Convite | Mostra Prosseguimento de Estudos & Orientação Vocacional

mostr25


 

Mobilidade Erasmus + no Agrupamento Escolas Ferreira de Castro

20250415 103813 Mário Jorge Matos

Entre os dias 30 de março e 5 de Abril, alunos do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro viajaram até à cidade de Saldus na Letónia, para uma mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ learning programme for group activities KA121-SCH-000230125, subordinado aos tópicos da sustentabilidade, bullying e uso de smartphones em contexto escolar.


O Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, promotor de uma visão de futuro, de internacionalização e preocupado com o bem estar e crescimento pessoal, social e académico dos seus alunos, proporcionou a um grupo de 14 alunos do 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos, acompanhados pelos professores Maria do Rosário Martins e Mário Matos, a sua participação nesta mobilidade.

Foram cinco dias de grandes momentos de partilha e aprendizagem em contexto de trabalho na escola e também de visitas a cidades como Saldus, Skrunda, Brocēni e Riga e, como não podia deixar de ser, de muito convívio e amizade.

Este programa teve como objetivo a promoção e o desenvolvimento pessoal dos alunos, o reforço da identidade europeia, a promoção da cooperação e do empreendedorismo, criatividade e inovação, assim como o conhecimento dos hábitos culturais letões e ainda a partilha de saberes firmados pela participação em atividades letivas e em mesas redondas promovidas pelos anfitriões.

Ler mais...

municipal

A Assembleia Municipal Jovem (AMJ) resultou do projeto “Políticos de Palmo e Meio” e consubstancia-se na realização de uma assembleia temática em que os alunos, enquanto “deputados”, são os principais intervenientes. Tem como destinatários os alunos do 4º, 8º e 11º anos de escolaridade dos estabelecimentos de ensino públicos e privados do território.

No corrente ano, envolveu mais de 700 alunos dos cinco agrupamentos de escolas do concelho, num total de 38 turmas, que elegeram os 76 deputados. Tem por tema “Conhecimento e Valorização de Figuras Ilustres”, que visa dar a conhecer «o maior número de pessoas do concelho que se destacaram nas mais diversas áreas».

O trabalho da AMJ decorreu num registo em que os representantes dos Agrupamentos de Escolas das Terras de La Salette iam apresentando as suas investigações sobre os homenageados, após o que submetiam as propostas com eles relacionadas, que eram votadas no final. O chefe do executivo municipal, Joaquim Jorge, ia, depois, sendo chamado a avaliá-las e a perspetivar a sua concretização.

Tendo dado mostras de que fizeram «o trabalho de casa», os alunos-deputados foram elencando propostas para dar a conhecer os exemplos de cidadania das suas Figuras Ilustres. Trajetos de vida muitas vezes não conhecidos pelos conterrâneos e que merecem ser louvados e replicados.

Amaro Simões, o presidente da Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis, enquadrou este projeto de Assembleia Jovem no esforço de combater o «abstencionismo» que se vai impondo na sociedade.

Em representação do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro estiveram alunos do 4º ano das escolas de Selores, Outeiro, Ponte Santiago de Riba-UL e Oliveira de Azeméis 2 e seis alunos do 8º e 11º ano da Escola Básica e Secundária acompanhados pelos respetivos docentes que homenagearam várias figuras ilustres do município oliveirense, a saber: Armindo Nunes e Severa Nunes, Isabel Maria Calejo, Albino Valente Martins, José Bento Pereira, Maria Helena Ferreira, Adelino Sá e Maria Emília Silva Soares.

Marcaram também presença nesta sessão as professoras Elisabete Tavares e Anabela Soares em representação da Direção do agrupamento.

projetos25