — alunos, professores e funcionários — possa registar as suas visões.
O teu contributo é essencial. Estamos à procura de:
Análises históricas fundamentadas;
Reportagens e relatos da vida escolar;
Artigos de opinião e olhar crítico sobre os desafios do Mundo Atual.

"Escrever é garantir que as nossas vivências e o nosso legado não sejam esquecidos, lutando ativamente contra a indiferença."

Construir o Futuro através da Escrita
Cada edição será um fragmento somado à "grande malha do tempo". O "Crónicas da Eternidade" pretende sensibilizar os alunos para a complexidade do mundo contemporâneo, reforçando o pilar de que a partilha de conhecimento e a cidadania ativa são as melhores ferramentas para construir o futuro.

Este é um projeto dinâmico, construído pelos alunos e para a comunidade, ao longo de todo o ano letivo.

aquamarisitalia
(clique na imagem para aceder ao sítio deste interessante projeto)
De 23 a 28 de Outubro realizou-se a mobilidade a Taranto, Itália, do projeto Aquamaris. Nesta mobilidade participaram as professoras Alexandra Esteves e Julia Lopes, e as alunas Inês Oliveira, Juliana Soares, Leonor Costa, Leticia Seixas, Maria João Costa e Mariana Pereira, do 12 B da Escola Ferreira de Castro. Para além da habitual apresentação do país e da escola, as alunas portuguesas dramatizaram "A lenda da Praia da Rocha" de uma forma espetacular. Que atrizes!!! No laboratório do Liceo G.Battaglini os alunos analisaram a qualidade da água e das areias do Mar Grande e do Mar Piccolo. Foram encontrados imensos microorganismos nocivos, bem como uma quande quantidade de microplásticos que tão mal fazem aos animais marinhos. A partir destes dados debateu-se ideias e sugestões para tornar o oceano mais sustentável, de modo a se preservar a vida humana e a de todos os seres vivos com quem o Homem partilha o planeta. O grupo visitou ainda o “Centro Euromediterrânico para o Mar e Cetáceos” onde ficou a saber mais sobre a evolução e biologia dos cetáceos e teve uma experiência fantástica de realidade virtual que tornou possível o visionamento do mar profundo com golfinhos, cachalotes, anémonas... Foi ainda realizada uma viagem de catamarã onde se avistaram bem de perto os golfinhos, e se ouviu o seu riso e assobios, e se ficou a conhecer as diferenças entre as várias espécies, algumas em vias de extinção. Para além de um convívio salutar com enriquecimento intercultural, durante esta semana houve também a oportunidade de visitar a cidade velha de Taranto, bem como Martina Franca e Alberobello, locais lindíssimos e ricos em arte e cultura. Uma semana de muitas e boas aprendizagens!

parcerias