Programa | Celebrações dos 50 anos do 25 de abril

cartaz25

MATRÍCULAS EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º ANO DO 1º CICLO | 2024-2025

De acordo com o despacho normativo n.º 4506-A/2023, de 13 de abril, informam-se os pais e encarregados de educação que decorre entre o dia 15 de abril e o dia 15 de maio o período normal de matrículas para a
Educação Pré-Escolar e para o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico.


CASO PRETENDA TRANSFERÊNCIA DE ESCOLA DE ALUNOS DO PRÉ ESCOLAR, deverá neste prazo proceder a nova matrícula para o ano letivo 2024/2025 durante o período referido.


As matrículas recebidas até 15 de maio de 2024, são consideradas imediatamente após essa data para efeitos de seriação, sendo as demais sujeitas a seriação em momento posterior, no caso do Pré-Escolar carecem de autorização superior.


1. Como efetuar a matrícula?
A matrícula é feita, preferencialmente, via Internet, no portal portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.
Não sendo possível, a matrícula pode ser apresentada de modo presencial nos Serviços Administrativos da Escola Sede do Agrupamento, o que carece de marcação prévia (contactos: 256666070 ou 968580044 ou 912212501).

horariosecretaria


Consulta [AQUIo documento para obter respostas a estas questões:

2. Que documentos são obrigatórios apresentar no ato da matrícula?

3. Quantas Escolas devem indicar, por ordem de preferência, na matrícula?

4. Que Escolas pertencem ao Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro?

5. Existe alguma influência entre a data de realização da matrícula e a colocação na Escola pretendida?

6. Como se faz a distribuição dos alunos pelas Escolas?

7. Para quem é obrigatória a matrícula no 1.º ano do 1.º ciclo?

8. Quando poderá saber a Escola que o aluno vai frequentar?

9. Informação.


 ANEXO 1 - Listagem das Escolas do 1.º ciclo e do Pré-Escolar pertencentes ao Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro - OAZ.

ANEXO 2 - Prioridades no preenchimento das vagas existentes em cada Jardim de Infância.

ANEXO 3 - Prioridades no preenchimento das vagas existentes em cada Escola de 1.º Ciclo.


 

deputadav2
A convite dos alunos e dos professores do 5.º ano, a deputada Helga Correia esteve presente na Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, no passado dia 19. Perante uma plateia repleta de curiosos alunos, a deputada na Assembleia da República, veio falar do seu percurso escolar, da forma como entrou na política, dando o seu testemunho acerca do modo como a mulher é vista e encarada na sociedade portuguesa. Afirmando-se em prol da igualdade, Helga Correia apresentou o seu maior sonho: terminar com a pobreza. Os alunos colocaram questões e participaram ativamente na sessão. Este encontro culminou com uma sessão fotográfica e muitos autógrafos. Agradecemos à deputada Helga Correia a sua disponibilidade e a forma afetuosa e simples como atraiu a exigente plateia que a ouvia. Os alunos souberam receber a convidada e tiveram um comportamento exemplar!

 No âmbito do concurso “Notáveis na minha escola”, promovido pela Direção Geral da Educação (DGE), as turmas de 5.º ano da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, foi proposto, aos professores e alunos do 5.º ano, o desenvolvimento de um projeto sobre mulheres notáveis (históricas e contemporâneas), que pudessem configurar nos seus manuais escolares.

Com grande entusiasmo, o desafio foi aceite! No âmbito da semana de trabalho colaborativo e sob orientação dos docentes de todas as disciplinas deste ano de escolaridade, os alunos iniciaram a sua pesquisa e várias mulheres notáveis foram surgindo e sugeridas para integrar o projeto. Um desses nomes destacou-se por se tratar de uma ilustre oliveirense – Helga Correia. Deputada e Presidente do Núcleo das Mulheres Sociais Democratas de Oliveira de Azeméis, Helga Correia tem desenvolvido um papel importante na luta pela igualdade de género pelas funções que tem vindo a desempenhar. Como tal, surgiu a ideia de a convidar a visitar a nossa escola e a falar com os nossos alunos, partilhando as suas experiências enquanto mulher notável da nossa terra.