Mural Digital | 50 anos do 25 de abril

muraldigital50anos


 

Exposição de Trabalhos de Artes Visuais

exposicao

No passado dia 12 de abril decorreu, na Galeria Municipal Tomás da Costa, a inauguração de uma exposição de trabalhos de artes visuais realizados pelos alunos de todos os níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, iniciativa que integra as actividades promovidas pelo Projeto Cultural de Escola, no âmbito do Plano Nacional das Artes, alusivas às comemorações do cinquentenário do 25 de Abril.

O evento mereceu casa cheia, com a presença de numerosos elementos da comunidade educativa, como alunos, encarregados de educação, professores e assistentes operacionais, mas também de representantes do poder autárquico e local, bem ainda como do Coordenador Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, Professor Luís Monteiro.

Para além da apreciada mostra coletiva de trabalhos, teve ainda particular significado o discurso improvisado da aluna Mariana Cunha, do 11º E, versando valores como a liberdade, a democracia e a cidadania, que mereceu justos aplausos da numerosa assistência.

A exposição estará patente ao público até ao próximo dia 10 de maio.

viagem7anos

No passado dia 21 de março, as turmas do 7.º ano realizaram a sua visita de estudo interdisciplinar.

Deslocaram-se ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota e às Grutas de Mira de Aire. A comitiva de cerca de 130 participantes (alunos e professores) partiu bem cedo da escola (8h20) rumo ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota. Aqui, os alunos tiveram oportunidade de percorrer o campo da Batalha de Aljubarrota e de conhecer os factos mais importantes. Estes pontos incluem os locais onde se encontravam inicialmente o exército português e o exército franco-castelhano; o local onde se posicionou Nuno Álvares Pereira, D. João I, os arqueiros ingleses e a ala dos namorados; a posição dos trons (bombardas) utilizados pelo exército castelhano, da cavalaria castelhana, do Rei Don Juan I, entre outros elementos relevantes. Inserido neste conjunto patrimonial requalificado, encontra-se ainda a Capela de São Jorge, mandada construir por Nuno Álvares Pereira em 1393.

Os alunos também assistiram, no auditório, à projeção de um espetáculo multimédia que reconstitui a Batalha e os eventos que a originaram.

Depois do almoço que decorreu nos jardins junto ao Mosteiro da Batalha, os alunos dirigiram- se às Grutas de Mira de Aire. Neste espaço, usufruíram de uma visita com uma duração de cerca de uma hora, começando pelo visionamento de um pequeno vídeo, seguindo-se a visita, guiada por um funcionário que foi dando explicações ao longo do trajeto visitável da gruta. Para concluir, apreciaram uma exposição fotográfica sobre os 70 anos da espeleologia em Portugal e uma exposição de rochas, minerais e gemas. Durante a visita percorreu-se cerca de 600 metros de gruta e descemos 683 degraus. O maior lance de escadas da gruta tem 105 degraus seguidos. A saída foi feita por elevador, a cerca de 300 metros da entrada da gruta. Foi um dia em cheio, onde a camaradagem e amizade entre todos os alunos e docentes foi a nota dominante, numa jornada cheia de aprendizagens que serão desenvolvidas e consolidadas nas diferentes disciplinas do seu currículo.