Convite | Mostra Prosseguimento de Estudos & Orientação Vocacional

mostr25


 

Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

viagem7anos

No passado dia 21 de março, as turmas do 7.º ano realizaram a sua visita de estudo interdisciplinar.

Deslocaram-se ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota e às Grutas de Mira de Aire. A comitiva de cerca de 130 participantes (alunos e professores) partiu bem cedo da escola (8h20) rumo ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota. Aqui, os alunos tiveram oportunidade de percorrer o campo da Batalha de Aljubarrota e de conhecer os factos mais importantes. Estes pontos incluem os locais onde se encontravam inicialmente o exército português e o exército franco-castelhano; o local onde se posicionou Nuno Álvares Pereira, D. João I, os arqueiros ingleses e a ala dos namorados; a posição dos trons (bombardas) utilizados pelo exército castelhano, da cavalaria castelhana, do Rei Don Juan I, entre outros elementos relevantes. Inserido neste conjunto patrimonial requalificado, encontra-se ainda a Capela de São Jorge, mandada construir por Nuno Álvares Pereira em 1393.

Os alunos também assistiram, no auditório, à projeção de um espetáculo multimédia que reconstitui a Batalha e os eventos que a originaram.

Depois do almoço que decorreu nos jardins junto ao Mosteiro da Batalha, os alunos dirigiram- se às Grutas de Mira de Aire. Neste espaço, usufruíram de uma visita com uma duração de cerca de uma hora, começando pelo visionamento de um pequeno vídeo, seguindo-se a visita, guiada por um funcionário que foi dando explicações ao longo do trajeto visitável da gruta. Para concluir, apreciaram uma exposição fotográfica sobre os 70 anos da espeleologia em Portugal e uma exposição de rochas, minerais e gemas. Durante a visita percorreu-se cerca de 600 metros de gruta e descemos 683 degraus. O maior lance de escadas da gruta tem 105 degraus seguidos. A saída foi feita por elevador, a cerca de 300 metros da entrada da gruta. Foi um dia em cheio, onde a camaradagem e amizade entre todos os alunos e docentes foi a nota dominante, numa jornada cheia de aprendizagens que serão desenvolvidas e consolidadas nas diferentes disciplinas do seu currículo.

projetos25