Convite | Mostra Prosseguimento de Estudos & Orientação Vocacional

mostr25


 

Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

jihallween
Durante a semana que antecedeu o célebre dia de Halloween, encarregados de educação, pais e alunos do Pré-Escolar de Lações e de todas as EB de 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro envolveram-se num desafio proposto pela docente de Inglês do 1.º CEB: criar uma Vassoura, respeitando o tema Halloween e utilizando materiais recicláveis ou que encontrassem no meio ambiente, num projeto de família!
Numa prova que a escola somos todos nós, família, professores, alunos, assistentes operacionais e restante comunidade, a atividade surpreendeu pela dedicação, originalidade e criatividade de todos os intervenientes, que levaram este desafio com uma seriedade assustadora e muito humor! Terminado o desafio, mãos à obra nas escolas, com a colaboração das assistentes operacionais e das professoras, montaram-se exposições agradavelmente horripilantes com projetos assombrosamente fantásticos!
 
Este projeto deixou a imaginação das famílias voar num trabalho conjunto, porque assim também se aprende, também se melhoram as aprendizagens dos alunos e se fortalecem afetos.
A votação envolveu todos os alunos, professores e assistentes operacionais na árdua tarefa de encontrar um vencedor por escola. Tão difícil! Todos os projetos são na realidade vencedores, pois todos os alunos participaram, trabalharam, aprenderam, contribuíram para a Escola, para a “construção” desta escola que na sua essência somos todos nós!
Parabéns a todos!

projetos25